Lembra-se quando receber um e-mail era emocionante? Eu lembro-me de, algures por volta de 2000 dar formação de email, sim-ouviu bem, de email. E do orgulho de dizer que tinha dias em que recebia 10 emails, e da cara de espanto - alguns de descrédito - com que os formandos olhavam para mim, UAU!!.
Conta o vídeo da HubSpot a seguir, que o email era tão fixe, mas tão fixe, que fez com que a Meg Ryan se apaixonasse pelo Tom Hanks. Agora histórias à parte, vamos ao que nos espera em 2018.
O Email Marketing Morreu - RIP
OK, eu sei que já ouviu falar na morte do e-mail, que agora é que é, mas a verdade é que ainda aí está e, à imagem do que acontece com tudo o que é táctica de marketing, os profissionais de marketing fizeram o melhor que podiam para o matar, senão vejamos alguns dados interessantes:
Quando questionados sobre: que tipos de conteúdo gostariam de ver das marcas?
- 63% dos consumidores com idade superior a 45 anos diziam querer mais e-mails,
- Apenas 31% dos Millennials responderam da mesma forma
A verdade é que as gerações mais novas simplesmente não dependem tanto do e-mail como fonte de informação, bem como os Europeus que parecem cansados desse meio.
Recentemente um amigo contava-me que quando pediu ao filho de 18 anos o endereço de email para lhe enviar algo teve como resposta: "email pai? isso já não se usa!!"
Ao que ele insistiu: "mas não tens email da escola?" resposta: "tenho, mas muito raramente lá vou, só uso para logins!"
O Que Vem de Novo em 2018
A regulamentação geral de proteção de dados, conhecida como GDPR, vai entrar em pleno efeito em Maio de 2018. O resultado prático imediato é que vai ser mais difícil para as empresas usarem dados pessoais, nomeadamente endereços de e-mail.
Relacionado: eMail Marketing: Comprar Bases de Dados É um Disparate Porquê?
Há coisas que todos os profissionais de marketing precisam de ouvir:
Agora, as empresas serão obrigadas por lei a ser transparentes sobre os dados que estão a guardar, e tem de ter o consentimento individual antes de os usar. O controlo passa para os consumidores.
Quer isto dizer que os profissionais de marketing já não poderão enviar mais e-mails sem permissão, e se o fizerem, as empresas podem ser multadas em até 20 milhões de euros ou 4% do total de receitas.
multas às empresas podem ir aos 20 milhões de euros
ou
4% do total de receitas
Maioria dos Europeus Concorda com Medida
- 90% dos consumidores da UE concordam com o GDPR e
- 60% dizem que iriam pedir às empresas para removerem e-mail
Não sei se há surpresas aqui, mas olhe para a sua caixa de email: quantos e-mails tem neste momento por ler e quantos desses planeia ler?
Pois eu fui ver e o resultado foi este:
Por ler na Inbox tenho 359. Será que os vou ver quando?
Agora repare que, incluindo estes, tenho 17.269 emails por ler. Escusado será dizer que a maioria deles, vão directamente para a lixeira.
O que é que isso significa para os profissionais de marketing?
- Os profissionais de marketing precisam de aprender a não depender do envio de e-mail.
Como? Tendo em consideração a mensagem, a audiência, e só depois decidir qual o melhor canal para ajudar a atingir os objectivos que pretende.
- Os profissionais de marketing precisam de melhorar o envio de e-mails.
Como? com a ajuda de Machine Learning, em breve os profissionais de marketing poderão enviar menos e-mails, mas mais personalizados e relevantes
Em resumo:
Antes de fazer clique no "enviar", pense na pessoa que o vai receber e, talvez... talvez possa fazer com que os clientes olhem para o email com atenção novamente. Portanto, chegou a altura de olhar com atenção para a estratégia de marketing.