7 Perguntas a Fazer Antes de Contratar um Familiar

Uma situação muito comum, e que se tem tornado um problema crescente com a também crescente competitividade empr


Uma situação muito comum, e que se tem tornado um problema crescente com a aguerrida competitividade empresarial, é a contratação de familiares para ocupar lugares na empresa. Contratar FamiliaresPara efeitos de referência, vou usar um exemplo verídico de um empresário que contratou uma Nora - mulher do seu filho, mãe dos seus netos e uma sua potencial herdeira - para responsável de marketing da sua empresa familiar.

A empresa precisa de um perfil idêntico ao da sua Nora?

Integrar uma pessoa numa equipa de trabalho é algo muito sensível. Se a pessoa possui as qualificações adequadas, certamente que será bem-vinda; caso contrário, poderá ser um elemento originador de um mau ambiente profissional. Tal situação poderá ter significativos reflexos no rendimento da equipa e criar uma situação muito delicada para a sua própria nora e, no final, para si mesmo.

Perguntou à sua Nora se está interessada na função?

Ter o perfil para exercer uma determinada função ou posição, é muito distinto de a querer assumir. Antes de convidar uma pessoa deve primeiro verificar, mesmo que por meio informal, se ela está disponível para se candidatar a exercer um tal desígnio. Passada esta primeira fase, de sua parte o que se espera é que recrute os melhores recursos humanos para a sua organização.

Existem outras pessoas na família com as mesmas capacidades da sua Nora?

Se na família existem outras pessoas com habilitações para a mesma função, o processo de seleção não só não se deve alhear desta ocorrência, como deve ter a preocupação de a gerir com muita transparência. Caso contrário, num futuro mais ou menos próximo, poderá vir a ser confrontado por estas, ou por interpostas pessoas, do porquê de não terem sido abordadas e consideradas como potenciais candidatas.

Consegue definir claramente o que a empresa espera da sua Nora?

Contratar uma pessoa é um ato que previamente deve requerer a especificação de qual ou quais as funções que se espera sejam assumidas. Como as funções podem ser títulos geradores de distintas interpretações dependendo das organizações, das pessoas, etc., o ideal será ser mais assertivo e descriminar de forma detalhada os objetivos, as responsabilidades e até mesmo as ações expectáveis. Só assim se estará habilitado para, a qualquer momento, se poder efetuar uma avaliação de desempenho objetiva.

De quem é que a sua Nora dependerá profissionalmente?

Ao assumir um função na sua organização, será certamente integrada na sua estrutura e, como tal, dependerá funcional e hierarquicamente de um responsável. A pessoa que assumir essa difícil responsabilidade terá de ter bem presente se o que se espera é que lidere uma pessoa que deve executar determinada função, como qualquer outra, ou simplesmente a nora do patrão que vai passar umas horas à empresa. Clarificar esta posição prevenirá possíveis mal entendidos ou potenciais conflitos.

A sua Nora terá algumas condições privilegiadas comparativamente a outras pessoas?

A um trabalho corresponde uma determinada remuneração que, para além do salário, pode considerar outras variáveis compensatórias como uso de telemóvel, viatura, combustível, despesas de representação, etc.; além de outras possíveis componentes como uma flexibilidade ou menor carga horária, pontes ou até mesmo mais dias de férias. O que deverá ter em devida ponderação é que o estabelecido servirá sempre de comparação por parte de outros colaboradores, o que poderá ser um fator de maior ou menor aceitação e, consequentemente, incentivador ou desincentivador de determinados comportamentos.

Se necessário está preparado para despedir a sua Nora?

Uma organização possui um conjunto de expectativas relativamente a cada um dos seus colaboradores, que se podem manifestar de forma genérica e comuns a todos: cumprimento de horários, honestidade, simpatia, etc.; ou específicos a uma pessoa, ou conjunto de pessoas, como podem ser indicadores de produtividade, índices de satisfação dos clientes, etc. Independentemente da sua caraterística, os índices de cumprimento, ou não, desses critérios podem ser originadores de situações de dispensa do colaborador, independentemente da sua relação familiar com os responsáveis ou proprietários da empresa.

Conclusão

Ter familiares a trabalhar na empresa é normalmente uma vantagem comparativa das sociedades familiares; contudo, a sua integração, acompanhamento e gestão são processos que devem estar prévia e devidamente definidos e percebidos por todos.

Com este pressuposto minimizamos conflitos na empresa e na família e asseguramos uma empresa mais competitiva e uma família unida. Quer falar com um consultor sobre o seu caso? Clique AQUI.ABC do Marketing Digital para PME

*As opiniões expressas no presente artigo são do autor convidado e não necessariamente da Nível Horizontal.

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.