Nos últimos anos, invariavelmente no período Maio a Setembro, temos recebido pedidos de instituições de ensino superior, para as ajudar a preencher as vagas com campanhas de marketing flash. Querem os resultados, e querem-nos já!
Lamento informar, mas não acredito nessa abordagem meramente táctica. Aliás, acredito que ela compromete o futuro da instituição. Essa é uma abordagem de publicidade e não de marketing, porque marketing não se faz 3 meses por ano, e vou tentar explicar porquê.
O panorama do ensino técnico e superior público ou privado em Portugal, entre faculdades, universidades, institutos politécnicos e demais, é, podemos dizer, demasiado vasto para um universo de juventude que teima em não crescer, antes pelo contrário.
Neste cenário e com esse tipo de concorrência, pode ser difícil aumentar ou manter de forma continua o número de alunos. As instituições de ensino superior, genericamente falando, precisam de diversificar a organização de marketing para atrair o numero de alunos suficiente. As receitas para o marketing universitário podem ser muitas, mas se o budget de marketing é uma limitação, ela dá pelo nome de marketing inbound.
Aqui estão quatro componentes base de um plano de inbound marketing para universidades, construído para aumentar o número de novos alunos (admissões) nos estabelecimentos de ensino.
1. Criar Uma Estratégia de Inbound Marketing
Qualquer campanha de inbound marketing deve começar pela fase da estratégia. É importante ter uma estratégia eficaz, porque ela tem como consequência cada uma das acções que vier a tomar.
Depois da estratégia desenhada, vai conseguir atrair novos clientes potenciais (potenciais alunos) e alimenta-los para estabelecer uma confiança e um relacionamento com a sua marca (instituto, faculdade ou universidade).
2. Identificar a Audiência
Antes de tentar chegar ao seu público-alvo, é importante identificar quem é ele e por onde anda.
Quer chegar aos juniores do ensino secundário, aos seniores do 2º ciclo do ensino superior ou a todos os estudantes do ensino secundário e superior? E como trata os pais? O conteúdo que vier a criar e as campanhas que escolher executar devem estar relacionadas directamente com o seu público-alvo.
3. Construir a Presença Digital
A sua prioridade número um, deve ser ter visibilidade on-line e ter um site activo. Este não vai ajudar só a dar reconhecimento à marca e a fornecer informações úteis a quem a procura, o site serve como hub de marketing inbound - e muitas das actividades de marketing vão fazer a ligação para empurrar o tráfego para lá, e recolher as informações dos potenciais alunos.
Apresentar no site e nas campanhas de marketing inbound conteúdos originais e envolventes, é o que vai atrair os potenciais estudantes para o site e dar-lhes um motivo para voltarem novamente.
4. Análisar e ter Reporting Consistente
O ROI dos esforços de marketing inbound dependem dos objectivos que definiu durante a fase da estratégia. Acompanhe e analise os dados, o seu objectivo é tirar conclusões e ver os resultados relacionados com os seus objectivos.
À medida que continuam a aumentar o número de faculdades, universidades e estudantes que procuram o ensino superior, é importante ganhar destaque da concorrência. Alcançar os potenciais alunos com conteúdo personalizado e direccionado que eles querem realmente ver, quando o querem ver, levando-os por fim a candidatarem-se à instituição.
Dica: A abordagem tradicional de meios e publicidade tem os dias contados, porque se vai tornar financeiramente insustentável devido ao excesso de meios e à falta de eficácia de cada um deles por si só. Peça uma análise ao seu marketing e perceba porque é que a humanidade também evoluiu da caça para a agricultura (leia-se: marketing outbound para inbound).