Pode parecer um pouco fora de moda, mas o tradicional catálogo em papel pode funcionar melhor junto dos compradores que as redes sociais.
Este é o resultado de um estudo com base num inquérito a 1.000 consumidores, feito em 2012 entre 24 de Nov. e 5 de Dez. pela Baynote a proprietários de um smartphone, sendo que 55% tinham também um tablet. Os inquiridos tinham comprado online mais de 4 vezes e tinham gasto no ano mais de $250.
Compra On-line vs Compra Off-line
Embora o canal que mais influencia as compras dos compradores online seja naturalmente o online, com os comentários e pontuações, os resultados de pesquisa e as promoções de email, de acordo com o estudo, os catálogos tradicionais em papel continuam a manter uma grande influência.
Talvez um pouco surpreendente, as redes sociais são o canal menos eficaz na influência sobre os compradores, seja para compras online ou nas lojas.
Inquérito a compradores online, proprietários de smartphones:
Entre os compradores online inquiridos, na hora de tomar a decisão, os testemunhos e pontuações online foram citados como a fonte de informação mais influenciadora na compra online (33%) e nas lojas (24%).
Os resultados de pesquisa via Google foram a segunda fonte de informação mais influenciadora para as compra online e nas lojas (26% e 19%, respectivamente), seguidas pelas promoções via email (25% e 19%, respectivamente).
Apesar de tudo, as pessoas continuam a adorar os velhinhos catálogos em papel: 22% dos detentores de smartphone indicam os catálogos impressos em papel como a fonte de informação com maior influencia quando fazem compras online, e 21% para compras na loja.
Pelo contrário, as redes sociais tiveram uma influência bem menor nas compras. Entre as redes sociais mais populares, o Facebook teve a maior influência quer nas compras online (15%) quer nas lojas (12%). O Pinterest e o Twitter ficaram praticamente equiparados no segundo lugar.
Curioso que o Twitter se tenha revelado mais influente para compras nas lojas físicas enquanto o Pinterest e Facebook se revelaram mais eficazes nas compras on-line.
Entretanto, cerca de 1 em cada 10 dos compradores online indicaram os anúncios mobile como maior influencia quando fazem compras online (10%) e nas lojas (11%).
Para o Comprador On-Line O Preço Conta
Afinal, acho que sem surpresas, o custo é algo que tem impacto na grande maioria das pessoas: 47% dos compradores online indicaram o preço como o influenciador final para avançar na decisão de compra, enquanto 38% indicaram os portes grátis.
No entanto, num mercado de retalho hipercompetitivo, há factores que não pode descurar como a disponibilidade do produto (35%), reputação (33%), revisões do produto (29%), e politica de devoluções (24%). Afinal eles ainda mexem - e muito - com os compradores.
Tablets Ganham aos Smartphones no eCommerce
No periodo em que decorreu o estudo, os consumidores usaram mais os tablets que os smartphones tanto para navegação como para compras e transacções online:
- 65% dos proprietários de tablets usaram o dispositivo para navegar nos websites antes de comprar vs. 50% em smartphone.
- 62% dos proprietários de tablets usaram o dispositivo para comparar preços antes de visitar a loja vs. 49% em smartphone.
- 57% dos proprietários de tablets usaram o dispositivo para fazer a compra no website vs. 43% em smartphone.
- 51% dos proprietários de tablets usaram o dispositivo para escolher coupons e ofertas vs. 46% em smartphone.
Se está surpreendido pela influência que o marketing digital tem sobre o que o cliente faz na loja, veja mais de perto. Os clientes estão não só mais online, mas através de cada vez mais canais e equipamentos. Cabe-lhe a si garantir que o comprador é envolvido e guiado através dos vários pontos de contacto no processo de compra, de forma consistente. É SMarketing.
fonte:Baynote