Porque Não Fazer Cold Call, Se Quer Melhorar as Vendas?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 12-02-2014 14:53

Fazer_ou_Não_Cold_CallA Cold Call é vista cada vez mais como um instrumento de alto custo e baixos resultados. Porquê?

Bom, primeiro porque quando a crise e as dificuldades apertam, temos dois tipos de caminhos a tomar. Ou o da força bruta, ou usando a inteligência. Uma das técnicas mais usadas como força bruta, é tentar ganhar mercado com as "cold calls".

O infográfico a seguir indica algumas estatísticas que o podem ajudar a desenhar o plano para 2014. 

 

Cold Call Não é Para Vender

Uma cold-call, é uma telefonema a alguém que não está à espera. Os nomes que se ouvem regularmente são o de tele-marketing, tele-martelanço, spam telefónico, e anda de mãos dadas com os sentimentos de perda de tempo e frustração.

A tradicional cold-call outbound está associada à venda e apresentação de produtos, e tem tendência a evoluir para conversações, para resolução de problemas. Nessa perspectiva é cold call como processo de Inbound Marketing.  

No More Cold Calls
by lewisspearman.
Explore more infographics like this one on the web's largest information design community - Visually.

Solução: Cold Call 1.0 para 2.0

Se estava a pensar no cold-call para vender mais, as notícias não são particularmente positivas. A boa noticia é que apareceu o cold-call 2.0 - se assim lhe podemos chamar - que é um processo muito mais de marketing, onde ele próprio é desenhado para alavancar o cold-calling.

Como deve estar a ver, a ironia do Cold-Call 2.0 é que nunca deve envolver fazer "cold-calls". Já não é um telefonema fazer negócio, é uma conversação para -  com transparência e honestidade - construir confiança. O fazer negócio vai ser uma consequência.

 Achou Interessante? Receba Actualizações no eMail!

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

Descubra-me no:

Tópicos: Inbound Marketing