O que é Marketing de Conteúdo?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 18-12-2013 10:52

No actual contexto de mudanças neste mundo que nós conhecemos… será que conhecemos?.

O_Que_É_Marketing_de_ConteúdoNunca na história da humanidade houve tantos caminhos para os empreendedores. Mundos que se abrem e que dão uma nova dimensão à forma de estar nos negócios.

As plataformas de marketing e vendas inbound, com os agora já mais amadurecidos CRM, são o sonho de qualquer empresário, gestor, marketeer ou empreendedor criativo.

A verdade é que nada disso vai funcionar se não trabalhar seriamente o marketing de conteúdo.

O que é Marketing de Conteúdo?

 


Marketing de conteúdo é a forma de comercialização de produtos/serviços a um público alvo específico, através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e estimula a acção do cliente, gerando mais vendas.


O marketing de conteúdo, funciona com a criação e partilha de conteúdo relevante e valioso, que vai conquistar a confiança e o respeito dos prospects, que são posteriormente convertidos em clientes. Ele deve responder às necessidades e desejos do nosso "target" e deve ter como foco o valor para esses clientes.

O conteúdo é uma componente essencial das campanhas de inbound marketing, porque se foca na resolução do problema de cada lead individual e, depois, se conseguirmos envolver essa lead nos nossos esforços de marketing, vamos resolver esse problema.

Porque é que o Marketing de Conteúdo é Importante?

O marketing de conteúdo é importante porque é ele que constrói a notoriedade da marca, que gera clientes, gera leads, e promove a fidelização dos clientes.

Se produzir conteúdo que é irrelevante para aquilo que os seus clientes estão a procurar, não vai conseguir gerar novos leads ou construir um leque de seguidores fiéis. Você pode criar todo o conteúdo do mundo, mas, se ninguém se envolver com esse conteúdo, não vai servir de nada.

Portanto aqui a questão é: como é que vai conseguir com que os motores de pesquisa gostem de si e atrair os visitantes que estão de facto interessados no seu conteúdo? A resposta é, estabelecendo uma cultura de informação para com o público alvo!

Concluindo

Veja as coisas assim. Imagine uma máquina de atrair clientes para a sua marca ou produto. O motor dessa máquina é constituído por redes socias, blog, páginas web e botões acção.

O conteúdo, é a gasolina sem a qual o motor não funciona. Pode ter o melhor motor do mundo, mas sem gasolina...

O termo Marketing de Conteúdo, é usado para empacotar esse “serviço digital”, que tem como principal factor diferenciador o elevado retorno do investimento - ROI.


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Imagem por PraveenbenK

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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