Marketing de Conteúdo

Porquê Perceber Caminho do Comprador para Desenhar Funil de Marketing

Perceber o Caminho do Comprador é um passo fundamental para desenhar o Funil de Marketing e gerar vendas de forma sustentada.


Funil_de_Marketing_CartoonComo consultor de CRM e marketing digital já lá vão uns anos, há questões que aparecem repetidamente nas interacções com os responsáveis de marketing e de negócios com quem falo no dia a dia, mesmo os profissionais mais brilhantes e experientes.

Muitas dessas perguntas, apesar de terem uma resposta directa, carecem de uma compreensão mais abrangente e verdadeiramente criadora de valor para o cliente.

Algumas das questões que ouço no dia a dia:

  • Porque é que as leads removem as subscrições dos meus emails?
  • O que é que devo escrever no copy da página de aterragem?
  • O que é que escrevo neste email?
  • Sobre o que é que posso possivelmente escrever, que não fale sobre o meu negócio de todo?
  • Como é que escolho que emails incluir na alimentação das leads?
  • Como é que eu crio uma nova oferta de conteúdo?
  • O que é uma boa oferta de conteúdo?
  • O que é um bom título para uma oferta de conteúdo ou blog post?

Para mim, é obviamente mais fácil e mais rápido dar simples resposta com uma dica ou uma boa prática rápida. É isso que faço por vezes mas os resultados, tenho de confessar, não são do meu total agrado.

O que aprendi nos últimos anos foi que, apesar da pronta resposta, como é que isso vai ajudar o profissional, seja por curiosidade ou por mero bloqueio, a saber o que fazer da próxima vez que tiver uma questão? Não vai.

Porque é que TEM de Perceber o Caminho do Comprador

Salta-me ao pensamento aquele proverbio Chinês "Dê um peixe a um faminto e alimenta-o por um dia, ensine-o a pescar e alimenta-o para toda a vida". Não podendo ensinar ninguém a pescar literalmente, posso no entanto ensinar os profissionais com responsabilidades de marketing a contornar a mesa e a sentarem-se do outro lado, no lugar do potencial comprador. É aí que vão realmente perceber o Caminho do Comprador.

O Caminho percorrido pelo Comprador. é o processo de pesquisa activo pelo qual passam todos os potenciais compradores até - após uma acção de compra - se transformarem em clientes. Os estudos mostram que, apesar das obrigatórias particularidades do Caminho do Comprador em diferentes indústrias, na globalidade há um número apreciável de sinais comuns que provam definitivamente a existência de uma fórmula standard.

Há em cada uma das fases do Caminho da Compra características claras do comprador, e é essencial que os profissionais de Vendas e Marketing percebam estes comportamentos distintos, as necessidades de informação, e as preferências no consumo de conhecimento em cada uma dessas fases.

Torna-se claro que, se não perceber os caminhos percorridos pelo seu potencial comprador, as suas hipóteses de sobrevivência na selva dos consumidores - particulares ou empresariais - é escassa.

Como Desenhar o Funil de Marketing

O foco no Caminho da Compra exige que o profissional de marketing digital pense como um comprador, e forneça não só o conteúdo que o marketing tradicionalmente quer criar, mas o conteúdo que o potencial comprador vai mesmo precisar.

Este caminho pode ser dividido em 3 fases:

  1. Consciencialização - É a primeira fase do processo de compra onde o comprador passa pela Aprendizagem e descoberta, pois ainda não sabe muito bem que tem um problema. O objectivo nesta etapa é despertar o interesse por determinado assunto e fazê-lo perceber que tem um problema (ou uma boa oportunidade de negócio). O Reconhecimento do problema leva o comprador a querer levar a pesquisa sobre esse problema mais longe e a identificar possíveis soluções.

  2. Consideração da solução - Nesta fase o comprador já identificou algumas possíveis soluções para resolver o problema e começar a avaliar as diferentes alternativas. Nesta fase é importante gerir a sensação de urgência, pois o comprador apesar de ter identificado uma solução para o problema, pode não se empenhar de forma autónoma na sua resolução.

  3. Decisão de compra - Nesta última etapa, o comprador já está a comparar as diferentes opções disponíveis e a pesquisar qual delas é a melhor para o seu contexto. É importante nesta etapa realçar as diferenças competitivas de cada uma das soluções.

Afinal, tudo não passa de "servir" o conteúdo e a mensagem certa, à pessoa certa, no momento certo do seu Caminho do Comprador. 

Repare, eu disse que era importante, não que era fácil. Agora traduza isso para uma percepção numérica. Descarregue o ebook a seguir e fique a saber como mexe nos números do seu negócio se trabalhar cada uma das fases do caminho do comprador. 

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!  

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.