Inbound Marketing

Dicionário de Marketing Digital - Métricas (Parte III)

Conheça as Buzzwords de Marketing Digital que explicam as métricas mais utilizadas na avaliação da performace das estratégias de marketing digital.


 

Existem inúmeros termos e siglas do Marketing Digital que deve conhecer para não se sentir excluído deste novo mundo digital. Este post dá uma breve explicação das Buzzwords de Marketing Digital mais usadas na Avaliação do Marketing Digital, maioritariamente siglas em língua inglesa. 

Métricas_Marketing_Digital

Os posts anteriores foram divididos por duas famílias de temas do Marketing Digital:

  1. Vendas e Marketing Inbound
  2. Glossário e termos sobre Blogs, Sites e Conteúdos

Buzzwords sobre as Métricas do Marketing Digital

CAC – Custo de Aquisição de Cliente é uma métrica significativa para as empresas para saber o quanto estão a gastar para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as acções de marketing.

CPC – Custo por Clique é uma forma de cobrança de serviços como anúncios pagos, por exemplo Adwords e Facebook, em que o pagamento é feito pelo número de cliques realizados.

CPA – Custo por Aquisição é uma forma de cobrança como o CPC, porém é calculada com base nas conversões realizadas e não dos cliques efectuados.

CTR – Click through Rate é o número de cliques dividido pelo número de visualizações de um anúncio exibido, por exemplo, em serviços como Google Adwords, Facebook Ads e LinledIn Ads. Essa taxa é extremamente importante para avaliar o desempenho dos anúncios, pois um anúncio com CTR baixo tem poucos cliques em relação a visualizações e geralmente custa mais caro, devendo ser optimizado.

KPI - Key Performance Indicators são os indicadores definidos para medir o progresso das suas acções para alcançar uma determinada meta.

Page views – São as visualizações de páginas de um site. Atenção porque page views é diferente de visitas. Para que fique claro: uma visita, pode gerar mais do que um page view numa mesma página, isso vai apenas depender de quantas vezes o utilizador entrou na página.

ROI – Return on Investment é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido e o que foi investido nos esforços de marketing.

SEM – Search Engine Marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o objectivo de promover um site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa, como Google, Yahoo, etc. Geralmente o SEM é dividido entre SEO, optimização para o site aparecer na Pesquisa Orgânica, e os anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO – Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em motores de busca como o Google.

Queda_Seo_Site

Visita – É o acesso de um visitante a um site. Um visitante pode fazer mais do que uma visita a um site. Se ele fechar o site e entrar de novo num intervalo superior do que 30 minutos, isso contabilizará duas visitas de um mesmo visitante.

Visitante – É o utilizador que executa acções no site durante uma mesma sessão.

Visitante Único – É o visitante que, se já entrou num determinado site e teve um cookie instalado no seu computador, contabilizará como o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Desta forma, é possível saber quantos visitantes teve um site, sem contar o mesmo utilizador mais do que uma vez.

Visitantes de retorno – É um visitante único que tenha entrado mais do que uma vez num site.

Web Analytics – É a acção de medir, recolher, analisar e reportar os dados da Internet, com o propósito de compreender e melhorar a usabilidade dos utilizadores e melhorar os resultados das acções no seu site e noutros canais digitais.

Este post termina um conjunto de três artigos Dicionário de Marketing Digital que explicam o significado dos termos  directamente relacionadas com o Marketing Digital que convém conhecer. Assim, e a partir de agora, estes termos já não serão chinês para si!

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.