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Que Ferramentas Precisa Para o Closed-Loop Marketing das PME

Written by Fernando Coimbra Lopes | 28-05-2015 16:10

Num post anterior falei sobre as 4 Fases do Closed-Loop Marketing Que Qualquer PME Deve Dominar. Se lhe parece que tudo isso parece muito dependente de ferramentas, TEM RAZÃO, realmente é!

Se quer mesmo «fechar o circuito» do marketing da sua PME, vai precisar de ligar as actividades de marketing com as de vendas. Esta integração requer a ligação do software de marketing e do software de Gestão de relacionamento com clientes - CRM.

Por outras palavras, o marketing digital nas PME precisa da capacidade de ligar o conhecimento que vem de toda a comunicação de marketing com os potenciais clientes, sejam eles clientes actuais ou antigos, com o conhecimento que a equipa de vendas interna construiu com essas mesmas pessoas nas interacções do dia a dia.

1. Software CRM - Customer Relationship Management

O objetivo de um sistema de CRM (como o Hubspot) é o de sincronizar as atividades das equipas de vendas e de marketing. Uma plataforma de CRM pode apoiar o seu negócio numa série de inovações que vão da venda a novos clientes até à gestão da fidelização e repetição de compra. Alguns dos sistemas de CRM mais conhecidos são o SAP, Oracle, Salesforce.com, MS Dynamics CRM,  SugarCRM, etc.

2. Software de Marketing

Um software de marketing digital como o HubSpot, permite-lhe gerir todo o processo de compra, mantém um registo de todos os dados de marketing, dando-lhe a informação que precisa para optimizar campanhas, converter leads e analisar todos os resultados.

Integrar Ferramentas de Marketing e Vendas

Como profissional de Marketing sofisticado, o seu objectivo é que os dois sistemas falem um com o outro. E tecnicamente, o CRM e o software de marketing ou estão integrados de raiz, ou têm de ser capazes de comunicar através de uma API – Interface Programing Application e implica desenvolvimento.

Assim, quando um dos comerciais fecha um negócio, ele regista a venda como "ganha" no CRM, o que vai desencadear uma actualização no software de marketing. Desta forma, vai ser possível chegar à origem e identificar o que está de facto a funcionar, como:

  • Qual o canal que trouxe o clientes para o seu website?
  • Que páginas do website ele visitou?
  • Em que ponto é que ele se converteu em lead?
  • ...e em cliente?

Benefícios do Marketing de Circuito-Fechado (Closed-Loop)

A partir dos relatórios de "circuito fechado" - Closed-Loop Analytics , os profissionais de marketing podem conhecer o que gerou a conversão dos visitantes, as páginas do site que os visitantes viram antes de se converterem em leads de negócio ou clientes.

Podem perceber o que promoveu essa conversão e conseguem identificar as páginas web mais influentes no processo. Ao fazer isso, eles podem aprender muito sobre o porquê dessas páginas web serem ou não eficazes e aplicar esses conhecimentos para melhorar o desempenho de páginas web menos performantes, entre outras componentes do marketing.

O closed-loop marketing permite obter um verdadeiro alinhamento entre as vendas e o marketing e definir esse alinhamento entre os dois departamentos. Outros benefícios da integração entre o software de marketing e soluções de CRM incluem a capacidade de implementar regras de atribuição de vendas, sistemas de scoring de leads de negócio, conduzir campanhas de alimentação de leads e clientes, scoring de clientes, e estabelecer objectivos financeiros.