Inbound Marketing

4 Segredos para o Sucesso do Inbound Marketing na Hotelaria e Turismo

Gere um negócio no setor da Hotelaria e Turismo? Consiga 90% de reservas diretas! Estes 4 segredos de inbound marketing aumentam a receita com segurança através da implementação de uma estratégia que não falha.


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Quer estar seguro da estratégia de marketing digital a seguir no seu negócio de Hotelaria e Turismo? 90% das reservas diretas parece-lhe um bom resultado?

Se a resposta é positiva, então vai querer saber mais sobre o inbound marketing e estes 4 segredos para aumentar a sua receita.

Implementar uma estratégia de inbound marketing no sector da hotelaria ou turismo não é tarefa fácil: é preciso determinação, foco e compromisso com a metodologia inbound.

Um dos princípios fundamentais da metodologia inbound é manter presente que nós, como clientes, não queremos que nos vendam nada. Queremos sim que nos esclareçam, para podermos tomar as decisões informadas e conscientes pelo nosso próprio pé.

Aqui estão 4 práticas recomendadas para o sector da Hotelaria e Turismo educar os seus futuros clientes com recurso à metodologia inbound:

1. Usar Personas como Representação dos Clientes Ideais

As personas são representações semifictícias do cliente ideal, baseadas em dados reais e algumas suposições sobre demografia, comportamentos, motivações e objetivos. Essa representação é usada para dar informação à estratégia inbound, e assim ajudar a perceber quem está a tentar atrair, e o tipo de conteúdo que precisa de criar para os atrair.

As personas devem ser baseadas em pesquisa e análise. Grande parte desta tarefa será olhar bem para aquilo que já sabemos sobre os  nossos atuais clientes.

Esta é uma excelente forma de chegar ao cliente ideal, porque vai poder identificar tendências e características comuns na base de clientes que permitem depois criar essas personas. Tudo o que precisa fazer é colocar algumas perguntas aos seus clientes atuais.

Por exemplo, o dono de um pequeno hotel pode perguntar aos seus atuais clientes coisas como:

  • Vive em Portugal ou fora?
  • Viaja com família, filhos ou sozinho?
  • O que procura ao reservar um hotel?
  • Que tipo de atividades gosta de fazer quando viaja?
  • Etc.

Ao fazer essas perguntas, o empresário pode então perceber que tem duas personas principais: uma Persona Portuguesa e uma Persona "Estrangeira", cada uma com os seus próprios interesses e critérios de escolha de local para ficar.

Ou talvez perceba que os seus clientes são maioritariamente Nacionais, mas que estão divididos em dois segmentos principais: turistas sem filhos que querem relaxar e famílias que precisam de atividades para manter os filhos ocupados.

Se o hotel não identificar essas tendências, não vai saber que tipo de conteúdo deve criar para atrair novos clientes para o seu website e negócio.

2. Perceber o Processo de Pesquisa dos Clientes do Hotel

Os profissionais de marketing chamam ao processo pelo qual os clientes passam enquanto pesquisam para tomar a decisão final Customer Journey. Ao perceber como os clientes ideais percorrem o caminho até à compra, pode personalizar as interações para criar sempre valor para o potencial cliente, acompanha-lo ao longo do caminho e ajuda-lo a tomar uma decisão.

A "jornada do comprador" passa por três fases: a Fase de Consciencialização, a Fase de Consideração e a Fase de Decisão.

A Fase de Consciencialização é quando um comprador está a experimentar algum tipo de problema ou oportunidade. Nesta fase, está a pesquisar para perceber melhor o que está a viver ou a sentir. Por exemplo, alguém que se está a sentir esgotado no trabalho pode começar a pesquisar "fugir ao stress". Através da pesquisa, o potencial comprador pode decidir que precisa de tirar férias para recarregar. Isso leva-o para a próxima fase de consideração.

