Dicionário de Inbound Marketing: Terminologias e Termos Que Deve Conhecer

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 10-12-2012 16:43

Quer trabalhe na área do marketing ou não, o termo inbound marketing é uma estratégia de marketing relativamente nova o que leva a que a terminologia associada possa ser um pouco confusa. Alguns termos são de difícil tradução para Português.

Dicionrio_Marketing_Digital

Ainda assim vou tentar explicar alguns dos termos mais comuns associados com o inbound marketing, para que possa perceber e adoptar o SMarketing mais facilmente.

Glossário e Terminologia Marketing Digital

Inbound Marketing: Mais que um sistema, é uma filosofia completa de internet marketing, onde a alta qualidade do conteúdo criado em meios digitais é promovido na internet de forma a tornar mais fácil a qualquer prospects encontar o seu negócio.

Neste tipo de marketing, os prospects interessados em preencher uma necessidade relacionada com o seu nicho, industria ou sector de actividade, encontram de forma activa a sua empresa e estão interessados no que você tem a dizer, e transformam-se de livre vontade em leads qualificadas. Pelo contrário, o marketing tradicional como os anuncios em Televisão, Radio, Jornais ou Revistas empurram a sua mensagem ( pushs ) para as pessoas, que podem não estar interessadas no seu produto ou serviço.

Pode saber mais sobre Inbound Marketing nos seguintes links:

O Inbound marketing é como um puzzle com muitas peças incluindo SEO, social media, email marketing, blogging, guest blogging, etc. tudo a trabalhar de forma alinhada e sincronizada para ajudar a promover as suas ofertas e conteúdo. O objectivo final, é ganhar mais leads e converte-los em clientes.

Funil de Inbound Marketing: Um funil de inbound marketing é o caminho percorrido por um prospect desde o contacto inicial até à conversão final em cliente. Um prospect pode entrar directamente para qualquer fase do funil, onde é sistematicamente alimentado e levado para a fase seguinte do funil com o objectivo de o converter com a oferta no fundo do funil.
Terminologia inbound marketing
Call to Action (CTA): O convite à acção (CTA) é uma imagem ou texto usado com o objectivo de levar uma pessoa a clicar em algum tipo de oferta para a converter ou fazer avançar no funil. Há muitas formas diferentes de criar um CTA e é de todo aconselhável a execução de testes A/B (descritos seguidamente) para assegurar que tem um CTA optimizado com uma boa taxa de clicks (click through rate).
ABC do Marketing Digital para PME Click Through Rate (CTR): A click through rate descreve a percentagem de pessoas que clicaram num CTA ou Anúncio versus o número de pessoas que o viram. Quanto maior a click through rate melhor. Geralmente, a CTA vai ser linkada a uma landing page (como descrito seguidamente). Apesar de todos os sectores serem diferentes, o CTR médio na internet anda à volta dos 15%
Métricas de Marketing
Landing Page: A landing page, página de aterragem ou página de destino, é uma página especifica feita à medida para um produto ou serviço especifico e um tipo de visitante especifico, com o objectivo de converter esse visitante com algum tipo de oferta.

Criar uma Página de Aterragem bem sucedida implica uma boa dose de ciência e exige também testes A/B para optimizar a taxa de conversão. Pode aprender mais sobre como criar uma página de aterragem de sucesso no nosso post do blog Como Criar Páginas de Aterragem Eficazes.

Oferta Conteúdo Premium: A Oferta de Conteúdo Premium, é algum tipo de conteúdo aprofundado e de alta qualidade que pode ser disponibilizado gratuitamente, com o objectivo de converter as pessoas em determinadas fases do funil de inbound marketing.

Exemplos de conteúdo premium incluem; ebooks, checklists, webinars, podcasts, white paper, casos de estudo, etc. Basicamente, qualquer coisa que forneça bons recursos educativos, com valor para qualquer pessoa que possa estar interessado no seu nicho ou indústria em particular. Pode saber mais nos artigos: Como abordar o conteúdo para entrar em novos mercados de exportação ou O santo graal para a PME exportar: Conteúdo!

