Inbound Marketing

Aumentar Número de Alunos nas Universidades com Plano de Inbound Marketing

Saiba porque é que as Universidades e estabelecimentos de ensino precisam de inbound marketing para aumentar o número de alunos


Mais_Alunos_Universidades

Nos últimos anos, invariavelmente no período Maio a Setembro, temos recebido pedidos de instituições de ensino superior, para as ajudar a preencher as vagas com campanhas de marketing flash. Querem os resultados, e querem-nos já!

Lamento informar, mas não acredito nessa abordagem meramente táctica. Aliás, acredito que ela compromete o futuro da instituição. Essa é uma abordagem de publicidade e não de marketing, porque marketing não se faz 3 meses por ano, e vou tentar explicar porquê.

O panorama do ensino técnico e superior público ou privado em Portugal, entre faculdades, universidades, institutos politécnicos e demais, é, podemos dizer, demasiado vasto para um universo de juventude que teima em não crescer, antes pelo contrário.

Neste cenário e com esse tipo de concorrência, pode ser difícil aumentar ou manter de forma continua o número de alunos. As instituições de ensino superior, genericamente falando, precisam de diversificar a organização de marketing para atrair o numero de alunos suficiente. As receitas para o marketing universitário podem ser muitas, mas se o budget de marketing é uma limitação, ela dá pelo nome de marketing inbound.

Aqui estão quatro componentes base de um plano de inbound marketing para universidades, construído para aumentar o número de novos alunos (admissões) nos estabelecimentos de ensino.

1. Criar Uma Estratégia de Inbound Marketing

Qualquer campanha de inbound marketing deve começar pela fase da estratégia. É importante ter uma estratégia eficaz, porque ela tem como consequência cada uma das acções que vier a tomar.

Depois da estratégia desenhada, vai conseguir atrair novos clientes potenciais (potenciais alunos) e alimenta-los para estabelecer uma confiança e um relacionamento com a sua marca (instituto, faculdade ou universidade).

2. Identificar a Audiência

Antes de tentar chegar ao seu público-alvo, é importante identificar quem é ele e por onde anda.

Quer chegar aos juniores do ensino secundário, aos seniores do 2º ciclo do ensino superior ou a todos os estudantes do ensino secundário e superior? E como trata os pais? O conteúdo que vier a criar e as campanhas que escolher executar devem estar relacionadas directamente com o seu público-alvo.

3. Construir a Presença Digital

A sua prioridade número um, deve ser ter visibilidade on-line e ter um site activo. Este não vai ajudar só a dar reconhecimento à marca e a fornecer informações úteis a quem a procura, o site serve como hub de marketing inbound - e muitas das actividades de marketing vão fazer a ligação para empurrar o tráfego para lá, e recolher as informações dos potenciais alunos.

Apresentar no site e nas campanhas de marketing inbound conteúdos originais e envolventes, é o que vai atrair os potenciais estudantes para o site e dar-lhes um motivo para voltarem novamente.

4. Análisar e ter Reporting Consistente

O ROI dos esforços de marketing inbound dependem dos objectivos que definiu durante a fase da estratégia. Acompanhe e analise os dados, o seu objectivo é tirar conclusões e ver os resultados relacionados com os seus objectivos.

À medida que continuam a aumentar o número de faculdades, universidades e estudantes que procuram o ensino superior, é importante ganhar destaque da concorrência. Alcançar os potenciais alunos com conteúdo personalizado e direccionado que eles querem realmente ver, quando o querem ver, levando-os por fim a candidatarem-se à instituição.

Dica: A abordagem tradicional de meios e publicidade tem os dias contados, porque se vai tornar financeiramente insustentável devido ao excesso de meios e à falta de eficácia de cada um deles por si só. Peça uma análise ao seu marketing e perceba porque é que a humanidade também evoluiu da caça para a agricultura (leia-se: marketing outbound para inbound).

ABC do Marketing Digital para PME

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.