Na Fase de Consideração, já tem consciência do seu problema e está a considerar as diferentes opções à sua disposição. Por exemplo, nesta fase, essa pessoa que trabalha arduamente está a tentar decidir entre o tipo de férias que quer; digamos, decidir entre quarto com pequeno almoço ou fim de semana de spa. Depois de se decidir sobre o tipo de férias que quer, muda para a Fase de Decisão.

Na Fase de Decisão, já sabe o que quer e está a procurar ativamente um fornecedor que possa responder às suas necessidades/desejos. Por exemplo, nesta fase, o trabalhador decidiu que quer ficar num cama e café da manhã e está ativamente à procura de locais e a comparar preços, comodidades, etc.

Ao criar uma " jornada do comprador" para cada uma das personas, vai poder antecipar que tipo de perguntas, tópicos e termos de pesquisa o cliente ideal pode usar nas pesquisas. Sabendo disso, pode personalizar a criação de conteúdo para atrair para o seu website apenas os compradores mais adequados.

3. Criar Conteúdo de Valor

Depois de definir as personas e traçar a jornada do cliente ideal para cada persona, vai usar essas informações para criar conteúdo valioso que os clientes ideais procuram. Esse conteúdo pode assumir a forma de publicações ou artigos de blog, seminários on-line, kits de ferramentas, e-books, infográficos e muito mais.

Como está a adaptar o conteúdo às preferências do seu comprador ideal, é provável que ele chegue naturalmente até ao seu hotel depois de uma pesquisa no Google, que o leva ao website e começa a percorrer o "funil de vendas".

Por exemplo, o dono de um Hotel pode escrever um artigo de blog sobre "10 Melhores Formas de Passar um Fim de Semana Sem Pensar em Trabalho", que apela diretamente a uma das suas personas.

4. Aproveitar o Conteúdo

Mas, claro, a jornada não termina na criação de conteúdo. Precisa também de aproveitar esse conteúdo - precisa de o usar de forma a conseguir fechar vendas.

O primeiro passo para alavancar o conteúdo é distribuí-lo. Claro que, quer que os clientes encontrem o website do seu hotel ou negócio através da pesquisa orgânica, mas isso não acontece da noite para o dia. Enquanto cria o seu público-alvo orgânico, deve distribuir o conteúdo por sua conta. Redes sociais, newsletters e muito mais vão ajudar a divulgar o website.

O segundo passo é garantir que o conteúdo esta a funcionar para si. Para fazer isso, o conteúdo precisa de gerar valor para o seu negócio, e para isso o cenário mais provável  é que ele ajude a recolher informações de contacto dos possíveis clientes. Utilizar estrategicamente páginas de aterragem, convites à ação (calls-to-action), ofertas de conteúdo e muito mais. A ideia á persuadir os visitantes do website a fornecerem as informações de contacto, o que permite que os inspire e motive em sequências de incentivo. Quando eles estiverem nessa sequência, pode ajudá-los e guiá-los até a conclusão de uma venda.

Por exemplo, se um potencial cliente fez uma pesquisa e clicou no artigo de blog mencionado acima, ele pode ver uma chamada à ação para fazer o download de uma oferta de conteúdo para um e-book chamado "Guia completo para um fim de semana relaxante com a família". Quando clica nessa frase de ação, é levado para uma página de aterragem que divulga os benefícios do e-book. Ai, para descarregar o e-book, ele precisa de fornecer as suas informações de contacto, o que vai permitir que o dono do hotel comece a interagir com ele via e-mail.

Todas as Visitas São Uma Jornada

Como é fácil de ver, o inbound marketing passa, em grande parte, pela recolha de dados, seguida do aproveitamento desses dados para criar conteúdo atraente para os clientes que está a tentar atrair. Aos seguir estas 4 práticas fundamentais o seu negócio de hotelaria e turismo pode aplicar com sucesso táticas de SEO e ultrapassar a concorrência, ao aumentar drasticamente a receita e as reservas diretas!

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