A Longa Curva do SEO, o Consultor Mágico e o Pessimista

Publicado por: Pedro Silva

Data Artigo 14-07-2015 12:30

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Este post não é bem um post, é mais uma história. Uma história que resume já quase uma centena de histórias e clientes. Sucessos e insucessos, que ajudam a perceber exactamente o que é o SEO, para que serve, como funciona, e porque razão o seu negócio online depende tanto dele. Passar de 1000 para 20000 visitas orgânicas é possível em muitos casos. Mas demora tempo, exige competência, paciência e aprendizagem mútua, entre cliente e consultor. Ah e é um trabalho que nunca estará terminado. A alternativa? É acreditar em magia...

Para que serve mesmo essa coisa do SEO?

Bom, esta pergunta já a ouvi algumas dezenas de vezes. Costumo começar por responder com a parte menos técnica. Serve para ganhar dinheiro com o seu site! O Search Engine Optimization mais não é do que optimizar um site para que este apareça nos resultados de pesquisa em determinadas palavras-chave, mais ou menos compostas. Não são meramente tarefas técnicas e semânticas, é também a criação de conteúdo valioso, a criação de links etc.

O tráfego orgânico (via pesquisas nos motores de pesquisa) é de uma importância vital para o seu negócio, e não pense que ele chega simplesmente por ter um site. Um site não optimizado é um site invisível. E aparecer na 1ª página de resultados... bom é aqui que está o dinheiro.

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Se precisa de mais algumas dicas iniciais deixo aqui 2 artigos que o devem ajudar a perceber se está no caminho certo:

A ideia com que sempre fiquei é que a sensação geral é de que tudo isto é fácil e rápido de implementar. Fica a pergunta, se é fácil porque razão apenas uma pequena percentagem de sites tem sucesso?

Na realidade não é um gestor que tem de ser perito na optimização ou conhecer todas as novidades e particularidades técnicas. É o consultor que escolher que tem de partilhar e educar, deixando que o gestor se concentre no seu negócio, ao mesmo tempo que vai percebendo a necessidade e a funcionalidade da optimização para o Google.

Resultados Imediatos no SEO. Possível ou Impossível?

Podia ser politicamente correcto, ou ser um optimista incorrigível. Não serei nem um nem outro. A verdade é que uma optimização correcta tem algum impacto quase imediato, mas para falar de resultados positivos é preciso muito mais, e muito mais tempo. Resultados imediatos... não existem. Mas permitam-me que destaque o seguinte: Descer nos rankings dos motores de pesquisa (por inação ou erros) pode acontecer muito rapidamente, subir pode demorar imenso tempo. A recuperação é sempre mais longa e complexa que a queda.

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Quantas vezes apanhei um cenário como o descrito na imagem acima? Demasiadas. Sites que por vezes durante anos não tiveram qualquer tipo de optimização, ou que não sabem porque razão são penalizados pelo Google. Ou ainda pior, que já passaram por experiências de optimização que se reflectiram em zero resultados.

Por vezes as razões para a descida no ranking não são claras. Até pode ter um site optimizado no conteúdo, mas ter barreiras técnicas no site que explicam a descida, ou um update do algoritmo Google que penaliza um determinado aspecto. É um trabalho de detective, muitas vezes desvalorizado, mas essencial. Por isso quando alguém lhe promete o sucesso imediato sem conhecer a fundo o seu site... está a prometer magia.

Pesquisa Semântica Vs Palavras-Chave

Se ainda não sabe bem o que é a pesquisa semântica... permita-me aconselhar a leitura do artigo "Busca Semântica - Uma Tendência SEO a Dominar e Aplicar em 2015". Resumidamente, o Google a cada dia que passa tem um comportamento mais humano, com resultados nas pesquisas que se aproximam cada vez mais dos nossos reais desejos. Como o faz? Cada vez menos valoriza sites que centram o seu conteúdo em palavras-chave unicamente. Optimizar um site para uma máquina acabou. O seu site tem de apresentar conteúdo para pessoas.

