Solução CRM Para Micro Empresas e PME´s

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 11-04-2013 15:14

Se há algo que até à bem pouco tempo era - para as micro, pequenas e médias empresas - apenas uma opção que agora se tornou verdadeiramente indispensável, é a pratica formal do relacionamento com os clientes.

 
Cada dia que passa, e num mercado cada vez mais disputado, cada minuto perdido para implementar essa estratégia pode ser a diferença entre a sobrevivência e o fracasso, seja qual for o negócio.
salesforce demoNa prática, é talvez na estratégia de relação com clientes que as micro pequenas e médias empresas tem a única área onde podem competir em pé de igualdade, ou de superioridade, com as grandes empresas.Quando falamos de CRM, a superioridade económica e a escala de produção dão lugar ao detalhe e à percepção individual.


O que é um sistema CRM?
O sistema CRM - Customer Relationship Management, é uma solução desenha especialmente para suportar a estratégia CRM. Com o uso dos actuais CRM baseados na "cloud", tornou-se tão fácil esta utilização como navegar numa página web. No entanto, os resultados são significativos.
Alguns dos resultados que pode esperar do CRM

  • Melhorar a geração de Leads e potenciais clientes 
  • Não deixar Leads por tratar
  • Aumentar o factor de conversão das Leads em Vendas
  • Diminuição do ciclo de venda
  • Melhorar a satisfação e fidelização dos clientes
  • Medir tudo o que está a acontecer no processo

Para que serve o sistema CRM?

CRM é uma solução que começa por ter as funcionalidades base para gerir as relações com os clientes, incluindo entre outros:

  • Gestão de calendário, tarefas e agendas

  • Fácil planeamento, execução e seguimento de campanhas multicanal

  • Ligação a redes sociais

  • Seguimento completo de Leads e Vendas.

  • Lista de endereços de clientes e prospects.

  • Atribuição automática de Leads e Tarefas.

  • Relatórios interactivos e Dashboards

  • Capacidade de integração com Outlook, MS Word, MS Excel

  • Centro de documentação com: email, cartas, apresentações, brochuras, entre outros.

  • Portal de Self-Service para clientes mais importantes

  • ...

O seu negócio deve usar o CRM?

Se quer ter a certeza que tem uma necessidade efectiva do CRM, primeiro não se pode esquecer que está a apostar numa nova estratégia, depois que vai ter de mudar alguns processos, e por fim que vai fazer isso com apoio de tecnologia. Alguma perguntas que deve colocar a si mesmo:

  • Tem a certeza que todas as Leads que chegam à sua empesa são seguidas convenientemente?

  • Pode descrever as actividades em cada uma das Leads que vem até si?

  • Acha que o custo da geração de Leads é justificado pelas vendas actuais? 

  • Há alguma forma da sua organização, de forma proactiva, gerar mais negócio dos actuais clientes ?

  • Acha que o seu pessoal de vendas usa o tempo de forma eficiente?

  • Acha que o custo da venda já não pode diminuir?

  • Tem relatórios e gráficos actualizados quer sobre histórico quer planeamento de vendas?

Se respondeu 'NÃO' à maior parte das questões anteriores, então a estratégia CRM é o caminho. É essa a solução que deve adoptar.

Quais os benefícios da utilização do CRM?

Claro que esta é uma conversa que se pode tornar longa, mas os benefícios vão ser focados num ou mais dos seguintes tópicos: 

  • Evita que as Leads de Vendas sejam esquecidas.

  • Aumenta a produtividade permitindo aos utilizadores gerir e seguir todas as actividades de venda.

  • Prepara automaticamente as listas de tarefas diárias para cada representante de venda.

  • Permite comunicação instantânea com clientes/prospectos por email, fax, SMS, carta, com mensagens predefinidas.

  • Lembra automaticamente o pessoal de vendas de novas oportunidades nos actuais clientes.

  • Permite monitorar objectivos de venda, seus ou da sua equipa por produto.

Mantêm os dados dos actuais clientes centralizados e actualizados.

Utilizadores podem usar o sistema a qualquer hora e em qualquer lugar, em PC, portátil offline, PDA ou pocket PC e Telemóvel

Aumenta a taxa de conversão de Leads reduzindo também o custo da geração.

Como é que tudo isto funciona?

O CRM trabalha como uma "Aplicação Web". Isto quer dizer que todas as funcionalidades estão disponíveis num browser, inclusivamente o do telemóvel. As bases de dados, definições lógicas do negócio, documentação, relatórios, residem num servidor que está...na nuvem.

Isto torna possível que qualquer empresa, com um simples acesso web, tenha acesso instantâneo à aplicação CRM e comece a tirar benefícios imediatos.

Quer isto dizer também que uma vez iniciado o uso da aplicação CRM, os colaboradores podem aceder à aplicação e aos seus relatórios a qualquer hora e de qualquer lugar. Isto dá à empresa a flexibilidade para os colaboradores responderem aos requisitos dos clientes, sem serem obrigados à presença física.

Não precisam por exemplo de investir em Servidores, na instalação de Software, na gestão da rede, nos upgrades e na manutenção de tudo isto, etc. Os utilizadores só precisam de um PC com um browser e acesso à internet.

Claro que pode querer is mais longe e evoluir para o Social CRM, ou como nós na Nível Horizontal gostamos mais de lhe chamar SMarketing, a fusão de vendas com o marketing. Num próximo artigo irei falar sobre a evolução para o Social CRM. Receba actualizaçõs por email.

 
Demonstração crm salesforce.com pme e micro-empresas
 
    

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Salesforce.com, Vendas e CRM