Inbound Marketing

Que Ferramentas Precisa Para o Closed-Loop Marketing das PME

Saiba qual a tecnologia e ferramentas que o marketing das PME precisa para montar o closed-loop marketing


Num post anterior falei sobre as 4 Fases do Closed-Loop Marketing Que Qualquer PME Deve Dominar. Se lhe parece que tudo isso parece muito dependente de ferramentas, TEM RAZÃO, realmente é!

Se quer mesmo «fechar o circuito» do marketing da sua PME, vai precisar de ligar as actividades de marketing com as de vendas. Esta integração requer a ligação do software de marketing e do software de Gestão de relacionamento com clientes - CRM.

Analytics-no-hubspot-software

Por outras palavras, o marketing digital nas PME precisa da capacidade de ligar o conhecimento que vem de toda a comunicação de marketing com os potenciais clientes, sejam eles clientes actuais ou antigos, com o conhecimento que a equipa de vendas interna construiu com essas mesmas pessoas nas interacções do dia a dia.

1. Software CRM - Customer Relationship Management

O objetivo de um sistema de CRM (como o Hubspot) é o de sincronizar as atividades das equipas de vendas e de marketing. Uma plataforma de CRM pode apoiar o seu negócio numa série de inovações que vão da venda a novos clientes até à gestão da fidelização e repetição de compra. Alguns dos sistemas de CRM mais conhecidos são o SAP, Oracle, Salesforce.com, MS Dynamics CRM,  SugarCRM, etc.

Como Construir a Máquina de Vendas Digital

2. Software de Marketing

Um software de marketing digital como o HubSpot, permite-lhe gerir todo o processo de compra, mantém um registo de todos os dados de marketing, dando-lhe a informação que precisa para optimizar campanhas, converter leads e analisar todos os resultados.

Integrar Ferramentas de Marketing e Vendas

Como profissional de Marketing sofisticado, o seu objectivo é que os dois sistemas falem um com o outro. E tecnicamente, o CRM e o software de marketing ou estão integrados de raiz, ou têm de ser capazes de comunicar através de uma API – Interface Programing Application e implica desenvolvimento.

Assim, quando um dos comerciais fecha um negócio, ele regista a venda como "ganha" no CRM, o que vai desencadear uma actualização no software de marketing. Desta forma, vai ser possível chegar à origem e identificar o que está de facto a funcionar, como:

  • Qual o canal que trouxe o clientes para o seu website?
  • Que páginas do website ele visitou?
  • Em que ponto é que ele se converteu em lead?
  • ...e em cliente?

Benefícios do Marketing de Circuito-Fechado (Closed-Loop)

A partir dos relatórios de "circuito fechado" - Closed-Loop Analytics , os profissionais de marketing podem conhecer o que gerou a conversão dos visitantes, as páginas do site que os visitantes viram antes de se converterem em leads de negócio ou clientes.

Podem perceber o que promoveu essa conversão e conseguem identificar as páginas web mais influentes no processo. Ao fazer isso, eles podem aprender muito sobre o porquê dessas páginas web serem ou não eficazes e aplicar esses conhecimentos para melhorar o desempenho de páginas web menos performantes, entre outras componentes do marketing.

O closed-loop marketing permite obter um verdadeiro alinhamento entre as vendas e o marketing e definir esse alinhamento entre os dois departamentos. Outros benefícios da integração entre o software de marketing e soluções de CRM incluem a capacidade de implementar regras de atribuição de vendas, sistemas de scoring de leads de negócio, conduzir campanhas de alimentação de leads e clientes, scoring de clientes, e estabelecer objectivos financeiros.

solução de vendas crm hubspot

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.