É bem antiga a relação amor/ódio entre as vendas e o marketing nas PME.
Pois o SMarketing, é a prática do alinhamento dos membros, dos objectivos e das actividades das equipas de vendas e de marketing, para estarmos certos que todos estão alinhados e na mesma página.
Este alinhamento não se faz só com tecnologia de Inbound Marketing e CRM, mas ela é necessária em algum ponto
A Realidade do Marketing e Vendas nas PME
Numa Micro empresa ou PME, as funções de vendas e de marketing são normalmente da responsabilidade de uma ou duas pessoas com papéis misturados, de forma que normalmente a comunicação de objectivos e prioridades é simples e clara.
Com o crescimento da organização, é comum que as equipas de marketing tenham muito pouco conhecimento do processo de vendas, e que as equipas de vendas ignorem completamente o esforço necessário para gerar as leads que eles estão a seguir e pressionar no dia-a-dia.
Entre outras coisas, é conveniente que esteja certo que as suas actividades de marketing são projectadas para:
-
Atrair e educar os prospects a quem é mais fácil de vender
-
Aumentar a eficiência do seu processo de vendas
-
Gerar leads qualificados suficientes para suportar os seus objectivos de crescimento
-
Melhorar a taxas de fecho de negócios
Afinal de contas, as equipas de marketing e vendas têm um objectivo comum: atrair clientes qualificados para usar os seus produtos e comprar os seus serviços. A adopção de uma abordagem SMarketing colaborativa, é o primeiro passo para optimizar os resultados e maximizar o seu orçamento!
O termo "SMarketing" representa o alinhamento entre as equipas de vendas e de marketing,criado através de uma comunicação frequente e directa entre os dois.O objetivo é ter objectivos mensuráveis que cada uma das equipas se comprometa a atingir, e que portanto exista uma responsabilidade mútua.
Por exemplo, o Marketing pode-se compromer com a geração de determinado número de leads, e as vendas devem concordar em seguir uma certa quantidade desses leads. Os objetivos
SMarketing devem ser feitos em conjunto, e reavaliados todos os meses para identificar oportunidades de melhoria em ambas as equipas.
Conclusão
Tradicionalmente as vendas tendem a culpar o marketing pelas leads de baixa qualidade e o marketing tende a culpar as vendas pela baixa taxa de conversão de leads. Senta-los à mesma mesa e transformá-los em dois lados de um mesmo departamento é definitivamente uma estratégia interessante.
Para nós aqui na Nível Horizontal, a tecnologia de SMarketing é a integração entre a plataforma de Inbound Marketing da HubSpot e de CRM da salesforce.com, e é o que vai permitir que este alinhamento seja monitorado e ajustado continuanentemente. Claro que há outros softwares de CRM que integram com o HubSpot, é só escolher o que mais se adequa às suas necessidades.
Alguma dúvida ou sugestão? Escreva já nos comentários abaixo.