Aqui na Nível Horizontal, um dos nossos principais (senão mesmo o Principal) objectivo consiste em encontrar a plataforma de Marketing que melhor se enquadra com a realidade e pretensões das PME para vender mais.
O valor do HubSpot, quando bem implementado - e estamos a falar de um autêntico Fórmula 1 do Marketing Digital - tem um retorno do investimento garantido, tais são as funcionalidades oferecidas que permitem a criação de verdadeiros activos. Agora também reconhecemos que muitas PME podem não ver o cenário completo: Ora se para algumas é demasiado caro, para outras é demasiado avançada e precisa de demasiado cuidado e atenção.
Ainda não está convencido com o Inbound Marketing Digital e o que ele pode trazer pela sua empresa? Deixe-me então falar-lhe um pouco sobre um conjunto de ferramentas que quando juntas e integradas (se conseguir) podem substituir o HubSpot:
Algumas das ferramentas de marketing digital grátis - a custo zero - que podem substituir o all-in-one da HubSpot passam por:
Começo por falar sobre o HubSpot Marketing Free, uma ferramenta leve desenvolvida pela equipa da HubSpot que oferece meios para conhecer facilmente os visitantes do website, como chegaram até lá e recolher dados das pessoas que preenchem os formulários nas páginas do website.
Uma pequena amostra do que pode fazer com o HubSpot, mas já é um passo bem dado em direcção ao Marketing automatizado. O negócio sente quase de forma imediata o impacto da informação recolhida pela ferramenta. E como sabe, vivemos numa era em que a informação é cada vez mais valiosa.
É ideal para pequenas empresas e bloggers com pouca experiência em Marketing Digital e/ou com recursos muito limitados, e tem a particularidade de funcionar com praticamente todos os sistemas de gestão de conteúdo.
Quanto à instalação, era complicado ser mais simples. Se o seu website estiver por exemplo em WordPress, estamos a falar de um simples Plug In, com uma configuração muito intuitiva e user-friendly. A HubSpot anunciou recentemente que o HubSpot Marketing Free fica funcional em qualquer página com uma simples inserção de umas linhas de código.
Escusado será falar do HubSpot CRM. Uma ferramenta que permite controlar e gerir contactos e negócios, enquanto nos dá uma visão global das pessoas e clientes que mais importam para a nossa empresa, tudo no mesmo painel. Simples e Intuitivo são os adjectivos que escolho para qualificar o HubSpot CRM.
O HootSuite é uma ferramenta de gestão de redes sociais, que permite a medição dos resultados das campanhas e o acompanhamento de conversões. Pode também agendar os Posts, colocar todas as redes sociais como o Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ no mesmo painel para obter os melhores resultados.
Depois temos a MailChimp, o software de E-mail Marketing. Com esta ferramenta pode criar um E-mail à sua medida, gerir os subscritores e criar segmentações e grupos de clientes diferentes. Pode também criar uma automização de E-mail e apresenta dados estatisticos e análises dos seus resultados dos emails enviados.
Quando estiver pronto para o campeonato dos grandes, a plataforma de marketing digital HubSpot apresenta preços entre os €185 e os €2.200 mensais, o que, como compreendemos, pode ser um grande entrave ao investimento. Ferramentas com estas funcionalidades tem um custo elevado, certo?
Pois, se o preço é impeditivo, estas ferramentas LeadIn, MailChimp, HubSpot CRM, HootSuite, etc. apresentam-se com um preço muito generoso. Aliás, no momento em que escrevo isto, todas estas ferramentas são, ou tem versões totalmente gratuitas e não me parece que possam deixar de o ser num futuro próximo.
Está a espera de quê, afinal? Agora não tem desculpas para não investir o seu tempo no Inbound Marketing!
Recomendamos estas ferramentas para empresas que querem adoptar a filosofia Inbound, mas ainda não estão certas do valor que isso pode adicionar ao seu negócio nem quanto pretendem investir.
Com estes softwares gratuitos e de muito fácil manuseamento, consegue ter uma noção das imensas potencialidades do Marketing Inbound a um preço simplesmente imbatível. O salto para ferramentas "à séria" como o HubSpot, ou outros, é depois feito com uma muito maior noção de valor.