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Como Optimizar O SEO do Website Para o Marketing (Parte 2)

Saiba quais são os nove elementos principais da Optimização SEO On-Page no seu Website que influenciam os resultados dos motores de pesquisa.


Em posts anteriores falei da importância da palavras chave ou keywords para o SEO e vimos ainda que existem dois tipos de SEO: On-page e Off-page.

Hoje, vou-me focar no primeiro tipo de SEO e que é o mais fácil também, analisando os 9 elementos essenciais.

Nove Elementos da Optimização do Website SEO On-Page 

optimização website

1. Page Title

Os page titles são um dos factores mais importantes no on-page SEO. O page title é o texto que vê no topo da janela do seu browser quando está a ver a página web. Eles também são o título da página que é apresentada nos motores de pesquisa.

Os page titles podem ser encontrados e editados no HTML dos websites. É o texto no meio da tag <title>.

A seguir pode ver algumas instruções para gerar page titles eficazes:

  • Inclua keywords.

  • Não ultrapasse os 70 caracteres. Page titles mais longos não são vistos pelo browser ou pelos resultados de pesquisa no Google. Se fizer um page title muito longo, também vai diluir a importância das keywords mencionadas. 

  • Coloque as keywords o mais perto possível do início do título. 

  • Torne-o legível para os visitantes do site. 

  • Inclua o nome da sua empresa no fim do page title, a menos que seja uma grande marca e as pessoas procurem por si através do nome da marca. 

  • Use page titles diferentes para cada uma das páginas. Cada página é uma oportunidade para atirar a keywords diferentes. 

2. Meta Description

A Meta data é frequentemente desvalorizada como oportunidade para atrair visitantes das pesquisas. Curiosamente, ela não influencia directamente o ranking nos motores de pesquisa. No entanto, é uma boa prática incluir keywords na meta description.
Meta data é o texto visto como descrição do website nas pesquisas Google. Estas palavras atraem a atenção de quem pesquisa e indicam se o resultado da pesquisa lhes é particularmente relevante. Por este motivo, incluir keywords na sua meta description pode atrair visitantes, mesmo assim ela não afecta o ranking no motor de pesquisa.

A meta description é algo que não é visível na sua página web. Este pequeno resumo da página web, que está normalmente incluído no topo do código fonte das páginas numa tag <meta description> não é usado pelos motores de pesquisa para qualquer objectivo de SEO. A meta description é usada para fornecer à pessoa que pesquisa uma pequena descrição da página (<150 caracteres para ser exacto) por baixo de cada resultado. De facto, se a meta description não for incluída no código fonte, o motor de pesquisa vai normalmente mostrar em seu lugar parte do conteúdo da página. Uma vez que a meta description não é tão bem percebida como outos elementos da página, há alguns erros muito comuns cometidos na criação dos websites.

3. Headings ou Cabeçalhos

Sempre que uma parte do texto aparece maior ou mais proeminente que o restante texto na página, provavelmente é parte de um heading. Pode verificar você mesmo no código HTML do website, e ver se esse texto tem as tags <h1>, <h2>, ou <h3> à volta dele. Peça ajuda a um programador para ver isto. O texto nos cabeçalhos é mais provável que seja lido como keywords pelos motores de pesquisa, do que o restante texto no página.

Por este motivo, é conveniente incluir keywords nos seus cabeçalhos sempre que possível. <h1> tags dão ao texto mais peso como keywords que as tags <h2>, e as tags <h2> tem mais peso que as tags <h3> tags. Apesar das tags <h4> e <h5> existirem, a sua influencia nas keywords é virtualmente a mesma que o texto normal. Incluir demasiados cabeçalhos dilui a importância das keywords pelos outros cabeçalhos, portanto recomendo a utilização do <h1> uma vez só. Se a página tiver muito texto como um blog, esteja à vontade para acrescentar tags <h2> ou <h3> como títulos dos parágrafos.

4. Cascading Style Sheets (CSS)

O HTML é o código por traz do website que o motor de pesquisas lê. Os motores de pesquisas extraem informação relevante do seu HTML, como keywords.
O CSS, por outro lado, é onde está o template para o layout da página. No CSS, são definidos os cabeçalhos, links, e devem aparecer outros elementos visuais do texto.
A lição a tirar aqui é simples: use CSS. Coloque informação relacionada com o layout no seu HTML pode diluir a relevância do texto HTML, que é o que quer que o motor de pesquisas leia.

