HubSpot Marca Começo de Uma Nova Era No Marketing com o COS

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 11-09-2013 15:04

 

Novo COS da HubSpotA julgar pelas reacções que tem sido colocadas pelos profissionais de marketing nos blogs e redes sociais, o evento da HubSpot do passado mês de Agosto denominado Inbound 2013 que reuniu quase 6000 profissionais, talvez a maior concentração de profissionais de marketing alguma vez vista, marca o inicio de uma nova era.

Retive particularmente uma frase do orador que fez a abertura do evento Seth Godin, que na minha opinião marca o essencial: 

“you don’t have a job, you have a platform to make art”

Esta é uma mensagem que reflecte na sua essência uma atitude que os profissionais de marketing devem ter quanto às suas funções e quanto às ferramentas que devem usar. É também uma mensagem para todos os gestores que fomentam um departamento de marketing despido de atitude inovadora, de intencionalidade criativa, virados para o seu umbigo. "Tu não tens um trabalho, tens uma plataforma para fazer arte" é profundo, revelador, inovador e rompe com o tradicional livro de marketing. 

A empresa que colocou o Inbound Marketing na boca do mundo em 2007, diz em 2013 que ele está ultrapassado. A HubSpot está agora no negócio de ajudar as empresas a criar para os seus clientes Experiências Inbound. Os clientes não distinguem o marketing das vendas, portanto, as empresas não precisam de nenhum deles no sentido tradicional, com a ajuda de algumas das ferramentas apresentadas.

O que é o Novo Content Optimization System - COS?

O expoente máximo na tecnologia de websites é nos dias que correm o CMS – Content Management System, que muitas vezes designamos por gestor de conteúdos do website.

 

O COS é um sistema integrado que inclui website, blog e páginas de aterragem que identifica as necessidades individuais de cada um dos visitantes do website, e cria uma experiência personalizada para cada um deles. O sistema é optimizado para equipamentos móveis com a ajuda de web design sensível, funciona numa completa integração de todos os canais de marketing, é facilmente adaptável para ir de encontro às mudanças nas necessidades das PMEs. Algumas das funcionalidades que os utilizadores do COS podem usar:

  • Web Design sensível, para Endereçar as Necessidades do Mercado Móvel em constante Mudança

  • Conteúdo Integrado, Social, e Email Marketing para uma Estratégia de Inbound Marketing abrangente

  • Conteúdo Personalizado Baseado no Comportamento e Histórico dos Visitantes no Websites

  • Optimização da Pesquisa Social, Com a Ajuda do Google Authorship Tagging Automático.

  • Carregamento do Website Super Rápido 

Em termos mais simples, o COS da HubSpot aproveita o conceito de conteúdos dinâmico para fornecer as mensagens certas às pessoas certas, no momento certo. Uma forma simples de perceber o conceito, é pensar num dos melhores exemplos conhecidos de conteúdos dinâmicos, o motor de recomendações de produto da Amazon.

O website compila numa base de dados centralizada o conhecimento sobre os seus interesses e demografia, e faz recomendações personalizadas com base nos seus hábitos de navegação e histórico de compra. Os conteúdos dinâmicos são uma ferramenta incrível para criar uma experiência relevante a cada um dos visitantes do seu website.

Com base nos seus interesses e histórico de conversão das leads, pode fornecer artigos “à medida”, calls-to-action, e oportunidades dea reconversão. O novo COS da HubSpot é uma verdadeira lufada de ar fresco para os empresários e profissionais de marketing.

Se é um feliz utilizador da HubSpot, têm agora a possibilidade de personalizar a entrega de conteúdos no website. Isto quer dizer que o conteúdo da homepage pode ser personalizado para um prospect e depois mostrar diferentes conteúdos a um cliente já existente, melhorando assim a experiência de compra para cada segmento.

Conteúdo Dinâmico

Conteúdo dinâmico é o conteúdo que responde especificamente às necessidades e expectativas do visitante, que permita o fornecimento de informações relevantes, seja ele um prospect, lead, ou mesmo um cliente. O resultado, é a oportunidade proporcionada para que seja um campeão de "contexto" - fornecendo o conteúdo certo no momento certo.

O conteúdo dinâmico é um componente extremamente importante do inbound marketing. Se tem o marketing à sua responsabilidade, quererá seguramente ter a certeza que está a chegar aos learners(ToFu), aos clientes shoppers(Mofu) e compradores (Bofu), e fornecer o conteúdo certo ou chamadas à acção para os alimentar até se tornarem clientes e evangelistas.

O conteúdo dinâmico vai permitir alcançar cada um desses tipos de públicos com o conteúdo certo, no momento certo. Ao usarmos conteúdo dinâmico, tornamos todo o ciclo de compra bem mais eficiente.

Auscultação Social Melhorada

O social media marketing é bem mais eficaz se não estiver só a publicar o conteúdo, mas estiver também a ouvir os seus prospects e clientes. O novo COS da HubSpot inclui também uma nova ferramenta denominada social inbox, que combina uma poderosa capacidade de monitoração e gestão das melhores plataformas de social media do mundo.

Pode configurar streams personalizados com base em keywords e mesmo leads no seu funil de vendas, e utilizar facilmente os seus activos de conteúdo para responder às perguntas dos clientes e prospects. A nova social inbox também permite alimentar as leads numa campanha específica via canais sociais em vez do tradicional fluxo de email.

Signals para Vendas

A natureza das vendas mudou de forma muito significativa com o inbound marketing. Os profissionais de vendas raramente se envolvem com os consumidores durante as fases iniciais de pesquisa. Isso acontece porque os clientes se tornaram mais dependentes da pesquisa Google na procura de respostas às perguntas básicas sobre produtos ou serviços. A HubSpot comprou recentemente a Signals, uma poderosa aplicação para a qualificação de leads que ajuda os profissionais de vendas a focar a sua energia com base no comportamento humano. As principais funcionalidades da aplicação incluem:

  • Notificações Revisitas da Lead ao website

  • Notificações Abertura Emails 

  • Notificaçőes Abertura Emails do CRM salesforce.com

  • Integração com LinkedIn 

A aplicação funciona com o Gmail ou o Outlook. O Signals permite que as equipas de vendas possam perceber que prospects se estão a envolver activamente com os seus emails e website, e se possam focar em fechar leads com o budget, autoridade, tempo, e necessidade certos para os seus produtos ou serviços. 

Se quiser começar a desenhar o seu marketing para o futuro, comece por descarregar o Signals aqui - agora Sidekick e veja uma demo do HubSpot.

demonstração HS

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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