Feliz Natal: Como Abordar as Campanhas de Marketing de Boas Festas

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 27-12-2013 0:28

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É fácil criar uma campanha de marketing para a época Natalícia, não se pode dizer o mesmo sobre criar uma campanha estratégica de marketing, que continue a atingir a audiência sem se tornar exagerada com as frases lamechas, pegajosas e gastas da época.

Se mantiver alguns factores em mente, pode reformular qualquer campanha já existente ou criar novas campanhas, não só para a época de Natal mas também para satisfazer as tendências sazonais de outras datas importantes ao longo do ano.

O mais importante a recordar quando conceber a sua nova campanha de marketing para épocas festivas, é que elas devem ser focadas na criação de conteúdo. Pode ter grandes ofertas e uma ideia fantástica para uma campanha, mas o seu conteúdo ainda precisa de atingir a audiência alvo. É isso o marketing de conteúdo.

Recolhi aqui algumas das campanhas de natal e boas festas mais criativas e envolventes. São exemplos de marcas já estabelecidas às quais gostaria de acrescentar outras de pequenos negócios. Deixe a sua contribuição nos comentários.

Campanha de Natal Apple - Pessoas, Não Produtos   

Pois é, mais uma vez a Apple brinda-nos com uma daquelas campanhas. Podemos achar o que quisermos sobre o gigante da tecnologia, mas uma coisa é certa, eles sabem como produzir anúncios verdadeiramente maravilhosos.    

O espírito do Natal é bem apanhado neste anúncio comovente que, mais uma vez, mostra a utilidade dos seus produtos e adiciona o elemento humano que atrai as pessoas para a marca.

Isto mostra como a empresa se mantém um passo à frente da concorrência quando se trata de colocar a emoção na marca Apple, que por acaso vende computadores. Percebe agora porque todos querem ter um Apple? Não é o produto, é a cultura.

 

Website Configurador Camisola da Coca-Cola

Os websites interactivos não são nada de novo, mas a sua utilização de forma criativa tem vindo a aumentar, não sendo surpresa que algumas das marcas mais fortes estejam a adoptar o conceito no marketing. Neste exemplo, a Coca-Cola, usou um configurador de camisolas.

Torna-se claro que o fabricante de refrigerantes aborda o marketing natalicio como ele deve ser - quente, convidativo, e personalizável - mais uma vez, sem o centrar no seu produto.

Coca-Cola-Zero-Campanhas-Natal

O que Incorporar na Criação de Conteúdo Para Campanhas Festivas

Todos adoram um bom negócio independentemente da altura do ano. As pessoas também adoram campanhas de marketing criativas, mas é importante não exagerar em relação às campanhas sazonais ou promoções festivas. Há várias formas de reconhecer as festas e renovar o conteúdo sem ser aquela empresa chata, com demasiados produtos em promoção.

As empresas têm feito um trabalho notável na criação de campanhas festivas que as pessoas adoram. Estas campanhas atraem as pessoas, em vez de empurrar o conteúdo para as pessoas. As pessoas gostam de se envolver com os produtos e desfrutar da campanha de marketing, isto se não se sentirem sobrecarregadas pelo conteúdo agressivo e insistente centrado na venda.

Há formas simples de continuar a atrair as pessoas para as suas campanhas, recorrendo aos métodos de marketing inbound e ao conteúdo festivo.

  • Blog posts - usar keywords long tail ligadas à data festiva para gerar envolvimento com os dados, mas continue a manter o foco nos principais objectivos da sua audiências alvo.

  • Landing pages - optimizar para serem especificas para o feriado usando preços sensíveis ao tempo (só disponível durante as festas). Por exemplo, ofereça uma promoção de Natal só para subscritores existentes até à data X.

  • Email Marketing - Quando conduzir campanhas de lead nurturing e email marketing, tenha a certeza que os emails festivos não são excessivos, as pessoas vão ficar chateadas e o seu trabalho vai acabar no lixo. Incluir também ofertas promocionais só disponíveis até à data X. Certifique-se de que os emails incluem links para o seu blog ou páginas de aterragem, a promover os negócios se comprar ou actuar mais cedo.
  • Social media - utilize estes canais optimizando os posts de Tweets, Facebook etc. para serem divertidos e incluirem linguagem ligada à data. 

Há uma coisa que não podemos deixar de notar. As campanhas de marketing, sejam elas festivas ou não, estão cada vez mais guiadas pelas pessoas, os destinatários, e não pelos produtos a vender. Se na equação da sua próxima campanha só tem os tradicionais 4 P´s do marketing, pense novamente.

As ferramentas não são desculpa, elas são mais que muitas. Para design gráfico por exemplo, adoramos a Canva - que além disso é gratuita. Experimente, e alguma campanha que ache que posso acrescentar a esta lista? Diga quais nos comentários a seguir.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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