5. Imagens

Imagens na página web podem certamente melhorar a experiencia do utilizador. No entanto, quando inserir as imagens no seu website, deve ter em consideração o seguinte:

  • Não use imagens em excesso. Mais imagens, significa que a página vai levar mais tempo a carregar. Isso tem um impacto negativo quer na experiencia do utilizador quer na optimização para o motor de pesquisa. 

  • Associe texto às imagens. Os motores de pesquisas não lêem imagens, eles lêem unicamente texto. O ALT Text é um atributo HTML que pode acrescentar às suas imagens de forma a que o motor de pesquisa, substitua a imagem com algum texto associado. 

  • Inclua keywords no nome do ficheiro da imagem. Isto vai ajudar a atrair trafego relevante como resultado das pesquisas de imagens. Separe as diferentes keywords no nome do ficheiro com um (-). 

6. Domain Info

Os rankings nos motores de pesquisa favorecem os sites registados por um período de tempo mais longo. Registos de domínios mais longos indicam um compromisso com o website e quer dizer que o site tem uma baixa probabilidade de ser considerado spam. Estenda o registo do website por $10-20 ao ano para melhorar SEO.

7. MOZ Rank

O MOZ Rank é uma medida geral que representa a autoridade do website online. Quanto maior o MOZ rank melhor e ele é afectado tanto por factores SEO on-page como off-page. Melhorar o on-page SEO pode ajudar a melhorar o rank, mas há muitas mais coisas que pode fazer para o melhorar. Voltaremos a isso mais tarde.

8. Google Crawl Date

Quando a Google crawl passa pelo seu website, a informação relacionada com ele é actualizada, como as keywords e outros factores SEO. Quer isto dizer que, você quer que o Google crawl passe pelo seu website tão frequentemente quanto possível.
A melhor coisa a fazer para ter o Google crawl a visitar mais frequentemente o seu website, é produzir regularmente novo conteúdo e publica-lo no website. Vamos explorar isto em mais detalhe posteriormente.

9. Estrutura URL

O URL da página web é o seu endereço web. Por exemplo, O blog da Nível Horizontal tem um URL http://www.nho.pt/blog. A estrutura URL de um website é o retrato de como os diferentes URLs se ligam entre si.

Infelizmente, melhorar a estrutura dos URL é um dos aspectos mais difíceis da optimização on-page do website. Os métodos para remendar estas falhas dependem inteiramente da infraestrutura tecnológica que suporta o seu website, como o sistema de gestão de conteúdos (CMS) ou a estrutura de programação. Apesar de tudo, se tiver do seu lado um programador competente, ele pode ajudar a resolver estas questões e melhorar significativamente o seu SEO. A sua melhor aproximação pode ser dar ao programador a seguinte lista.

Princípios de Uma Boa Estrutura URL:

  • Sempre que necessário, aplique um 301 redirect. O 301 redirect envia um URL antigo para um novo após a mudança. Certifique-se que o faz, caso altere o URL nas páginas do website. Um erro comum é não fazer o 301 redirect entre empresa.com e www.empresa.com. Isto pode ser um grande problema do ponto de vista de SEO, uma vez que o motor de pesquisas vai dar credito separado a ambas as versões do seu website.

  • Evite páginas com URLs muito elaborados. Veja este exemplo do que é um URL muito elaborado :http://empresa.com/sobre/departamentos/contactos/telefone. Estas páginas vão ter menos créditos SEO. Pode resolver este problema melhorando o design geral do website.

  • Inclua keywords no URLs. Se já comprou o seu domínio principal URL, então não se preocupe em comprar um novo só por causa disto. Mas pode limpar os URLs das suas páginas interiores para incluir keywords e não parecer linguagem sem nexo.

  • Para os URLs das páginas internas, separar as keywords individuais com hífen (-). Por exemplo: http://www.nho.pt/inbound-web-marketing/ é um bom URL que capta como keywords 'inbound', 'web' e 'marketing'.

Criar URLs estáticos, não dinâmicos. Isto quer dizer que o URL para cada uma das páginas deve ser sempre o mesmo, aconteça o que acontecer. Veja se vê URLs diferentes para a mesma página no seu website. Caso isso aconteça, pode tentar descobrir como criar URLs estáticos com o software do web server. Faça uma pesquisa Google sobre "Criar URL estáticos " + (nome do software no servidor).

Veja no gráfico todas as variáveis com peso no ranking:

 

Se quer por pés ao caminho de imediato, peça ajuda aqui!

 

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