Como Fazer Marketing Para Listas de Contactos Existentes

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 18-12-2012 14:53

Como já vimos em posts anteriores, é essencial que tenha garantido que todos os novos prospects que responderam positivamente à sua oferta de marketing recebam as comunicações de follow-up adequadas.

É nesta altura que deve começar a pensar em enviar tráfego para a sua página de aterragem.

email marketing.base dados

Primeiro, pense em formas de notificar os contactos existentes sobre a nova oferta de marketing que acabou de lançar, ou como fazer marketing para listas de contactos já existentes. Em principio, a sua base de dados de e-mail deve ser a base de dados de contactos mais poderosa ao seu alcance (os seguidores sociais representam outra base de dados crescente).

Então, como fazer este anúncio às suas listas de e-mail? Eu disse sua, não corra a comprar listas de emails.

Enviar E-mail Dedicado

Você pode por exemplo, notificar determinada lista sobre um novo ebook que está a lançar, ou convidá-los a participar num evento a acontecer brevemente. Os E-mails dedicados vão-no ajudar a configurar o contexto e introduzir o apelo à acção. Não use emails dedicados para chegar a toda a sua base de dados de e-mail. Preferencialmente, eles devem ser direccionados a uma lista que se adapte a esta oferta.

Claro que há casos em que faz sentido enviar um email a toda a base de dados, campanhas de email marketing específicas como o lançamento de uma nova marca ou um evento generalista, mas, na maioria dos casos, é provável que queira usar e abusar da segmentação com base na personagem do comprador.

Dicas Para o Envio de e-mails

Os envios dedicados de e-mails são geralmente fáceis de configurar e medir. Em principio, não serão tão complexos como uma newsletters por exemplo. Ainda assim, existem algumas boas práticas que deve manter presentes quando criar o seu email:

Destaque uma Call-to-Action

Os envios dedicados devem ter como foco dirigir os resultados para um convite à acção - CTA. Como descrito pela MarketingSherpa num caso de sucesso de uma táctica de crescimento de listas da Kodak, "os convites à acção não foram colocados no final de uma newsletter ou no final de outra qualquer mensagem. Elas foram o foco de um e-mail dedicado, que lhes deu muito mais impacto".

Acção_no_Email

Personalize os Emails

Mostre aos seus prospects que os conhece. Os e-mails personalizados não só aumentam as taxas de abertura e cliques, mas demonstram também uma relação mais profunda com o seu público. Certifique-se que usa uma voz consistente em toda a sua comunicação de marketing.

Email_Personalizado

Tenha Atenção aos Equipamentos Móveis

Verifique se o layout do e-mail aparece bem em dispositivos móveis. Com cada vez mais pessoas a ver e-mails nos smartphones, mais vai precisar de optimizar essa experiência de visualização, e olhe que a tendência é bem evidente.

Email_Móvel

Torne os e-Mails Social e SEO-friendly

Certifique-se de que os seus destinatários podem partilhar o conteúdo do e-mail nas redes sociais.

Partilha_Social_Email

Integrar os botões de partilha em redes sociais nos e-mails, facilita a actividade de marketing. Além disso, certifique-se de que o seu software de e-mail cria uma versão só web, que vai garantir que está a aproveitar o e-mail para SEO.

SEO_eMail

Clonar e Reutilizar

Depois de ter o seu modelo de e-mail pronto, a construção de envios direccionados deve ser fácil. Geralmente começa por juntar alguma da informação que já tem na página de destino, faz-lhe alguns ajustes e passa uma boa parte do tempo a ensaiar a linha de assunto.

Medir o Desempenho Rapidamente

Naturalmente, caso tenha uma mensagem principal e uma chamada à acção no seu envio dedicado, será fácil para si acompanhar o progresso. Pode ver em que tipo de equipamentos está a ser lido para ajustar as campanhas seguintes. 

email_mobile

Vai poder também verificar rapidamente o CTR do e-mail, as visitas e conversões da pagina de aterragem, e seguir o ROI a longo prazo.

Estatisticas_Email

E agora?

As imagens do exemplo usam as ferramentas de inbound marketing da HubSpot, mas o que é importante perceber é o princípio.  

Agora é só começar a juntar as peças e garantir que tudo funciona com o objectivo final de vender mais. Mantenha-se actualizado subscrevendo o blog aqui.

Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Geração de Leads, Campanhas de Marketing, Inbound Marketing