9 Dicas Para Uma Campanha Google Ads de Sucesso

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 10-01-2012 16:01

happy young business  man work in modern office on computer-2Google Ads é uma forma simples e rápida de fazer publicidade no Google.

Quando procura determinado produto ou serviço on-line, os anúncios são apresentados na zona sombreada identificada como "links patrocinados", que fica normalmente ao lado ou em cima dos resultados da pesquisa orgânica. 

Algumas dicas sobre como construir uma campanha Ads bem sucedida:

É mesmo Google Ads que procura?

Antes mesmo de começar, tem de decidir se a estratégia que procura é de curto ou longo prazo. Se procura resultados de curto prazo o Pay-Per-Click marketing como o Ads é a táctica a usar. Se procura sustentabilidade da marca a longo prazo, a estratégia a usar é o inbound marketing. No gráfico a seguir pode ver uma simulação comparativa.

1. Objetivo

Se está a pensar iniciar uma campanha de Google Ads com o único objectivo de “vender”, desengane-se. É preciso estabelecer primeiro metas e objectivos, algo atingível para análise de desempenho, e depois definir em quanto tempo esse “aumento de vendas” deve ser alcançado.

2. Início

Recolha o maior número de informação possível sobre a situação actual. Com o Google Analytics, pode obter informações como: quantas visitas têm actualmente, origem, tempo que ficam no website, o que mais procuram no site, qual a página de entrada no site… Quanto mais informação recolher melhor.

3. Conheça a concorrência.

O website pode ser muito bom e os produtos de muita qualidade e, mesmo assim, não conseguir os clientes que queria. O problema pode ser a concorrência. Recolha informações do tipo: Quais são os concorrentes no Google? Como é que anunciam? Onde? Quais as páginas de destino dos anúncios?

4. Defina a estratégia.

Para alcançar os seus objectivos, não precisa de aparecer em primeiro lugar em todas as pesquisas, ou fazer uma campanha durante muito tempo. Faça uma análise de todas as informações recolhidas, e estabeleça a estratégia a ser seguida.

5. Inicio da campanha

Organize as campanhas por tópicos. Aproveite também os recursos de localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para mostrar um anúncio para o público que realmente está interessado nos seus produtos.

6. Palavras-chave

O próprio Google desaconselha fazer diferentes campanhas Google Ads com palavras-chave iguais. Isso vai criar concorrência entre elas e vai aumentar o custo das palavras. O Google apresenta um anúncio por cada anunciante.

7. Detalhes

Menos keywords, mas mais específicas, dão mais resultado nas campanhas google ads do que listas enormes. Incluir keywords no texto dos anúncios.

8. Destino

Não se deve limitar a direccionar os potenciais clientes para a página inicial (homepage) do website. Manda-los para as páginas específicas dos produtos ou serviços que têm nos anúncios ou mesmo criar as chamadas páginas de aterragem para conseguir uma melhor taxa de conversão. 

9. Gestão

Recolheu informações, estabeleceu objetivos e montou as campanhas. Agora têm de acompanhar e monitorizar os resultados das campanhas. Elas também o ajudam a definir o melhor caminho a seguir. Optimizar periodicamente as suas campanhas.

Há mais de 100 mil milhões de pesquisas mês. Se tem a certeza que nenhuma destas pessoas procuram os seus produtos ou serviços, ignore este artigo. Caso contrário, a sua preocupação deve ser como tornar a sua empresa visível pelo Google e outros motores de pesquisa?.

analise-inbound

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Geração de Leads, Inbound Marketing