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Ainda me surpreendo com a quantidade de sites que apostam na repetição de keywords, ou que inclusive preenchem a velhinha meta keywords que nenhum impacto tem no ranking há muitos anos. O futuro pertence ao diálogo entre site e utilizador, uma conversa na qual a qualidade da informação é determinante. Para a optimização é mais importante pensar em como o seu site pode responder à pergunta do utilizador, em vez de procurar um bom ranking numa palavra específica.

As Curas, e as Travessias no Deserto

Marketing de conteúdo, Inbound Marketing, optimização SEO, análise, testes e variações, usabilidade e experiência do utilizador. Não existe uma cura simples, existe um processo que engloba vários componentes de marketing. Isolados de pouco valem para o sucesso. Funcionando em conjunto podem tornar o seu site numa máquina de vendas.

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Imagine que eu consigo lhe dar mais 1000 visitas mensais ao seu site, mas imagine que essas 1000 visitas chegam ao seu site e não encontram o que procuram, ou não sentem confiança ou estimulo para interagir com a sua empresa. Não pense que vai olear este processo sem passar por uma travessia no deserto em que os resultados parecem não se concretizar. Testar e optimizar demora o seu tempo, melhorar o ranking no google também. Por isso a sua relação com um consultor deve ser longa e sistemática.

Mágico Vs Pessimista

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O Mágico e a Cura

1 mês. Em apenas 1 mês o seu site vai aparecer na primeira página do Google. Já recebeu destes emails mágicos? Já teve alguma reunião com um guru do marketing digital que lhe prometeu isto mesmo? É provável que sim. Se voltar a ter deixo aqui 6 perguntas que lhe poderá colocar, e que serão essenciais para avaliar o sucesso da sua parceria:

  • A sério, vou aparecer na 1º página do Google em menos de 30 dias? Para que termos, em quais palavras-chave? (verifique se são palavras-chave importantes para o seu negócio.)
  • Tem algum caso de estudo que me possa mostrar, de preferência com estatisticas de ferramentas como o Google Analytics? (Peça exemplos práticos, métricas, experiências.)
  • Isto do Search Engine Optimization vai fazer com que facture muito mais? (Um bom consultor dirá sempre que só por si a optimização para os motores de pesquisa não faz com que o seu site converta mais. Mas ajuda muito...)
  • Sabe o que é a Indexação Semântica Latente/LSI ou o Long Tail? (Só para pegar com ele um pouco e ver se sabe o básico.)
  • Ouvi dizer que as Meta Description são importantes para o Ranking? ( Ok, aqui estou a ser mauzinho. Não têm impacto directo no ranking, mas são essenciais... Quem o ajuda tem de saber isto, e porquê.)
  • As redes sociais têm um impacto no ranking do meu site no Google? (Se lhe responder sim, sem qualquer reserva ou explicação detalhada.... deseje-lhe um bom dia e boa viagem de regresso.)

Com esta lista poderá determinar se está a lidar com um mágico de marketing digital.

E o pessimista?

O 1º impacto, a 1ª conversa, e normalmente sou apelidado de pessimista. Na realidade não sou. Recuso-me apenas a prometer subidas de 100% em visitas por mês, subidas de 200% em tráfego orgânico, duplicar a facturação web, etc. Existe uma realidade inicial, e objectivos que se constroem a partir dessa realidade, para permitir um crescimento constante e sustentado. Existe um processo e tarefas que têm de ser realizadas para que esses objectivos realistas sejam cumpridos. Como posso definir um objectivo sem sequer conhecer a fundo o seu site, o seu negócio, os seus clientes?

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Não pense que lhe aconselho um pessimista. Fuja deles da mesma forma que foge dum mágico. Mas quando alguém lhe disser que a tarefa é árdua e exige tempo e dedicação eterna, e que parte duma relação win-win com o cliente...não lhe chame pessimista. Convide-o para um café para saber como pode dar a volta ao seu negócio online.

ABC do Marketing Digital para PME

Autor: Pedro Silva

Webdesigner e Consultor Inbound Marketing. Trabalha essencialmente nas áreas do SEO, Design web e Usabilidade, ajudando os sites a atrair e converter. Gosta particularmente do estudo do comportamento e experiência do utilizador, e do mundo do SEO. Compreender o Google é obsessão, assim como tomar um bom café.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Marketing de Conteúdo, SEO