Ofertas Top of The Funnel (TOFU): Uma oferta do Topo do Funil é algum tipo de conteúdo educativo, bastante genérico em termos de conteúdo e que interessa à audiência. Esta é a oferta usada inicialmente para educar o prospect (não promoção de vendas) sobre os conceitos gerais do seu sector de actividade e converter os visitantes prospects em leads e assim coloca-los no seu ciclo de inbound marketing e SMarketing.

Ofertas Middle of the Funnel (MOFU): Uma oferta do Meio do Funil, é um conteúdo premium de segunda linha que vai ser divulgado junto dos prospects ou leads que estão no funil de inbound marketing. O objectivo das ofertas Mofu é qualificar e estabelecer credibilidade junto da lead. É aqui que vai "descartar" todas as leads que não estão ainda interessadas em ser convertidas em clientes e qualquer pessoa que seja convertida na oferta mofu deve ser considerada uma lead qualificada.

Ofertas Bottom of the Funnel (BOFU): Quando as leads chegam à oferta bofu, é porque estão qualificadas e prontas para dar o próximo passo no processo de vendas. Aqui a oferta bofu vai ser algum tipo de oferta promocional tipo consultoria grátis, desconto ou promoção.

Taxa de Conversão: A taxa de conversão, é o numero de pessoas que preenche com sucesso um formulário no website e se converte numa lead versus o numero total de pessoas que visitaram a pagina. Quanto maior a taxa de conversão melhor, no entanto todos os nichos são diferentes pelo que os e testes para optimizar as taxas de conversão são essenciais.

Testes A/B: Os "testes A/B" são usados para optimizar uma peça de conteúdo ou imagem de forma a melhorar as taxas de conversão ou click through. Nos testes A/B, num único local (como mostrado na imagem anterior), são mostrados de forma aleatória dois ou mais tipos de conteúdos diferentes (call to action, páginas de aterragem, anúncios, etc). Cada elemento de conteúdo deve ter pequenas variações para que ao longo do tempo seja possível perceber qual das peças está a ter melhor performance.

Página de controlo - No teste A/B, a página de controlo é a página de aterragem inicial que vamos melhorar

Fricção - São elementos da página que impedem os visitantes de se converterem em leads. Um exemplo, são os CTAs em excesso, ou propostas de valor insuficientes.

Prospect / Visitantes Website: Qualquer pessoa que visite o seu website é considerado um prospect ou visitante. O facto de eles decidirem visitar o seu website de forma activa, para verem a informação que disponobiliza já os qualifica como prospects do seu nicho ou industria.
O objectivo com os prospects é converte-los em leads recorrendo a call to actions fortes, optimizadas landing pages e great conteúdo ofertas.

Leads: Uma lead é alguém que visitou o website e preencheu com sucesso um dos formulários quer seja numa página de oferta ou de contacto. Depois de converter o prospect em lead, ele está no funil de inbound marketing e vai ser alimentado ao longo do funil com o objectivo de o converter em cada fase do funil (tofu, mofu, bofu).

Lead Nurturing Campaign: As campanhas de lead nurturing são lusadas como "pontes" de ligação entre cada fase do funil, para "empurrar" a lead para a fase seguinte no funil de inbound marketing. As campanhas de lead nurturing devem ser desenhadas especificamente para cada fase particular em que se encontra a lead e deve incluir call to actions para as mover ao longo do funil e as converter na próxima oferta.

Above the Fold - Um termo importante no marketing online. Above the fold (acima da quebra de página) significa tudo o que o visitante vê na sua página sem precisar de fazer scroll.

Automação de e-mail ou automação de marketing - É uma série de e-mails que são acionados quando uma pessoa completa um formulário numa landing page. 

Saiba mais sobre lead nurturing em: Como Usar Marketing Automation - Fluxos de Marketing

Estes são apenas alguns dos termos usados mais frequentemente, neste mundo digital do marketing inbound há muitos outros. Como com quase tudo hoje em dia, pode fazer uma pesquisa no Google e devem aparecer um conjunto enorme de resultados.

Caso procure a definição de algum termo em particular que não esteja listado anteriormente, coloque a pergunta na zona de comentários a seguir e nós faremos o nosso melhor na explicação que conseguirmos.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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