O software de CRM do HubSpot é sem dúvida uma ferramenta que proporciona a qualquer Hotel 4.0 uma tecnologia revolucionária que resulta em sistemas de gestão integrados para hotéis e está totalmente desenhada para atrair contactos, trabalhando-os para os conquistar e fidelizar enquanto clientes. Como funciona numa lógica inteligente e personalizada é ideal para ajudar qualquer negócio a entrar no 4.0 e evoluir para o 5.0 de que já se fala no Marketing e no Turismo, noutras regiões do globo.
Mas afinal o que é um CRM e para que serve?
Basicamente deve ser uma ferramenta que simplifica o marketing que integrado com várias outras ferramentas, incluindo automação e gestão de social media, por exemplo, contribui também, e muito, para a melhoria da experiência dos processos de reserva e upgrade de reserva, segmentação e, em ultima instancia numa maior satisfação dos hóspedes e clientes. Os contactos e leads dos visitantes e hóspedes que são inseridos no sistema podem ser segmentados em categorias relevantes, com mensagens personalizadas (Smart Content) que servem para ajustar e atender às suas necessidades, problemas e preferências específicas. A HubSpot é um dos melhores fornecedores de CRM do mundo, e nós da Nível Horizontal, assim como inúmeras empresas e agências por esse mundo afora podemos verificar isso ao longo dos anos.
O uso desta ferramenta irá agilizar todos os seus processos e armazenar uma série de informações relevantes e preciosas necessárias para a melhoria na prestação de serviços e atenção e acompanhamento dado a um visitante da sua página ou cliente. Vários funcionários podem aceder, introduzir e consultar informações, e todas as comunicações feitas com cada hospede das várias zonas e departamentos do hotel, o que os vai ajudar a executar ações e tomar decisões mais informadas e alinhadas tanto com esses outros departamentos como relativamente à satisfação das expectativas e preferências de cada próprio cliente.
Aqui estão as quatro principais áreas inerentes ao seu hotel em que este software pode melhorar e capacitar o seu negócio:
Reservas
A plataforma HubSpot inclui modelos de design de websites cuja aparência e a funcionalidade pode editar, além de adicionar personalizações caso ainda não possua um website ou necessite de páginas adicionais especificas ou promocionais para as sua s reservas. Ter um website forte e inteligente é essencial para garantir reservas realizadas numa base diária, além de informar às pessoas tudo o que elas precisam de saber antes de decidir em que hotel desejam hospedar-se. O HubSpot também inclui recomendações de SEO integradas para garantir que o seu website ou páginas serão classificados de maneira ideal nos motores de pesquisa e conquistar lugares cimeiros nas páginas de resultados de pesquisa.
Com os formulários de geração de leads, pode proteger informações de potenciais hóspedes e partilhar conteúdo relevante com eles, além de usar a capacidade de qualificar e nutrir esses leads para reservas futuras. Além disso, o seu hotel poderá personalizar as informações que cada hóspede vê, garantindo que atende às suas necessidades específicas (por exemplo, os tipos de conteúdo que você partilha com uma família que deseja viajar serão diferentes daqueles exibidos para casais). Pode facilmente testar certas opções flexíveis, o que é altamente interessante para determinadas tipos de hóspede hoje em dia (como check-out tardio ou check-in online), que irão certamente potenciar as reservas.
Recuperação
Atualmente muitos hóspedes reservam férias tendo em conta a forma como um hotel aplica, cumpre e demostra cumprir as precauções de saúde, higiene e segurança. Com o HubSpot, pode usar pop-ups que mostram como o seu hotel faz isso e até segmentar esses pop-ups de acordo com o tipo de perfil do visitante e daquilo que este mais valoriza. Também terá uma compreensão mais consolidada e abrangente do marketing do seu hotel de uma maneira que atenderá essas necessidades, com integrações disponíveis para aumentar a visibilidade e incentivar a geração de leads, desde ferramentas de gestão de redes sociais, de email marketing e de marketing de conteúdo. Com isso, poderá garantir que está a trabalhar todos os aspetos do marketing de maneira ponderada, inteligente e responsável.
Mensagens de marketing
A comunicação pode sempre ser automatizada e personalizada com o HubSpot. Pode gerir todos os seus pontos de contato com o potencial cliente e todos os canais de comunicação a partir desta plataforma, que também registra todas as interações com seus leads e clientes a nível individual. Essa é a maneira mais eficaz de alcançar as pessoas com informações relevantes para elas. Ter esta capacidade é especialmente importante para os hotéis em 2022, pois as mensagens de marketing e o público mudaram drasticamente. Inúmeros hotéis viram-se obrigados a promover estadias para residentes nacionais, em vez de depender de turistas internacionais. Os tipos de mensagens de marketing que promovem vão ter uma forte influência na predisposição das pessoas em fazer reservas no seu hotel - encorajar e apelar aos novos desejos de viagem são primordiais. Isso significa que seu hotel precisa de considerar as tendências de pesquisa e de consumo as pessoas que buscam viagens para o bem-estar, contacto com a natureza, encontros familiares e, talvez, acima de tudo, o turismo regenerativo, com experiências lideradas por especialistas da comunidade.
Fidelizar Clientes do Hotel
O CRM da HubSpot dá aos hotéis relatórios poderosos em vários departamentos. Pode aceder a recursos anteriores com a mesma facilidade a que acede a relatórios ao vivo, o que os vai ajudar a melhorar as suas operações, ações e campanhas em tempo real, o que também acaba por auxiliar nas previsões de reservas que afetam significativamente tomada de decisões essenciais em termos de gestão de pessoal, equipamentos e recursos.
Como vimos o HubSpot pode sem dúvida ser a ferramenta ideal para transformar o seu negócio num Hotel4.0 e a ajuda-lo a percorrer o caminho até ao 5.0. Se é possível chegar lá sem o HubSpot? É, mas além de não ser a mesma coisa, o caminho para lá chegar trona-se mais árduo e o investimento em tempo, meios, processos, pessoas e softwares sem fim acaba por ser muito maior e, infelizmente, muitas vezes improdutivo.