3 Dicas Para Criar uma Estratégia de Keywords no Website

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 02-07-2013 15:47

Se quer concentrar o marketing digital num único ponto de partida, este será a estratégia de keywords.

Keywords Inbound Marketing Portugal

O Que é Uma Keyword?

Uma keyword é uma palavra ou frase que uma pessoa insere num motor de pesquisa como o Google, o Bing ou um website de social media como o Facebook, Twitter ou LinkedIn.  

Porque Deve Construir Uma Estratégia de Keywords?

A cada dia que passa, o número de consumidores a encontrar negócios e empresas através dos motores de pesquisa é maior. Como é que eles chegam até elas? Usando keywords! Como empresário empreendedor ou marketeer, a boa noticia para si é que, este hábito dos consumidores representa uma oportunidade se optimizar o seu website à volta das keywords que são relevantes para o seu negócio e as keywords que os consumidores estão a usar para o encontrar online. Isto vai aumentar as probabilidades do seu negócio ser encontrado pelas pessoas que procuram essas keywords, que além de trazer mais trafego ao seu website, ele vai ser de melhor qualidade.

Embora existam formas de determinar a popularidade e concorrência de certas keywords, é certo que há uma grande dificuldade em saber exactamente que keywords vão fazer com que as pessoas mais relevantes encontrem o seu negócio. Pode também testar e analisar a diferença de comportamento das keywords no que toca a gerar visitantes ao seu website.

É da sua responsabilidade, como profissional de marketing, gestor ou empreendedor, assegurar que o seu negócio é encontrado online pelas pessoas certas. Vejamos como definir que keywords vão maximizar o seu potencial para trazer dos motores de pesquisa trafego relevante.

O Keyword research é um processo contínuo que deve ser seguido de perto. Podemos assim ter uma perspectiva muito valiosa em termos de tendências da indústria e procura de produtos/serviços. Uma análise abrangente de keywords pode ajudar os negócios a fazer crescer o trafego orgânico e evitar que tenham de gastar dinheiro em campanhas pay-per-click (PPC) como o Google AdWords.

Como Criar uma Estratégia de Keywords 

1. Criar uma lista de 3-5 keywords relevantes para o seu negócio.

Pense como se estivesse na cabeça de alguém que está à procura do seu produto ou serviço num motor de pesquisa. Para as PME, as keywords não são o nome da marca. Pense em vez disso em palavras e frases curtas que vão directamente ao assunto central daquilo que é o seu produto ou serviço.

2. Escolher keywords com base na dificuldade e na relevância.

Keywords Marketing DigitalAs keywords que escolher devem ser baseadas em dois factores, na dificuldade e na relevância.

Algumas palavras muito genéricas como “marketing” ou “negócios” são muito competitivas, tornando mais difícil ganhar ranking nos resultados dos motores de pesquisa.

Se for uma PME, provavelmente vai querer escolher keywords com menos concorrência, relacionadas mais especificamente com o seu negócio (estas são normalmente designadas long tail keywords). Quanto maior o volume de pesquisas de uma keyword, mais competitiva ela é. Algimas das várias ferramentas que pode usar para determinar a concorrência de uma keyword específica, como também sugere e ajuda a fazer um brainstorm de ideias para novas keywords. Estas ferramentas incluem a Google Keyword Planner ou a Keyword Grader tool incluída no software HubSpot.

Outro factor importante para escolher as keywords é a relevância que elas têm para o seu negócio. É verdade que com alguns termos obscuros pode ser fácil chegar ao ranking, eles podem é não ser relevantes para o seu negócio.

Deve encontrar um equilíbrio entre relevância e dificuldade. Escolha cerca de 5 keywords que encaixem bem no seu negócio.

Note que de início estas keywords não têm de ser perfeitas. Pode experimentar diferentes versões para ver quais funcionam melhor para o seu negócio. Vamos falar mais sobre isto brevemente. Receba actualizações no email.

3. O Design e optimização do website à volta das keywords.

Agora que escolheu as keywords deve incorpora-las no website do seu negócio. Num próximo artigo falarei mais sobre optimização de websites.

Quer o seu negócio se esteja a iniciar no marketing digital quer queira unicamente fazer uns retoques básicos ao que já tem implementado, este é um caminho que tem de percorrer se quer ter sucesso no marketing digital. Mantenha-se informado

 

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing