Provavelmente já ouviu falar de taxas de conversão, e já sabe que elas encaixam numa de três categorias: “desastrosas”, “ fantásticas”, ou naquele muito provável “mais ou menos”.
Vejamos cada uma das categorias.

Se a taxa de conversão é mesmo, mesmo baixa
Se classifica a sua taxa de conversão como desastrosa, alguma coisa está a correr terrivelmente mal. Talvez esteja a atrair para o seu website as pessoas erradas, ou elas pura e simplesmente não querem o seu produto ou serviço – ou não o querem àquele preço, ou há um significativo problema de confiança…
Seja qual for o motivo, há um velho ditado que diz: para grandes males grandes remédios, o que é o mesmo que dizer que para grandes problemas grandes soluções. Portanto, se quer a solução para este problema tem de ir à sua origem, e encontrar o motivo pelo qual o resultado que obtém é uma quase ausência de conversões em compras.
Se a taxa de conversão é fantástica
Se estiver nesta situação, pode-se dar por satisfeito e então:
- Está a fazer um bom trabalho, parabéns!
- Provavelmente nao vai encontrar qualquer mudança que vá fazer uma grande diferença na sua taxa de conversão.
É bem mais provável que seja capaz de encontrar um conjunto de pequenas melhorias que tenham um grande impacto no sucesso do seu negócio – por exemplo 4 melhorias de 10%, em vez de uma de 46% como pode ver no ebook 4 Formas de Multiplicar os Lucros.
E, porque estes melhoramentos são francamente pequenos – e porque há tantos factores a causar flutuação na sua taxa de conversão – é pouco provável que consiga identificar a diferença entre a melhor e a pior, sem um teste A/B devidamente executado.
A taxa de conversão não é má. Pode ser melhor?
Quando temos responsabilidades de marketing, gostamos de pensar que as vendas chegam devido às nossas palavras e campanhas mágicas, mas a verdade pode andar bem longe disso. A seguir estão 5 motivos para as pessoas não comprarem, que serão desenvolvidas num próximo artigo. Receba as actualizações por email.
- A proposta percebida é fraca
- Há falta de informação
- Eles não acreditam nas suas afirmações
- Não encontra justificação no preço
- Não há motivo para comprar de imediato
Como qualquer profissional de marketing experiente sabe, é absolutamente critico testar, medir e fazer melhoramentos em tudo o que é feito, e as páginas de aterragem são a ferramenta que permite trabalhar melhor essa taxa de conversão.
Garanta primeiro que tem as estatisticas, gaste algum tempo todas as semanas a analizar a informação e a fazer revisões para ajudar a melhorar as taxas de conversão.
As vendas virão a seguir, e com elas o tão desejado sucesso.