Marketing de Conteúdo

Estratégias de Marketing de Conteúdo Servem Para Todas as Empresas?

Envolva o seu público através da criação de conteúdo, é uma das melhores formas de criar uma percepção positiva do seu negócio e gerar mais vendas. E as estratégias de Conteúdo servem ou não para si?


Content is King card with colorful background with defocused lights

As estratégias de Marketing de Conteúdo servem para todas as empresas? Independentemente do tamanho ou da crise?” Alguém publicou esta pergunta numa das minhas redes sociais recentemente e isso fez-me pensar.

Sou uma grande defensora do envolvimento das empresas com seus respectivos públicos e das histórias de marca bem estruturadas e definidas - mas obter resultados reais desses esforços exigem um comprometimento de recursos. Quando as horas e os euros já são escassos para uma pequena empresa, é tentador deixar a criação de conteúdo para depois - dizendo que vai tratar deste assunto quando realmente puder arcar com os gastos. Mas… O conteúdo não precisa de ser caro.

Embora existam algumas estratégias e abordagens de Marketing que são capazes de quebrar qualquer banco, o conteúdo não tem de ser uma delas.

Ao contrário da publicidade tradicional, não há grandes compras de publicidade associadas às ferramentas de conteúdo, como: Blogs, Redes Sociais, Podcasts ou microinfluenciadores digitais. Eu diria que o Marketing de Conteúdo pode beneficiar todas as empresas e negócios, especialmente aqueles com orçamentos menores.

Social Media. Orange Button on Computer Keyboard. Social Media Concept.

Há muitas formas de tornar o conteúdo ainda mais económico. Por exemplo, a contratação de uma agência para supervisionar o conteúdo dos departamentos da sua empresa não só garante uma voz de marca consistente nas comunicações mas também permite que você crie uma estratégia mais inteligente que beneficia a empresa como um todo.

Se os recursos são mesmo limitados, também pode começar por identificar os conteúdos já criados internamente. Pense nas suas apresentações de vendas, white papers, press releases, publicações para as redes sociais e adapte-os ao conteúdo voltado para o seu consumidor.

Conteúdo que gera resultados

Depois de criar o conteúdo, pode-lhe dar uma vida útil mais longa usando a análise de dados para identificar as partes do conteúdo criado que apresentaram um bom desempenho, otimizar e publicar mais uma vez. Através desse método, pode gerar mais vendas, basta seguir algumas regras:

 

Identifique qual é o seu negócio

Conheça os seus produtos, a sua área de atuação, descubra que assuntos são pertinentes para a sua empresa, saiba quem é seu consumidor e quais os problemas que o pode ajudar a solucionar. A partir disso, concentre todo o seu conteúdo à volta de quem você é e nas necessidades do seu público. Isso vai ajudar a definir a sua marca através do conteúdo e também a alcançar um nicho de consumidores que tem um maior valor agregado para o seu negócio.

 

Comprometa-se com um cronograma

Marcas que publicam uma tonelada de conteúdo de uma só vez e depois não acompanham (ou o fazem ocasionalmente) geralmente tem muito menos conteúdo de sucesso do que as marcas que distribuem conteúdo regularmente. Vejamos por exemplo, a Codimarc, seguiu essa estratégia ao publicar regularmente, um a dois artigos por semana, e vimos o público do blog a duplicar ano atrás de ano!

agenda-appointment-business-1020323

 

Não tenha medo de experimentar

Os Vídeos não prendem a atenção do seu público? Veja então se um podcast ou um infográfico provocam reações positivas. Os seus posts de blog não geram os resultados esperados? Veja como um questionário ou uma lista se saem. Quando a sua marca é nova para o conteúdo, precisa de estar aberto para modificar e ajustar regularmente a sua estratégia.

Best Content. Multicolor Inscription on White Brick Wall with Doodle Icons Around. Best Content Concept. Modern Style Illustration with Doodle Design Icons. Best Content on White Brickwall Background.

Este último passo pode ser difícil de ser implementado para aqueles que adoram resultados imediatos. Mas é preciso que cada um de nós se comprometa com o conteúdo, porque ele não se afirma da noite para o dia. Não espere um ROI alto nos três primeiros meses, mas tenha em mente que um bom conteúdo mantém o seu valor nos próximos anos.

Sendo assim, ainda que a sua empresa ainda não tenha o orçamento necessário para a contratação de um diretor de conteúdo, pode começar a incorporar o conteúdo na sua estratégia de Marketing usando uma combinação de recursos internos e consultoria de uma empresa de Marketing de Conteúdo.

 Vamos falar do Crescimento do seu Negócio em  3 Passos Simples?

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.