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Exportar: Construir a Máquina de Marketing e Vendas do Futuro (P&R)

Apresentação de modelo de transformação do negócio com a criação de uma infraestrutura de SMarketing, integração das vendas (Sales) e Marketing.


Exportar SMarketingNa passada semana, dias 6 e 7, teve lugar na Exponor o evento Time2Business que contou com um conjunto de mais de 30 conferencistas. No dia 6 apresentei a sessão com o nome "Exportar: Construir a Máquina de Marketing e Vendas do Futuro". Descarregue aqui a apresentação (já não está disponível). 

O objectivo foi apresentar às empresas - principalmente exportadoras - um modelo de transformação do negócio que implica a criação de uma infraestrutura de SMarketing, que integra as estratégias de vendas (Sales) e Marketing.


 

A máquina de SMarketing,

permite integrar os processos de vendas e marketing de forma simples e repetível

levando a experiência do cliente a um próximo nível.  

 


 

 

Perguntas colocadas no final da sessão SMarketing para Exportação:

P: Quando fala das ferramentas de SMarketing o que quer dizer exactamente all-in-one? 

R: O termo all-in-one foi aplicado na ferramenta de Inbound Marketing da HubSpot e quer dizer que nela estão incluídas genericamente as ferramentas de: SEO, Marketing Automation e Lead Nurturing, Marketing Analytics, Social Media, Email Marketing, Landing Pages e Content Creation.

P: A plataforma SMarketing apresentada tem mecanismos de alerta de visitantes clicktracking para sites de ecommerce?

R: O HubSpot tem de base a notificação de visita de um lead ou seja, uma vez preenchido um formulário do website as próximas visitas dessa lead darão origem a uma notificação como a mostrada abaixo. Além disso, podem ser acrescentadas inúmeras aplicações do marketplace.

Notificação visita ao website

P: Ouvi muitos termos que me são completamente desconhecidos. Onde me posso informar sobre o significado desses termos?

R: Não estar a par dos termos apresentados não é de forma nenhuma motivo de preocupação. Um novo conceito como o inbound marketing leva obrigatoriamente ao aparecimento de novos termos que pode explorar no artigo Inbound Marketing – Terminologias e Termos Que Deve Conhecer

P: O nosso site está particularmente bem posicionado. O resultado da pesquisa a keywords relacionadas com o nosso sector de actividade, mostra-nos sempre na primeira página, e nos primeiros lugares. Acontece que não vemos essa exposição ter qualquer resultado nas vendas.

R: Bom, para começar o sector de actividade parece ser muito pouco competitivo na web e o website, parece estar feito com tecnologia que facilita a indexação por parte dos motores de pesquisa.

Então o que falta? Falta trabalhar a conversão. O website está a cumprir muito bem o papel de trazer visitantes, mas não está a gerar leads, e consequentemente não está a gerar vendas. Pode consultar mais informação no artigo 4 Passos para Maximizar a Conversão e Gerar Leads. Fica claro neste caso que o website precisa de ofertas, convites à acção, páginas de aterragem, emails de acompanhamento, e de tudo isso a funcionar em benefício de uma sequencia de conversões.

Deixe o seu comentário abaixo, e se achar que lhe é útil, descerregue o eBook.

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