A sua empresa precisa desesperadamente de gerar leads, e essa é uma tarefa cada vez mais difícil! Agora ponhámos os pés na terra, se não conseguir fazer isso acontecer o seu negócio não vai ser rentável. A verdade é que nos dias que correm há uma série de desalinhamentos na interpretação do que é a geração de leads. Os tempos do mail directo, do telemarketing, e das feiras estão a dar lugar ao negócio digital. A pergunta é, o que fazer agora? e a resposta?começar já a mover tudo para o online, e começar já a gerar leads online!
Se não quer perder o comboio da Internet, do marketing, e manter um olho na sua concorrência, a geração de leads online assume extrema importante para que se consiga manter actualizado. Isto claro, se quer estar um passo à frente da concorrência! A questão é que, se não quer ficar para trás, e quer colocar a sua empresa a gerar leads online, há alguns cuidados que deve ter antes de começar.
O que é uma Lead?
Primeiro vai precisar de saber o mais básico: o que é uma lead? Uma lead é uma pessoa que mostrou algum tipo de interesse no produto ou serviço da sua empresa. Quando começar a gerar leads online, vai gerar estas leads com páginas de aterragem e ofertas que atraem os potenciais clientes para a sua empresa. As páginas de aterragem ou destino são páginas do website que tem como objectivo fazer com que os visitantes preencham algum tipo de informação para ter acesso à oferta. Assim que tiver essa informação, pode alimentar esses leads com informações complementares, relacionadas e periódicas. A geração de leads on-line é isso mesmo!
Como Começar a Gerar Leads
Para começar a gerar leads na web, vai precisar primeiro de trabalhar offline pois vai precisar de criar as ofertas. Estas podem assumir muitos formatos, mas o fundamental é que sejam suficientemente atraentes para levar as pessoas a preencher o formulário. Podem incluir ebooks gratuitos, webinars, até mesmo vídeos que possam atrair os potenciais clientes.
Vai ver que há sempre alguns que estão interessados, independentemente do que tenha para oferecer! É por isso que a geração da leads on-line é tão eficaz, há sempre um fluxo mais ou menos constante de leads dispostos a mostrar interesse pela sua empresa.
A seguir, vai precisar de uma página de destino. São estas páginas - também conhecidas como páginas de aterragem - que vão motivar os visitantes do seu website a solicitar a oferta. Tem agora a oportunidade de as converter pois já tem as informações de contacto. Estas páginas precisam de ser atraentes, limpas, claras, e de fácil navegação. Deve também saber informações que possam ser usadas posteriormente no processo de alimentação da lead até à venda. O formulário que colocar nas páginas de aterragem devem ter sempre uma forma de captar as informações de contacto - o endereço de e-mail é obrigatório - para que possa realizar uma campanha de e-mail marketing eficaz.
Por fim, vai precisar de atrair os visitantes para as suas páginas de aterragem! Isso é feito através de chamadas à acção. Estas podem ser ícones gráficos, texto com algum tipo de realce, ou qualquer forma de imagem que possa atrair visitantes do website para as páginas de destino. É muito simples, só precisa de uma imagem que diga aos visitantes o que vão receber se clicarem nela. Uma imagem gigantesca GRÁTIS pode ser o suficiente!
E é isso! Agora já tem um esqueleto da campanha de geração de leads, tudo online! Os visitantes do website irão ver o seu convite à acção, visitam as páginas de destino, e recolhem as ofertas, gerando as tão desejadas leads.
Não está a gerar a quantidade ou tipo de leads que deveria ter? Contacte-nos e vamos ver como podemos ajudar!