Sim, internacionalizar uma PME com marketing digital é mais fácil que nunca, e o mercado global e digitalizado pode bem ser a oportunidade de negócio de uma vida para qualquer empresa Portuguesa. Acabaram os dias dos orçamentos de marketing chorudos para fazer feiras e publicidade pelo mundo fora.
As forças que levam qualquer PME a iniciar ou explorar as actividades de exportação são a necessidade dessa empresa utilizar e desenvolver os seus recursos, com o objectivo de sustentar os objectivos. Consequentemente, as motivações estão fortemente ligadas não só aos objectivos básicos da empresa, mas também à estratégia empregue no marketing internacional.
Ou seja, há alguns motivos fundamentais para uma empresa se expandir para o mercado internacional:
Ou seja, Crescer!
Qual o empresário que não pensa em crescer, que não sonha com a expansão, com a internacionalização, com ganhar clientes para o seu negócio em todo o mundo, com o exportar à brava?
A seguir estão 12 motivos que o podem levar a querer exportar e procurar resultados do marketing digital. Se marcar muitos deles para o seu negócio, então, a internacionalização pode ser o seu próximo passo.
Veja quais destes motivos para a internacionalização se aplicam à sua empresa (Albaum et al., 1994)?
Quanto mais respostas positivas tiver, mais motivação tem para ter sucesso na área do marketing global e do inbound marketing internacional.
Pode acontecer que o seu negócio já tenha nascido como global.
Uma empresa nascida para o mercado global é uma empresa que nasceu, e logo desde o início se globalizou rapidamente, sem seguir o processo convencional do mercado doméstico para o mercado internacional.
DICA: Actualmente, graças à Internet, as PME vivem num mundo onde as possibilidades de negócio são infinitas. Isto porque a World Wide Web é uma plataforma de vendas global, e os produtos e serviços que está a vender tem um potencial de serem conhecidos além fronteiras com uma facilidade e custo nunca antes vistos.
Especialmente se os seus produtos ou serviços resolvem problemas globais e se são escaláveis, então podem ser distribuídos globalmente, e se são digitais melhor ainda. Mas tem de olhar para o marketing como a melhor forma de vender globalmente. Não qualquer marketing, o marketing inbound para exportação.