3 Dicas para o Marketing Universitário Chegar a Novos Alunos

Marketing Universitário precisam de algo vital para sobreviver nos dias que correm: Segurar o novo comportamento do estudante.


Marketing-no-ensinoAs Universidades e estabelecimentos de ensino, à imagem de qualquer outro negócio, precisam de algo vital para sobreviver nos dias que correm. Acompanhar o novo comportamento do estudante e da sociedade de uma forma geral.

Em tempos era suficiente enviar uns flyers por email, criar um anúncio giro nas Páginas Amarelas, uns spots nas rádios mais jovens, uns Press Releases e esperar pela inscrição dos alunos. Nos finais da década passada juntava-se algum algum SEO e Bum!

Actualmente, se perceberem como o mundo funciona, sabem que não há campanhas de 3 meses que lhes valham. Só há uma campanha que dura 365 dias, durante a qual produzem novo conteúdo todos os dias, para envolver uma comunidade que pode fazer da instituição a base para uma vida que tem pela frente.

Chegou a altura de aplicar o Inbound Marketing nas Universidades e instituições de ensino. Não porque é mais uma moda, mas porque representa uma mudança fundamental na forma de viver dos estudantes.

Marketing Universitário - Não Vender, Educar

Os estudantes mudaram drasticamente a forma de encontrar, explorar e tomar a decisão final de ingresso. As universidades, para adaptarem a sua estratégia e esforços de marketing e vendas a este novo comportamento do comprador, devem perceber três alterações fundamentais:

  1. Os estudantes esperam ser educados, não sujeitos a um processo de venda. Os estudantes, antes de entrar em contacto com a universidade ou instituição de ensino, estão a usar a Internet para obter informações sobre a formação, saídas e outras. Eles estão em processo de compra, mas a universidade deve esquecer temporariamente o que quer que eles comprem. Em vez disso, deve-se centrar e perceber realmente no que o estudante está a procurar.

  2. Os estudantes estão a ouvir o que os outros dizem. Os estudantes (ou os pais) chegam ao website para ouvir o que a instituição de ensino tem a dizer, mas estão também a procurar validação de terceiros. O word-of-mouse é hoje uma ferramenta potente. As instituições que não participam nem facilitam estas validações estão pura e simplesmente a reduzir a probabilidade de ficarem na short-list. Quer isto dizer que devem identificar os locais influentes do sector que os estudantes ou pais visitam e implementar uma Estratégia com Origem na Audiência, para criar e fortalecer a presença nesses sites.

  3. Os estudantes estão mais informados desde o inicio do processo. O aumento na quantidade de fontes on-line significa que o estudante está mais bem informado que nunca. A resposta por parte das universidades passa pela mudança dos processos de venda. Os estudantes já não precisam de esperar para ter as tradicionais reuniões (de vendas) ou apresentações para obter uma melhor compreensão sobre que tipo de saídas e conhecimentos a instituição oferece. Os potenciais alunos estão mais bem preparados, eles podem mesmo trazer consigo expectativas específicas em termos de preparação, preços, apoios etc.

O marketing do ensino deve aproveitar esta oportunidade para fazer a transição das tradicionais formas de venda para a Venda Guiada, que ajuda e facilita a tomada de decisão educada e informada, em vez dos actuais programas de meios e feiras de ensino. Afinal, o objectivo é que os estudantes saibam mais para escolher melhor, portanto o marketing é sobre as pessoas e não a instituição de ensino.

Cabe aos profissionais do marketing de ensino, à medida que trabalham com os potenciais alunos durante todo o processo de compra, desenvolver as estratégias de marketing de conteúdo e de conversão necessárias para suportar esse processo de encontro aos resultados.

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