Geração de Leads

Como Criar Páginas de Aterragem Eficazes

Saiba os diversos componentes para que uma páginas de aterragem seja eficaz.


Página_Aterragemlanding page, página de conversão?...pois aqui vamos adoptar o termo "página de aterragem".

Há componentes que são essenciais para fazer com que uma página de aterragem seja eficaz, e fazer com que seja convertida uma maior percentagem de visitantes em leads.

As áreas de maior importância são: o cabeçalho, o conteúdo da página, e o formulário.

Escolha um Cabeçalho

O grau e capacidade de atenção das pessoas - especialmente online - é pequeno. Quer isto dizer que vai precisar de ter a certeza que a sua oferta é tão clara quanto possível.

Uma coisa que aconselho a fazer como regra, é ter a certeza que a página de aterragem passa o "teste flash" - faça de conta que é um visitante a olhar para a página, consegue em menos de cinco segundos perceber qual é a oferta ou o que lhe estão a pedir para fazer?

Tem a certeza que o título da oferta a torna imediatamente esclarecedora para que o visitante perceba de imediato qual é?.

Cabeçalho-Landing_Page

Corpo da Landing Page

O corpo da página de aterragem deve fornecer uma descrição clara de qual é a oferta e de qual o motivo pelo qual os visitantes devem responder positivamente (fazer o download, pedir orçamento, inscrever-se num evento...).

Corpo-Landing-Page

Deve direccionar algum do seu esforço para tornar claros os benefícios específicos da oferta. O corpo da página deve ser formatado de forma a transmitir rapidamente o valor da oferta, e dos visitantes serem incentivados a tomar uma acção. Por exemplo, utilizar pontos e numeração para simplificar o layout visual do texto, e usar texto em negrito ou itálico para destacar os pontos principais.

Escolha uma Imagem

email-capa-ebook-54-homepagesA página de destino precisa de apresentar uma imagem da oferta que está a apresentar. As imagens tem o poder de captar instantaneamente a atenção dos visitantes e devem ser aproveitadas ao máximo no seu marketing.

Por exemplo, dependendo de qual a sua oferta, pode usar uma imagem da capa de um white paper ou e-book, ou uma fotografia apelativa do produto.

O Formulário

Lembre-se que o objectivo final da página de aterragem é levar as pessoas a preencher o formulário. Certifique-se de que o formulário aparece acima da quebra de página no ecran ( above the fold), de forma que para o ver, o visitante não tenha de deslocar a página para baixo.

Form-Página-AterragemOutro factor fundamental é o efeito do comprimento do formulário na predisposição para o prospect o preencher. Se o formulário é muito longo, os prospects vão parar e avaliar se vale a pena esse investimento de tempo para preencher todos os campos. Nesse caso, vai precisar de encontrar o equilíbrio entre a recolha de informações absolutamente necessárias e não pedir informações que os prospects não estejam dispostos a fornecer.

A dimensão do formulário leva inevitavelmente a um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade das leads que consiga gerar. Um formulário mais curto significa normalmente que mais pessoas vão estar dispostas a preenchê-lo. Mas a qualidade das leads será maior quando os visitantes estão dispostos a preencher mais campos do formulário e a fornecer-lhe mais informações sobre eles próprios e sobre o que estão à procura. Assim sendo, os formulários mais curtos geralmente geram mais leads e os maiores vão resultar em menos leads, sendo os últimos de maior qualidade.

Nesse caso, que informações deve pedir? o seu objectivo deve ser o de recolher, através do formulário, a informação suficiente para que consiga não só ficar com os dados de contacto mas também qualificar a lead. Campos como nome e endereço de e-mail reunem as informações de contacto das leads, para que possam ser colocadas numa automação de marketing a desenvolver posteriormente.

Campos como o número de empregados e a função na empresa permitem qualificar a lead e avaliar a probabilidade de se tornar cliente.

O formulário deve ser criado de forma a obter a informação suficiente para iniciar um contacto e qualificar a lead. Afinal de contas queremos usar essa nformação para saber mais sobre as leads e qualifica-las antes de serem colocadas no funil de vendas.

Convite à Acção

O objectivo de uma call-to-action - chamada à acção - é direccionar o tráfego para uma página de destino. Tendo por objectivo aumentar as oportunidades de conversão do visitante-em-lead, vai precisar de criar uma quantidade razoável de chamadas à acção, espalha-las em toda a sua presença web e optimizá-las.

A colocação é um dos elementos mais críticos para alavancar o poder das chamadas à acção. Então como é que vai decidir qual a chamada à acção que pertence a cada local? Simples. As chamadas à acção devem ser espalhadas pelas páginas web.

A página inicial deve ter uma call-to-action. Uma vez que esta é a página mais visitada, a página inicial apresenta uma grande oportunidade para impulsionar o tráfego para uma campanha específica.

As páginas de produto / serviço, a página Sobre Nós e a página Fale Conosco, todas precisam de incluir chamadas à acção, caso contrário será o visitante a ter que decidir por si só o que fazer a seguir. É preciso ajudá-los a decidir o que fazer a seguir.

Enquanto as chamadas à acção são geralmente consideradas como imagens e texto colocado num website, a verdade é que o conceito de chamada à acção pode ser encontrada em todos os tipos de marketing.

Deve tentar fazer com que todos os seus activos de marketing levem as pessoas a ficarem mais envolvidas com a sua empresa. Se o objectivo de um call-to-action é direccionar o tráfego para a sua página de aterragem, pense nas diferentes formas de poder conseguir esse objectivo. Por exemplo, pode usar e-mail marketing e actualizações nas redes sociais para direccionar o tráfego para a sua página de destino.

Formas de Multiplicar o Lucro do seu Negócio

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.