3 Ferramentas de Marketing Digital GRÁTIS

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 03-11-2015 12:30

Aqui na Nível Horizontal, um dos nossos principais (senão mesmo o Principal) objectivo consiste em encontrar a plataforma de Marketing que melhor se enquadra com a realidade e pretensões das PME para vender mais.ferramentas de marketing digital gratuitas

O valor do HubSpot, quando bem implementado - e estamos a falar de um autêntico Fórmula 1 do Marketing Digital - tem um retorno do investimento garantido, tais são as funcionalidades oferecidas que permitem a criação de verdadeiros activos. Agora também reconhecemos que muitas PME podem não ver o cenário completo: Ora se para algumas é demasiado caro, para outras é demasiado avançada e precisa de demasiado cuidado e atenção.

Ainda não está convencido com o Inbound Marketing Digital e o que ele pode trazer pela sua empresa? Deixe-me então falar-lhe um pouco sobre um conjunto de ferramentas que quando juntas e integradas (se conseguir) podem substituir o HubSpot:

Algumas das ferramentas de marketing digital grátis - a custo zero - que podem substituir o all-in-one da HubSpot passam por: 

  • HubSpot Marketing Free
  • HubSpot Sales
  • HubSpot CRM
  • MailChimp
  • HootSuite
  • Google Analytics
  • Google Keyword Tool

Começo por falar sobre o HubSpot Marketing Free, uma ferramenta leve desenvolvida pela equipa da HubSpot que oferece meios para conhecer facilmente os visitantes do website, como chegaram até lá e recolher dados das pessoas que preenchem os formulários nas páginas do website.

Uma pequena amostra do que pode fazer com o HubSpot, mas já é um passo bem dado em direcção ao Marketing automatizado. O negócio sente quase de forma imediata o impacto da informação recolhida pela ferramenta. E como sabe, vivemos numa era em que a informação é cada vez mais valiosa. 

É ideal para pequenas empresas e bloggers com pouca experiência em Marketing Digital e/ou com recursos muito limitados, e tem a particularidade de funcionar com praticamente todos os sistemas de gestão de conteúdo.

Algumas das Funcionalidades do HubSpot Marketing Free:

  • Base de Dados de Contactos com informações exposta cronologicamente, seguindo e analisando as leads, quais as fontes que usaram, que páginas viram e alguma informação pessoal.
  • Formulários para recolher dados nos novos e já existentes formulários de conversão.
  • Possibilidade de Popup para prevenir que perca visitantes que ainda não foram convertidos.
  • Intregrações com Email com algumas das empresas lideres do mercado, como a MailChimp.
  • Estatisticas relativas aos últimos 30 dias dos contactos num Dashboard simples e directo.

Quanto à instalação, era complicado ser mais simples. Se o seu website estiver por exemplo em WordPress, estamos a falar de um simples Plug In, com uma configuração muito intuitiva e user-friendly. A HubSpot anunciou recentemente que o HubSpot Marketing Free fica funcional em qualquer página com uma simples inserção de umas linhas de código.

Escusado será falar do HubSpot CRM. Uma ferramenta que permite controlar e gerir contactos e negócios, enquanto nos dá uma visão global das pessoas e clientes que mais importam para a nossa empresa, tudo no mesmo painel. Simples e Intuitivo são os adjectivos que escolho para qualificar o HubSpot CRM.

O HootSuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais, que permite a medição dos resultados das campanhas e o acompanhamento de conversões. Pode também agendar os Posts, colocar todas as redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ no mesmo painel para obter os melhores resultados.

Depois temos a MailChimp, o software de E-mail Marketing. Com esta ferramenta pode criar um E-mail à sua medida, gerir os subscritores e criar segmentações e grupos de clientes diferentes. Pode também criar uma automização de E-mail e apresenta dados estatisticos e análises dos seus resultados dos emails enviados.

Está Pronto para o Marketing Digital Sério?

Quando estiver pronto para o campeonato dos grandes, a plataforma de marketing digital HubSpot apresenta preços entre os €185 e os €2.200 mensais, o que, como compreendemos, pode ser um grande entrave ao investimento. Ferramentas com estas funcionalidades tem um custo elevado, certo?

Pois, se o preço é impeditivo, estas ferramentas LeadIn, MailChimp, HubSpot CRM, HootSuite, etc. apresentam-se com um preço muito generoso. Aliás, no momento em que escrevo isto, todas estas ferramentas são, ou tem versões totalmente gratuitas e não me parece que possam deixar de o ser num futuro próximo.

Está a espera de quê, afinal? Agora não tem desculpas para não investir o seu tempo no Inbound Marketing! 

Conclusão

Recomendamos estas ferramentas para empresas que querem adoptar a filosofia Inbound, mas ainda não estão certas do valor que isso pode adicionar ao seu negócio nem quanto pretendem investir.

Com estes softwares gratuitos e de muito fácil manuseamento, consegue ter uma noção das imensas potencialidades do Marketing Inbound a um preço simplesmente imbatível. O salto para ferramentas "à séria" como o HubSpot, ou outros, é depois feito com uma muito maior noção de valor.

ABC do Marketing Digital para PME

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: HubSpot, Inbound Marketing