Gastar dinheiro é fácil. Difícil é aplica-lo de forma que tenha um retorno palpável e duradouro.
Uma componente fundamental de uma estratégia de crescimento da sua PME passa pelo marketing. Dentro deste, o marketing digital permite levar os seus produtos, a sua marca, a sua empresa, mais longe e a um patamar internacional. O Portugal 2020 tem incentivos que o vão ajudar.

Portugal 2020 Pode Ajudar Onde?
Os incentivos do Portugal 2020 podem ser enquadrados em diversas áreas. Falando de expansão para o exterior, são as despesas com marketing internacional e marketing digital as mais apetecíveis e elegíveis nos projectos de qualificação e internacionalização das PME? Enumeramos alguns dos custos comparticipados no âmbito destes projectos:
- Prospecção e presença em mercados internacionais
- Desenvolvimentos de estratégias de marketing
- Economia digital e tecnologias de informação e comunicação
- Promoção da sua organização ou marca internacionalmente
- Aquisição de equipamentos e software
- Introdução de novos métodos de organização nas práticas comerciais
- Transferência de conhecimento.
Porquê o Marketing 2020
Se a sua estratégia de crescimento pretende contemplar o marketing digital e a inovação nas suas práticas comerciais, o SMarketing (Sales+Marketing) oferece uma solução unificada de marketing e vendas. Para além de possibilitar gerir todos os contactos, criar campanhas de marketing personalizadas de forma simples e integradas com as actividades da força de vendas, permite em traços gerais:
- Atrair mais visitantes para o seu website
- Converter mais desses visitantes em leads qualificados para os comerciais
- Ter os comerciais a fecharem mais negócios
- Medir tudo e saber o que está ou não a resultar em todo o processo
É bem provável que os elementos da sua equipa de marketing e de vendas ainda funcionarem como silos de informação, e usem ferramentas dispersas sem qualquer integração, É por isso que vai gostar de saber que ferramentas de inbound marketing como o Hubspot agregam todas as funcionalidades numa só plataforma, aquilo que precisa para entrar com o pé direito no CRM e no marketing digital.
Porquê considerar o Inbound Marketing?
Há basicamente três motivos a ter em conta:
- O processo de compra alterou-se radicalmente - 58 a 80% do processo de compra é completado antes de qualquer contacto com o vendedor
- Os métodos tradicionais de marketing e vendas resultam cada vez menos e são cada vez mais caros
- É praticamente impossível gerir todas as evoluções e plataformas para acompanhar as transformações
Integrar Inbound Marketing e CRM para fazer SMarketing
Um CRM simples, intuitivo e personalizável, contemplando as funcionalidades necessárias às operações do dia-a-dia da sua força de vendas, com acesso visual às principais métricas de vendas, será adoptado sem esforço adicional.
Os CRMs foram construídos a pensar nas equipas de vendas, mas actualmente devem ir mais longe:
- Ajudar na prospecção comercial
- Fornece informação de contexto, evitando muita pesquisa de informação sobre clientes
- Efectuar automaticamente algum registo de informação, que de outra forma seria morosa
Pode ver como exemplo um dia na vida de um vendedor com o HubSpot CRM.
Como Montar a Estratégia de Crescimento
O que nos leva à pergunta: afinal como montar a estratégia que potencie o crescimento da sua PME além fronteiras? O Marketing e as Vendas estão no centro das preocupações de qualquer estratégia de internacionalização e exportação e não pode ser descurada de forma alguma.
Se que ir além das tradicionais e CARAS feiras, prospecção pelos vendedores e publicidade, tem de abraçar o Inbound Marketing e o CRM.
Estes são os métodos que permitem que a sua empresa chegue mais longe, mais rapidamente e de forma sistemática com menor esforço. E são estes alguns dos motivos para usar os incentivos do Portugal 2020.
