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5 Novas Funcionalidades no CRM que Adoro (Dica: as 4 melhores são grátis)

Conheça as novas funcionalidades do CRM gratuito que podem fazer mesmo uma grande diferenças no seu negócio.


Para quem anda nestas lides do CRM desde 1997 como eu, e assistiu à revolução do CRM na Cloud lançado pela salesforce.com com que comecei a trabalhar em 2002 de forma verdadeiramente apaixonada, estou a viver 14 anos depois outra época "UAU" com um CRM.

CRM-957936-edited.jpg

Acredito que estamos a viver outra revolução não na tecnologia em si, mas na abordagem e principalmente no preço. Neste texto vou falar de 5 funcionalidades do CRM que acho verdadeiramente fabulosas, até porque caem na família dos CRM gratuitos ou perto disso.

De facto o CRM da HubSpot é composto por duas ferramentas. O HubSpot CRM e o HubSpot Sales. São ambas gratuitas, e tem como opção o HubSpot Sales Pro que custa $50/mês/utilizador (mínimo 2). Veja o CRM como a ferramenta onde está a base de dados, gestão dos negócios etc. e o Sales como a ferramenta que os comerciais usam no dia a dia e que os ajuda a ligarem-se às pessoas certas, no momento certo, com a mensagem certa.


1. Extensão de eMail (Integra com CRM com Gmail e Outlook)

Adoro esta. É uma extensão que instala no Chrome e acredito que é uma ferramenta de vendas essencial por dois motivos: 1º porque é bom saber quem é determinada pessoa, 2º porque ainda melhor é saber o que está a acontecer no mundo dessa pessoa neste preciso momento.

Vejamos este exemplo:

  • Se receber um email n o Gmail ou Outlook, aparece logo uma janela do lado direito com informação que está disponível na web e no CRM sobre essa pessoa. Ao abrir um email do Pedro Silva, sei logo que páginas ele viu, que formulários preencheu que emails da sua empresa clicou, abriu, em que fase do ciclo de vendas está, a actividade no twitter... 
  • Se enviar um email, mal escreve o endereço de email vai-lhe aparecer a mesma coluna informativa do lado direito. Além disso, pode mandar o email com conhecimento do CRM, com notificação de abertura e clique, e ainda (imagine que o está a escrever às 2 da manhã de um sábado) enviar numa data posterior.

Fantástico não? Tudo isto no seu email... ainda não viu o CRM. Acrescenta a isso, que pode fazer uma chamada de voz de imediato, que vai ser registada (e gravada) no CRM (veja no ponto a seguir).

HS_Sales_no_Gmail.png

 


 

2. Chamadas (Adeus integração do CRM com central telefónica)

Esta acho fabulosa!! 

Estou no CRM, na ficha de contacto do Pedro. Para fazer uma chamada telefónica, em vez de pegar no telefone, marcar o número..bla..bla, só clico em "Chamada" e escolho se quero usar o browser ou o telefone. Na versão gratuita tenho até 15 minutos de voz e gravação de chamada. Pode esquecer a integração do CRM com a central telefónica (pelo menos para as chamadas outbound).   

Chamada_pgina_Contacto_CRM.png

No decorrer da chamada, posso gravar a chamada para posterior consulta por qualquer elemento da equipa com acesso ao CRM, tomo as notas que achar convenientes, e fica tudo registado no histórico do contacto. Novas funcionalidades do CRM como esta podem fazer uma grande diferença. 

Chamada_CRM.png

 


3. Modelos e Sequências de eMail

Se procura aumentar a produtividade e obter dados sobre o que está a funcionar e o que não está, é aqui que começar a diversão.

Em vez de escrever um e-mail completamente novo a cada contacto, crio no CRM uma série de modelos básicos para cada tipo de abordagem que é depois personalizado para cada contacto específico. Isto não só poupa tempo - mas também dá dados de abertura e taxas de clique para poder ver quais as abordagens mais eficazes.

Na versão gratuita, cada utilizador pode ter até 5 modelos de email e infelizmente não tem sequências, mas cá fica a ideia. 

chrome-extension-gmail-outlook.png

Pode usar os vários templates de email, organizados por pastas. Tem a possibilidade de os enviar manualmente, ou pode pegar nesses templates, juntá-los com actividades ou eventos e montar um sequência. 

As sequências, permitem-nos montar uma sequência de e-mails de e-mails personalizados e programá-los para enviar em datas específicas, se não tiver recebido nenhuma resposta. Se tiver resposta, a sequência é desactivada.

Sequencias-crm-hubspot.png


4. Prospects

Esta funcionalidade dá-me uma lista das empresas que visitaram o meu website. Neste caso mostro uma vista que tenho criada para perceber que visitantes tive ao website da www.nho.pt dos "PALOP este mês". 

Prospects_Visitaram_o_Website.png

Posso ainda acrescentar notificações para receber por email ou pop-up para cada uma das vistas.

Notificaes_Prospects.pngNo detalhe, o que mais uso, é a actividade recente. Do número de páginas vistos por determinada empresa, posso perceber em que páginas o contacto andou, e antecipar o interesse dessa pessoa antes mesmo de falar com ela.

As empresas podem ser acrescentadas à base de dados com um simples clique no "+".


Actividade_Recente_Prospects.png

 


5. Notificações

Tenho esta funcionalidade disponível na ferramenta de email, como vimos no ponto 1, e nas notificações do fluxo de actividades.

Imagine que vê um conjunto de notificações de aberturas, cliques em emails e visitas a páginas por parte do Pedro. Não será esta a melhor altura para lhe ligar?

Segundo um estudo da Insidesales.com, as probabilidades de contacto aumentam 10x e de qualificação 21x se ligar nos 5 minutos a seguir a uma actividade concreta por parte do contacto.

Notificaes_de_Actividade.png

Próximos passos

Estas são algumas das novas funcionalidades no CRM, que elegi como importantes na exposição de hoje. O interessante é que tenho aquela sensação que na próxima semana ou mês vou ter outras que vou achar ainda mais úteis. 

A verdade, é que a maioria destas novas funcionalidades é gratuita. A única ferramenta paga é o HubSpot Sales Pro. Para perceber as principais diferenças veja o quadro a seguir ou consulte esta página.  

Limites_HubSpot_Sales_Grtis.png

Depois, é mãos à obra!!
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