Estratégias de Comercialização

Cuidados com o CRM nas PME e Micro-Empresas

Falar sobre projectos de CRM nas pequenas e médias empresas ou nas grandes empresas é na sua essência muito idêntico.


crm para pme

Praticar o relacionamento com os clientes de forma formal já deixou, há muito tempo, de ser apenas uma opção para as micro, pequenas e médias empresas (PME). Hoje é algo indispensável. Cada dia que passa, há mais PME nesse caminho, e num mercado cada vez mais disputado, com a crise claramente instalada, cada instante perdido na implementação dessa estratégia pode ser a diferença entre a sobrevivência e o fim do negócio. 

Falar sobre projectos de CRM nas pequenas e médias empresas ou nas grandes empresas é na sua essência muito idêntico. Para se ter um projecto de sucesso, as empresas precisam de desenvolver uma estratégia para identificar adequadamente os seus clientes - sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, e depois ter uma estratégia para distribuir os recursos de forma adequada, de acordo com o valor que cada cliente tem para a empresa.

On Inimigos do CRM Dentro de Portas

Nestas empresas, a propagação interna da informação costuma ser muito rápida, o que exige cuidados adicionais na comunicação e na formação da equipa. Nas pequenas empresas, por vezes a informação sobre o projecto chega aos envolvidos antes mesmo da comunicação formal, o que compromete a seriedade da iniciativa. Desde o início do projecto, é preciso que exista um planeamento da comunicação que permita não só aos envolvidos, mas a toda a empresa, acompanhar os resultados que são obtidos e compreender o seu papel dentro da nova estratégia de foco no cliente.

Essa mesma rapidez no transporte das informações acaba por se tornar um obstáculo à implementação do projecto quando não é tratada de forma adequada. Como as pessoas recebem informalmente dados sobre os clientes e o processo funciona bem assim, elas acabam por resistir a criar processos formais que vão ocupar tempo a registar e consultar informações que, hoje, já têm. Dessa forma, é importante demonstrar os benefícios adicionais que surgirão dessa partilha de informações, como a redução do ciclo de vendas, o melhor aproveitamento das oportunidades, e garantir que os colaboradores alimentam o sistema com dados correctos e mantêm as informações actualizadas.

A PME com CRM é o Bicho Papão

Na prática, as PME têm na estratégia de relação com clientes, talvez a única área onde podem competir em pé de igualdade ou de superioridade, com as grandes empresas.

Nessa área, a superioridade económica e a escala de produção dão lugar ao detalhe e à percepção individual.

Quer saber como uma estratégia de CRM pode ajudar o seu negócio? Pergunte-nos como ou faça um teste grátis do crm salesforce.com.

solução de vendas crm hubspot

 

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.