O Marketing na Era Google - Muito Mais Que WebMarketing?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 19-06-2012 18:23

A cada dia que passa, o Marketing tem novos desafios, principalmente os orçamentos cada vez mais apertados e a multiplicidade de canais, divididos entre os meios tradicionais (‘Será que os anúncios ainda vendem?‘) e os novos meios – Web, Mobile, Social...

marketing na era google

A pressão dos resultados de retorno sobre o investimento (ROI), as dificuldades em obter informações sobre os clientes e prospects, os prazos cada vez mais irreais devido a mudanças no mercado e nos produtos. Isso está tudo a acontecer numa área que nunca foi o melhor exemplo de processos bem estabelecidos e repetitivos.

A Área de Sistemas no Marketing

Pelo lado da tecnologia, as coisas também não tem sido nada fáceis. O primeiro investimento vem do lado operacional: a empresa tem que ser capaz de comprar, armazenar, produzir, facturar, contabilizar e controlar a área financeira. Portanto, o software para a automação da gestão básica é geralmente o foco de atenção inicial. A tecnologia ainda tem que tornar compatíveis os novos sistemas com os sistemas já instalados, olhar pela segurança das informações, investir em padrões de gestão e satisfazer os novos requisitos de negócio de todas as áreas da empresa, e cada vez mais do Marketing. Mergulhados nesses requisitos, os profissionais das duas áreas mal têm tempo para acompanhar os novos desenvolvimentos nas suas próprias áreas.

Esse desenvolvimento tem acontecido a velocidades impressionantes: principalmente os tradicionais investimentos de marketing em estratégias de massa, unidireccionais e mono-canal para uma nova realidade interactiva, bidireccional, multicanal, onde as campanhas devem ter uma leitura numérica clara e é orientada cada vez menos pela empresa, e cada vez mais pelos clientes e potenciais clientes (ver: O Controlo da Marca É Uma Ilusão).

Como profissional de Marketing, pode saber como especificar as suas necessidades de negócio de forma compreensível para os seus colegas de Tecnologia? Sabe o que já é possível fazer e o que as empresas como a sua estão a fazer actualmente, com novas estratégias e ferramentas interactivas? Tem uma noção clara de como o inbound marketing ou o CRM podem suportar o seu negócio? 

E para quem trata da Tecnologia: como enfrentar os desafios de criar uma visão única do clientes? Que ferramentas de análise de clientes e de resultados oferecer às diversa áreas de negócio? Como dar aos pontos de contacto a capacidade de interagir com os clientes de forma dinâmica e eficaz?

A Flexibilidade Dada Pela Cloud  

Essas perguntas são apenas exemplos da diversidade de temas que obrigatoriamente passarão a fazer parte do quotidiano das empresas. Estamos, de facto, a entrar numa nova era quer do paradigma de gestão – do produto para o cliente - quer na tecnologia – do servidor dentro da empresa para a “nuvem” que representa a web. Não se entenda isto só como uma ‘tendência’ ou ‘visão de futuro’. Na prática, as empresas têm pela frente uma agenda cheia, com muita aprendizagem e novas oportunidades para trabalhar de forma integrada todo o front end da empresa pelos processos de Marketing, Vendas e Serviço e Suporte a Clientes bem como a Tecnologia, com estratégias claras e comuns para construir essa nova era.

O Marketing e a Tecnologia precisam, além de perceber e construir uma ponte de comunicação, enfrentar o maior desafio: ambas as áreas se devem actualizar e preparar para utilizar novas ferramentas de gestão de clientes. Precisam de criar novas formas de desenhar e implementar a experiência do cliente, tornar as capacidades analíticas mais sofisticadas, definir novos processos de gestão de marketing, implementar campanhas multi-canal disparadas por eventos, gerir orçamentos, gerir canais, investir na criação da confiança do cliente, criar redes de relacionamento e muitas outras tarefas que podem ainda nem estar no seu mapa de previsões de negócio, e acima de tudo medir, medir, medir.

Atenção a ferramentas como Google Adwords, Google Analytics, HubSpot no webmarketing, Google Applications, Zoho Office e Evernote na colaboração e comunicação, salesforce.com e Amazon S4 no Software as a Service (SaaS), e muitos outros a aparecer todos os dias.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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