Estratégias de Comercialização

OPTIMISMO: O Calcanhar de Aquiles do Empreendedor (e do Plano de Negócio)

Saiba porque motivo o plano de negócio é influenciado pelo optimismo e ignora as bases do modelo de negócio viável com o valor do cliente maior que o CAC.


optimismo_Startup.jpgSer empreendedor exige um grande optimismo, e uma crença muito forte em como os clientes vão adorar o nosso produto ou serviço. Infelizmente, este mesmo optimismo leva também os empresários a acreditar frequentemente que os clientes vão fazer fila à porta para comprar.

Isso faz com que subestimem o custo que vão ter para adquirir clientes, e essa ligeireza acaba por comprometer a sustentabilidade de todo o negócio.

O Problema no Plano de Negócios

Como consultor, um cenário com que me deparo frequentemente (onde me revejo num passado não muito distante), é um empresário que sonhou com um novo produto/serviço realmente útil, e que pode ser oferecido através da web. 

Muitos dos empreendedores que fazem estas apresentações, eu diria que a maioria dos casos, tem um produto/serviço realmente inovador, interessante e atraente.

No entanto, quando começamos a abordar o plano de negócios, há pouco ou nenhum foco em qual o custo de aquisição de clientes (CAC). Quando faço perguntas sobre esse assunto para perceber o que lhes vai na cabeça, o que geralmente sai é algo vago, que envolve raciocínios à volta do marketing digital, de feiras setoriais e crescimento viral, mas sem números associados.

A Viralidade É Sua Inimiga

Um olhar rápido sobre um conjunto de startups B2C mostra que, apesar de esperarem muitas vezes um crescimento viral, na realidade, ele é extremamente raro. Quando acontece, as empresas associadas são geralmente muito atraentes, e conseguem uma forma de rentabilizar os seus clientes rapidamente. 

O que é mais comum, é ser necessário adquirir clientes através de uma série de tácticas e fases que passam por SEO, SEM, PR, Marketing Social, vendas directas, vendas por canal, etc, que vai custar à empresa quantidades significativas de dinheiro.

Quando os empresários olham pela primeira vez para a dimensão dos números do CAC com esses tipos de técnicas, ficam chocados e surpreendidos. Falhada a viralidade, a abordagem mais natural são essas tácticas. Sendo o budget normalmente apertado, ele acaba por ser colocado em despesa e não na criação de activos, e o sonho acaba numa triste realidade.

Foi para isso que apareceu o marketing inbound, e é por isso também que deve por sempre a estratégia antes da táctica com um plano de acção inbound.

Ver Video Inbound Marketing para Totós

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.