Salesforce.com

5 Métodos de Previsão de Vendas - Qual escolhe?

Previsão de vendas não é especular sobre o que pode acontecer, mas o que pode fazer acontecer.


Previsao de vendasUm argumento comum contra as previsões de vendas é o de que as empresas e os comerciais têm mais que fazer, além de examinar futuros possíveis.

Pois esse é também o argumento a favor das mesmas previsões, afinal de contas o objectivo não é especular sobre o que pode vir a acontecer, mas imaginar o que se pode fazer acontecer.

É usar aquela velha máxima "a melhor forma de prever o futuro, é inventá-lo".

Previsões? Só no Fim do Jogo!

Todos nós sabemos que a previsão de vendas é um assunto delicado que envolve sempre uma combinação variável entre esperança, medo e adivinhação, que é baseada em algum nível de confiança para vender mais. Acontece que, na maioria das vezes isso dá asneira, ainda mais quando o modelo de vendas que funciona já não é o mesmo de antigamente.

Por outro lado, existe uma contradição óbvia entre previsão e exatidão, e é evidente que esta combinação de palavras contraditórias entre si, é o mesmo que misturar metros com litros.

No entanto, sabemos como são fundamentais para o processo de gestão dados como: previsão de vendas, facturação, lucro e cash flow. Estes são dados que qualquer gestor tem de ter, para que outras decisões de gestão do negócio possam ser tomadas. Claro que a forma como são usadas varia de acordo com o gestor, e das decisões a serem tomadas com base nos resultados.

Por exemplo, um comercial com fraca performance dificilmente apresenta previsões de venda nulas e mantém o emprego por muito tempo sem alterações. A provável resposta aos resultados das previsões podem despoletar essas alterações, que se espera possa ter uma influência tal sobre os números que venham a manter o comercial no bom caminho.

Mapa de previsao de vendas salesforce.comRelatório parcial do salesforce.com

5 Métodos de Previsão de Vendas

Independentemente do número de métodos ou técnicas existentes para fazer a previsão de vendas, vamos olhar para 5, cuja precisão e utilidade é variável:

1. Esperança

Claro que tentar fazer seja o que for, requer determinado grau de optimismo – alguma combinação de ansiedade e esperança. Se estiver a vender alguma coisa, ou a contratar alguém para fazer isso por si, aspirar a atingir um dado nível e esperar atingi-lo é uma boa aproximação à definição de objectivos.

Mas não há forma de montar uma previsão na qual o gestor, ou seja quem for, baseie as suas decisões. Onde espera chegar são objectivos não previsões.

2. Medo

O medo das consequências da previsão é um incentivo poderoso para auto infligir a ilusão. Um comercial com fracos resultados de vendas, é provável que mantenha o emprego por mais uns tempos se prometer compensar os fracassos das previsões passadas.

O gestor também não vai tomar decisões que possam dar melhores condições de sucesso a esse comercial. Na sua luta diária, ele vai conseguir mais uma extensão da "linha de crédito" por mais seis meses, caso o "fluxo de caixa" seja positivo no futuro. Um dia, ambos vão ter de enfrentar a realidade, mas, pelo menos esse dia não é hoje. As previsões baseadas no medo apenas adiam o inevitável, e tornam as coisas ainda piores.

3. Adivinhação

Previsão exacta é impossível por definição, portanto o única aproximação sensata é a simples adivinhação. O que é que aquele cliente vai comprar? Será que a concorrência vai ter alguma abordagem radical aos preços? O director financeiro vai libertar os fundos?

A grande maioria dos profissionais de vendas não sabe a resposta a estas perguntas, portanto adivinham – sim, não, ou talvez.

4. Confiança

A maior parte dos profissionais de vendas usam a confiança como base para as previsões de vendas. Os gestores de vendas reconhecem que ninguém fecha todos os negócios da lista de oportunidades, e aplicam o factor probabilidade ao valor estimado de cada venda para terem o ajustamento.

Por exemplo: O cliente A tem uma proposta de €10.000. O comercial tem uma confiança de 70% no desfecho positivo do negócio, então o valor estimado é ajustado a €7000. Os valores ajustados com o peso da probabilidade, é em princípio mais precisa que os outros três métodos. Mas ainda é baseada na adivinhação. O ajustamento do factor de confiança é uma adivinhação, portanto o resultado deve ser igualmente uma suposição. Só "parece" mais científico.

5. Processo

Este método muito usado nas ferramentas de CRM e que serve de base ao famoso funil ou pipeline de vendas, é um método mais científico para a preparação da previsão de vendas, e dá às equipas que adoptam o conceito uma vantagem competitiva. Pode ser standardizada para todas as oportunidades de venda e melhorada através de um ciclo de feedback fechado. É mais preciso que qualquer um dos outros métodos e, uma vez que permite um forte alinhamento entre a estratégia e o processo de vendas, acrescenta realmente valor aos aspectos operacionais das vendas.

Separar o processo de vendas em fases cria uma lógica de progressão desde o primeiro contacto até à venda. Atribuir um valor percentual a cada fase, e ajustar o valor da previsão com essa percentagem à medida que as fases são atingidas, melhora o valor da previsão. A única forma dos comerciais poderem ter uma maior previsão é chegar à fase seguinte, cada uma das quais torna o sucesso da venda mais provável.

No exemplo da imagem, a lista está ordenada por data de fecho, estando no final os negócios prestes a fechar, e com as probabilidades agrupadas por cor. À medida que os negócios vão descendo para o final da lista, devem passar de vermelho a verde. As cores chamam assim a atenção para os negócios em risco. Qualquer vermelho no fundo da lista indica que ou trabalha nesse negócio, ou pode começar a preparar-se para o perder.

solução de vendas crm hubspot

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.