A Cold Call é vista cada vez mais como um instrumento de alto custo e baixos resultados. Porquê?
Bom, primeiro porque quando a crise e as dificuldades apertam, temos dois tipos de caminhos a tomar. Ou o da força bruta, ou usando a inteligência.
Uma das técnicas mais usadas como força bruta, é tentar ganhar mercado com as "cold calls".
Cold Call Não é Para Vender
Uma cold-call, é uma telefonema a alguém que não está à espera da sua chamada e que não o conhece de lado nenhum. Os nomes que se ouvem regularmente são o de tele-marketing, tele-martelanço, spam telefónico, e anda de mãos dadas com os sentimentos de perda de tempo e frustração.
A tradicional cold-call outbound está associada à venda e apresentação de produtos, e tem tendência a evoluir para conversações, para resolução de problemas. Nessa perspectiva é cold call como processo de Inbound Marketing.
Solução: Cold Call 1.0 para 2.0
Se estava a pensar no cold-call para vender mais, as notícias não são particularmente positivas. A boa noticia é que apareceu o cold-call 2.0 - se assim lhe podemos chamar - que é um processo muito mais de marketing, onde ele próprio é desenhado para alavancar o cold-calling.
A ironia do Cold-Call 2.0 é que nunca deve envolver fazer "cold-calls". Já não é um telefonema para fechar um negócio, é uma conversa para - com transparência e honestidade - construir confiança. O fazer negócio vai ser uma consequência.
Cold-Call é mais uma tática
Uma Cold-Call é mais eficaz quando combinada com estratégias de prospecção e qualificação de vendas. Também é especialmente poderoso quando combinado com a metodologia inbound.
Nas vendas inbound, os potenciais clientes encontram o seu website, anuncio, campanha... e "entram" voluntariamente como leads. Frequentemente, os prospects precisam de um incentivo para agir, e os canais digitais podem não ser suficientes para fechar a venda. Eles precisam de falar com alguém, de receber uma “chamada fria”, onde possa apresentar a sua proposta de valor de forma mais clara.
É fundamental integrar as vendas telefónicas com outros canais digitais. Até porque, nem sempre tem a quantidade de leads inbound que precisa. Mesmo como esta tática outbound, se fizer bem o trabalho de casa com pesquisa e qualificação, a cold-call pode ser executada de forma que já não seja tão "fria".
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