Marketing de Conteúdo

5 Formas do Marketing de Conteúdo Ajudar nas Novas Vendas Relacionais

Veja como um novo método de vendas relacionais baseada em produção e distribuição de conteúdo de qualidade pode ajudar o seu negócio.


O termo "CHATOS" é um pesadelo para a indústria das vendas desde que há memória, e não é seguramente a primeira palavra pela qual quer que os seus potenciais clientes o descrevam, mas a verdade é que eles continuam a ter bons motivos para isso.

Novo método de vendas relacionais

As abordagens de vendas da velha escola, procuram os prospects com os maiores orçamentos e atira-lhes incessantemente com os produtos ou serviços para os olhos.... e ouvidos, até eles se renderem.

A técnica mais adorada, quase como que uma religião, é a do ABC (Always Be Closing). Se não houver uma necessidade, arranja maneira de criar uma. Se não houver um interesse, arranja uma forma de fazer a ligação. Se ouviu um "Não", ele só quis dizer que esticou a corda um pouco demais.

Felizmente, esses dias estão a dar as últimas, com os consumidores a assumir cada vez mais o controlo do processo de vendas. Eles não precisam - ou não querem - que alguém fale com eles para lhes vender a proposta de valor de um produto. Na verdade, actualmente os consumidores passam por 70% - a - 90% do processo de compra antes de contactarem o fornecedor.

E isto é verdade tanto para as indústrias B2B como B2C, onde o conteúdo anda de mãos dadas com todo o processo de vendas. Sim, pode vender com conteúdo e pode considerá-lo oarte de um novo método de vendas

Relaxe: Deixe o Conteúdo Construir Relacionamentos por Si

Quando os consumidores identificam uma necessidade, eles não têm de ir directamente ao vendedor para ter mais informações. Com algumas keywords e uma barra de pesquisa Google, eles podem-se tornar especialistas sobre um produto ou serviço em tempo real e sem gastar um cêntimo. O conteúdo influência os consumidores na grande maioria das questões que eles têm na fase de decisão-de-compra.

O papel das vendas já não é o de impor o seu produto; mas sim de construir com os prospects relacionamentos com sentido para que quando estes estiverem prontos a comprar, venham ate si.

Aqui estão 5 formas do marketing de conteúdo ajudar nas vendas relacionais (relationship-based sales):

1. Prepara os Consumidores para o Produto

A formação/ educação está no centro das vendas relacionais, e o mesmo acontece com o conteúdo. Começa com um relacionamento com os prospects a nível pessoal, e depois vem a educação sobre os quês, os comos e os porquês do seu produto ou serviço. Para as empresas em crescimento, o conteúdo é um veículo perfeito para alavancar os seus conhecimentos e chegar a mais prospects com menos recursos.

2. Preenche Necessidades em Vez de as Criar

A maioria dos produtos e serviços existem para satisfazer uma necessidade ou problema concreto do consumidor. O conteúdo funciona de forma semelhante, mas para cumprir as necessidades de informações adicionais. Tente dar aos seus consumidores conteúdo que responda às reais necessidades que eles tem no dia-a-dia, em vez de tentar criar essas necessidades.

3. Estabelece Confiança

Quando no conteúdo partilha ensinamentos, dicas e outros segredos do negócio, ele pode adicionar valor ao ciclo de compra. E com cada peça de conteúdo, está a posicionar-se consecutivamente como um perito mais credível aos olhos do consumidor, o que ajuda a incutir confiança - um princípio fundamental de todos os relacionamentos duradouros e com significado.

4. Humaniza o Brand

Os consumidores querem comprar a pessoas, não a empresas. O conteúdo dá um rosto à sua marca e ajuda o leitor a relacionar-se consigo como uma pessoa antes de se envolver pessoalmente numa conversa.

5. Facilita Conversações Com Significado

O conteúdo abre o diálogo com os leitores naturalmente, o que pode construir a confiança e acelerar o processo de venda. O conteúdo qualifica os potenciais clientes e prepara-os para um contacto das vendas, assim pode passar directamente para as perguntas contundentes, à medida que vão fechar a venda.

Conteúdo que estabeleça, o seu negócio e a si, como um líder de pensamento que pode facilmente guiar os leitores através do funil de vendas.O conteúdo informa-os sobre as tendências da indústria, inicia a conversa, e prepara os prospects para comprarem a partir de uma fonte fiável - você, claro.

Agora que percebeu como funcionam as novas vendas relacionais, falta-lhe desenhar um plano estratégico para vender mais com conteúdo. Para começar, tenha uma ideia de como vender mais com o CRM da HubSpot ou peça-nos um contacto para avaliar o seu negócio. 

Descarregar Guia 12 Formas de Criar Novas Ofertas de Conteudo

 

 

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.