HubSpot

3 Ferramentas de Marketing Digital GRÁTIS

Saiba como pode com algumas ferramentas de marketing digital grátis fazer o test-drive ao conceito de inbound marketing antes de comprar o HubSpot


Aqui na Nível Horizontal, um dos nossos principais (senão mesmo o Principal) objectivo consiste em encontrar a plataforma de Marketing que melhor se enquadra com a realidade e pretensões das PME para vender mais.ferramentas de marketing digital gratuitas

O valor do HubSpot, quando bem implementado - e estamos a falar de um autêntico Fórmula 1 do Marketing Digital - tem um retorno do investimento garantido, tais são as funcionalidades oferecidas que permitem a criação de verdadeiros activos. Agora também reconhecemos que muitas PME podem não ver o cenário completo: Ora se para algumas é demasiado caro, para outras é demasiado avançada e precisa de demasiado cuidado e atenção.

Ainda não está convencido com o Inbound Marketing Digital e o que ele pode trazer pela sua empresa? Deixe-me então falar-lhe um pouco sobre um conjunto de ferramentas que quando juntas e integradas (se conseguir) podem substituir o HubSpot:

Algumas das ferramentas de marketing digital grátis - a custo zero - que podem substituir o all-in-one da HubSpot passam por: 

  • HubSpot Marketing Free
  • HubSpot Sales
  • HubSpot CRM
  • MailChimp
  • HootSuite
  • Google Analytics
  • Google Keyword Tool

Começo por falar sobre o HubSpot Marketing Free, uma ferramenta leve desenvolvida pela equipa da HubSpot que oferece meios para conhecer facilmente os visitantes do website, como chegaram até lá e recolher dados das pessoas que preenchem os formulários nas páginas do website.

Uma pequena amostra do que pode fazer com o HubSpot, mas já é um passo bem dado em direcção ao Marketing automatizado. O negócio sente quase de forma imediata o impacto da informação recolhida pela ferramenta. E como sabe, vivemos numa era em que a informação é cada vez mais valiosa. 

É ideal para pequenas empresas e bloggers com pouca experiência em Marketing Digital e/ou com recursos muito limitados, e tem a particularidade de funcionar com praticamente todos os sistemas de gestão de conteúdo.

Algumas das Funcionalidades do HubSpot Marketing Free:

  • Base de Dados de Contactos com informações exposta cronologicamente, seguindo e analisando as leads, quais as fontes que usaram, que páginas viram e alguma informação pessoal.
  • Formulários para recolher dados nos novos e já existentes formulários de conversão.
  • Possibilidade de Popup para prevenir que perca visitantes que ainda não foram convertidos.
  • Intregrações com Email com algumas das empresas lideres do mercado, como a MailChimp.
  • Estatisticas relativas aos últimos 30 dias dos contactos num Dashboard simples e directo.

Quanto à instalação, era complicado ser mais simples. Se o seu website estiver por exemplo em WordPress, estamos a falar de um simples Plug In, com uma configuração muito intuitiva e user-friendly. A HubSpot anunciou recentemente que o HubSpot Marketing Free fica funcional em qualquer página com uma simples inserção de umas linhas de código.

Escusado será falar do HubSpot CRM. Uma ferramenta que permite controlar e gerir contactos e negócios, enquanto nos dá uma visão global das pessoas e clientes que mais importam para a nossa empresa, tudo no mesmo painel. Simples e Intuitivo são os adjectivos que escolho para qualificar o HubSpot CRM.

O HootSuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais, que permite a medição dos resultados das campanhas e o acompanhamento de conversões. Pode também agendar os Posts, colocar todas as redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ no mesmo painel para obter os melhores resultados.

Depois temos a MailChimp, o software de E-mail Marketing. Com esta ferramenta pode criar um E-mail à sua medida, gerir os subscritores e criar segmentações e grupos de clientes diferentes. Pode também criar uma automização de E-mail e apresenta dados estatisticos e análises dos seus resultados dos emails enviados.

Está Pronto para o Marketing Digital Sério?

Quando estiver pronto para o campeonato dos grandes, a plataforma de marketing digital HubSpot apresenta preços entre os €185 e os €2.200 mensais, o que, como compreendemos, pode ser um grande entrave ao investimento. Ferramentas com estas funcionalidades tem um custo elevado, certo?

Pois, se o preço é impeditivo, estas ferramentas LeadIn, MailChimp, HubSpot CRM, HootSuite, etc. apresentam-se com um preço muito generoso. Aliás, no momento em que escrevo isto, todas estas ferramentas são, ou tem versões totalmente gratuitas e não me parece que possam deixar de o ser num futuro próximo.

Está a espera de quê, afinal? Agora não tem desculpas para não investir o seu tempo no Inbound Marketing! 

Conclusão

Recomendamos estas ferramentas para empresas que querem adoptar a filosofia Inbound, mas ainda não estão certas do valor que isso pode adicionar ao seu negócio nem quanto pretendem investir.

Com estes softwares gratuitos e de muito fácil manuseamento, consegue ter uma noção das imensas potencialidades do Marketing Inbound a um preço simplesmente imbatível. O salto para ferramentas "à séria" como o HubSpot, ou outros, é depois feito com uma muito maior noção de valor.

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.