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5 Dicas Para Optimizar as Páginas de Contacto do Website

Publicado por: Pedro Silva

Data Artigo 20-01-2012 15:06

dicas pagina contato

Nos últimos anos as páginas de contacto passaram a ser um instrumento privilegiado e essencial para gerar negócio através do website, e a sua optimização pode fazer toda a diferença.Sabia que o seu negócio pode crescer com uma boa página de contacto? 

Mais do que uma página insignificante e secundária, tornou-se num poderoso instrumento de marketing que tem por objectivo não só estimular o contacto, mas também tornar bem clara a vantagem e o retorno que iremos obter através dessa acção.

A optimização da página de contacto pode ser responsável por melhorar as conversões do website e salvar um potencial cliente perdido.

Quais os elementos essenciais da página de contacto?

Tem de funcionar. Parece simples e elementar, no entanto quantos sites visitamos onde o formulário não funciona ou o envio não é efectuado? Para além de uma má imagem transmitida, pode ser um negócio perdido.

Tem de chamar e captar a atenção. Em muitos casos esta página é a última oportunidade para agarrar o cliente. Se não estimular a acção, se não for clara e de fácil utilização, se visualmente for desagradável e não inspirar confiança... o utilizador provavelmente navegará para outro site.

Tem de transmitir confiança nas futuras relações. Uma boa página de contacto deve transmitir ao utilizador uma expectativa futura de confiança e profissionalismo. Deve permitir que o potencial cliente sinta que o seu contacto vai ser efectivamente lido e que irá obter uma resposta em breve. O uso de frases como “Respondemos num prazo de 12horas” pode passar uma mensagem forte e persuasiva ao utilizador.

Informação clara e completa, texto sedutor. Quantas vezes deparamos com páginas de contacto em que é dificil perceber onde está o telefone, ou o endereço de email está embutido numa imagem. Ou pior, o texto que acompanha essa página é tão formal que desencoraja o preenchimento do formulário ou um contacto telefónico. Recorde-se que o objectivo desta página é seduzir o utilizador. Já o fizemos chegar até ali, agora temos de o convencer a falar connosco.

Aqui ficam 5 dicas para melhorar as suas páginas de contato:

1 - Use botões de acção nas páginas de contacto.
Coloque o botão de acção num sitio bem visivel e use cores de contraste e chamativas, com uma dose adequada de espaço em branco. Utilize uma cor não predominante no site, mas que mesmo assim não entre em choque com o design global da página. Não use botões pequenos, o objectivo é chamar a atenção e estimular o envio. Porquê esconder ou minimizar a acção que pretende obter do utilizador? O texto usado pode também fazer toda a diferença nas conversões. Um simples “enviar” não tem o mesmo efeito que um “Contacte-nos já!”.

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2- Seja objectivo, amigável e não peça demais ao utilizador.
Pedir informação em excesso é um erro comum em muitos formulários de contato e que pode levar à rejeição por parte do utilizador. Adeque a informação pedida ao objectivo da página e ao que pretende saber sobre o potencial cliente. Obter a informação certa pode evitar ou reduzir o número de emails seguintes, e incutir no utilizador a confiança de que os dados preenchidos são efectivamente úteis para obter o feedback desejado. Use frases que inspirem confiança incutindo uma ideia de proximidade e relacionamento pessoal.

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3- Ajude o utilizador a encontrá-lo.
Para além do formulário de contato inclua todas as formas de contato que sejam relevantes. Email, telefone, e até o “velhinho” fax. Porque não incluir um mapa de localização ou as coordenadas gps. Lembre-se que quanto mais visivel e acessivel maior probabilidade terá de obter contactos e de passar uma mensagem sobre como a sua empresa será.

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4- Seja criativo.
Se pretende diferenciar-se da concorrência então porque razão tem uma página de contato igual a tantas outras? A página de contato pode muito bem ser a sua última oportunidade de agarrar o utilizador e provar que é melhor que a concorrência. Não tenha receio de ser criativo e tornar a sua página memorável e agradável a quem a visita sem prejudicar a sua usabilidade. dica4

5- Não dificulte ou complique o preenchimento.
Nem todos os utilizadores são pacientes, nem todos têm uma visão perfeita, nem todos são imunes à forma e tamanho da letra usada e do tamanho dos campos do seu formulário. Campos muito pequenos introduzem um ruido desnecessário dando a ideia que o formulário é denso e de dificil verificação. Torne fácil e claro o preenchimento, dando também a sensação que em poucos segundos podemos enviar o email. Tudo isto se consegue com uma correcta utilização do espaço, de um tamanho de letra bem visivel, e de campos com uma altura e largura razoável.

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Quer saber como optimizar a sua página de contacto?

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Autor: Pedro Silva

Webdesigner e Consultor Inbound Marketing. Trabalha essencialmente nas áreas do SEO, Design web e Usabilidade, ajudando os sites a atrair e converter. Gosta particularmente do estudo do comportamento e experiência do utilizador, e do mundo do SEO. Compreender o Google é obsessão, assim como tomar um bom café.

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