Geração de Leads

Análise e Desempenho das Campanhas Google Ads

O Google Ads têm relatórios sobre a performance de cada palavra chave que sendo optimizadas melhoram o desempenho das campanhas.


ads

Algumas empresas lançam Campanhas de Pay-Per-Click Marketing (PPC) para gerar vendas enquanto não atingem resultados das pesquisas orgânicas. Outros usam Campanhas PPC para atingirem alvos que não fazem parte dos seus projetos de SEO e há quem queira garantir uma posição em ambos os tipos de pesquisa, por questões de afirmação da marca e/ou aumento as conversões. Para tomar seja que tipo de decisão for, vai precisar de análises bem fundamentadas.


desempenho campanha google adwordsO Google Ads possui relatórios sobre a performance de cada palavra chave utilizada na campanha, onde é feita uma análise para verificar o nível de importância de alguns termos, bem como a insuficiência de outros, isto faz com que se possa estar a procurar e analisar as melhores formas de elevar o nível de desempenho de cada anúncio e campanha.

Os relatórios disponíveis são:

  • Quantidade de cliques por palavra chave dentro de determinado período de tempo;

  • Valor gasto por palavra dentro de um período estabelecido;

  • Percentagem de CTR (Click Through Rate), ou seja, quantidade de cliques no anúncio, dividido pela quantidade de vezes que ele foi apresentado nas páginas de resultados (impressões);

  • Impressões, ou seja, quantidade de vezes que o anúncio apareceu para o termo ou palavra  pesquisada pelos usuários; 

  • CPC (Custo por Clique) Médio, valor médio pago por clique por palavra chave;

  • Status de campanha (activa, pausa, excluída, índice de qualidade baixa, abaixo do lance da primeira página);

  • Resumo de Faturação valor gasto durante todo o período da campanha ou por um período pré-estabelecido, juntamente com a quantidade total de cliques nos anúncios.

Se quer estar seguro de que tem sucesso numa campanha de Google Ads vai precisar de a gerir e acompanhar de forma contínua, vai precisar de perceber quantos cliques se converteram realmente em clientes, bem como acompanhar um conjunto de outras métricas para otimizar toda a campanha.

O problema com as campanhas Google Ads é que normalmente as pessoas menos informadas confundem a ferramenta com o marketing, mas a dificuldade não está em criar uma campanha, mas em geri-la de forma eficiente.

cta-adwords-light

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.