Inbound Marketing

Glossário e Termos de Marketing Digital –Blog, Site e Conteúdo(II)

Conheça o glossário dos termos de marketing digital que explica as siglas relacionadas com blogs, sites, conteúdos e não só.


No post anterior apresentei uma breve explicação sobre as siglas das Vendas e Marketing Inbound no mundo do Marketing Digital.  Neste post complemento essa informação com o Glossário de termos de Marketing Digital sobre Blogs, Sites e Conteúdos.

Blogs_sites_e_conteudos

Blogs, sites e conteúdos

Adwords – É o serviço de publicidade do Google e a principal fonte de receitas da empresa. É pelo Adwords que os sites fazem anúncios pagos e que aparecem nas páginas de resultados Google, nas zonas superior e na lateral direita, e na rede de Display.

Alt text  Alternative text é o texto usado para descrever uma imagem na web. As ferramentas de busca lêem o Alt text da imagem, o que ajuda a entender melhor o conteúdo. Se o navegador não conseguir carregar a imagem, esse texto será exibido no lugar dela.

Anchor text – É o texto de um link para outra página. Normalmente, esse texto é de cor azul e sublinhado. O Anchor text ajuda as ferramentas de busca a entender o destino do link, por isso é bom escolher com cuidado.

API – Sigla de Application Programming Interface. API é o conjunto de padrões de programação que permite que um software interaja com outro. Um exemplo é o próprio HubSpot, que permite integrações com sites e outros softwares através da API.

Black hat – São práticas anti-éticas de SEO para posicionar bem um site nos motores de pesquisa como o Google.

Blog – O blog é uma página web actualizada frequentemente, composta por posts geralmente apresentados de forma cronológica. Seu nome veio da união das palavras inglesas “web” e “log”, numa tradução livre podemos traduzir como “diário online”. No Marketing Digital, os blogs são um espaço para as empresas produzirem e postarem conteúdo do interesse do seu público-alvo, para atrair visitantes e tornar-se referência na área.

Canonical tag – Quando duas páginas ou mais têm o mesmo conteúdo (ou muito parecido), esse conteúdo duplicado distribui a “força” dessas páginas entre elas. Com o uso da canonical tag, as ferramentas de busca transferem a autoridade de uma página para a outra.

Cookies – São arquivos simples inseridos no navegador do utilizador quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma, etc. Assim, em visitas futuras, o site pode identificar o visitante e quais as suas preferências.

CSS – Cascading Style Sheets é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.

Domínio – É o principal endereço de um site, a raiz de todas as páginas. Exemplo: nho.pt

Erro 404 – Esta página de erro aparece quando um código de resposta indica que o servidor não pôde encontrar o que foi solicitado, por exemplo, como uma página do seu site que já não existe.

Guest Post – Um post escrito num blog por um “convidado”, diferente dos autores regulares, que tenha relação com a área de actuação da empresa e possa acrescentar conhecimento aos leitores.

Google Hummingbird – Algoritmo do Google lançado em 2013. Rápido e preciso, que vai além da palavra-chave, interpretando sinónimos, contexto e outros factores como localização e buscas anteriores.

Google Panda – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos conteúdos de um site e inibir a criação de conteúdos de baixa qualidade para os utilizadores.

Google Penguin – Algoritmo criado pelo Google para analisar principalmente a qualidade dos links de um site, para inibir a troca de links de baixa qualidade.

Hard bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão permanente, como um endereço de email inexistente.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..) – São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de busca.

Hiperlink – É um conteúdo clicável numa página que leva para outra página, site ou mesmo outra parte da mesma página. Pode estar inserido num texto, botão ou imagem.

HTML – Sigla para HyperText Markup Language, HTML é uma linguagem de marcação utilizada para programação de páginas na web.

Layout – Desenho da página. O layout de uma página vai depender da criatividade e do conteúdo que ela vai conter, pensando sempre na melhor usabilidade para o utilizador.

Link Building –  É o processo de conseguir mais links externos para o seu site com o intuito de melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca. É importante que essa “construção de links” seja feita de forma natural, com outros sites relevantes e que actuem no mesmo mercado ou mercados próximos ao seu, pois o Google penaliza sites com troca de links irrelevantes para o utilizador.

Links internos – São os links dentro de um site que direccionam para outras páginas do mesmo domínio.

Links externos – São os links que direccionam para páginas fora de seu próprio domínio.

Meta data – São os dados que falam para as ferramentas de pesquisa sobre do que se trata um site ou uma página.

Meta description – É uma breve descrição de uma página, que aparece nas páginas de resultados das buscas. Apesar de não ajudar no posicionamento, a meta descrição auxilia a atrair visitantes ao site, pois resume o conteúdo da página nos resultados dos motores de pesquisa.

Mobile – Termo usado para se referir a telemóveis ou outros dispositivos móveis.

Mobile_Open_Rate

No follow – É um atributo colocado em links para que não sejam rastreados pelas ferramentas de busca, de modo a não passar autoridade para a página de destino.

Page rank – É um algoritmo criado pelo Google para avaliar os sites numa escala de 0 a 10. Ele engloba uma série de factores de avaliação, como a estrutura do site, número de page views, taxa de rejeição, relevância do conteúdo, links etc.

Page title – É o texto que aparece na parte superior do seu navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page title é um dos elementos mais importantes em SEO, então deve conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.

Off Page – Elementos exteriores à página e que influenciam em seu posicionamento nos resultados de motores de pesquisa como o Google, como os links que direccionam para ela.

On Page – Elementos que estão dentro da página e que influenciam nos resultados de motores de pesquisa como o Google, como page title, headings e atributo alt text em imagens.

Opt-in – É a escolha de optar por receber informações via email ao inscrever seu endereço de email num formulário de um site, dando assim permissão para entrarem em contacto com o utilizador.

Opt-in duplo - É a prática de enviar para ao utilizador um email de confirmação da assinatura em sua lista. Ele só receberá os emails seguintes se clicar nessa mensagem.

Organic Search – É o tráfego vindo do bom posicionamento por pesquisa orgânica, gratuita, nos motores de busca como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

Page authority  É o quanto os motores de busca valorizam uma página em relação a outras para a posicionar nos resultados da busca referente a um termo/palavra-chave específico. A quantidade e a qualidade dos links que direccionam para essa página são os principais elementos analisados para isso.

Site authority –  A autoridade do site, do domínio e da página, é o quanto os motores de busca valorizam um domínio como um todo e suas páginas para posicioná-los nos resultados de busca.

Social proof – No marketing, é o facto de se aproveitar da aprovação de outras pessoas para transmitir mais credibilidade e empatia. Se uma página é muito partilhada no Facebook, por exemplo, as pessoas tendem a julgar a empresa como relevante e confiável.

Redirect 301 – É o processo de redireccionar uma página para outro endereço. Um exemplo clássico são os sites que possuem versão .com ou sem www. Para que o site não tenha as páginas duplicadas, aplica-se o Redireccionamento 301 numa das versões. Assim, a autoridade da página direccionada será unida à da página activa. O mesmo pode ser feito noutras situações.

SERP - Search Engine Results Page, é a página de resultados da ferramenta de busca.

Sitemap – Um mapa onde estão listados os endereços para aceder às páginas de um site. Sitemaps HTML são usadas para visitantes navegarem e sitemaps XML são usados pelos motores de pesquisa.

Soft bounce – É a falha na entrega de emails por uma razão temporária, como caixa de emails cheia.

Teste A/B – Teste feito com duas versões diferentes de uma página, para avaliar qual tem o melhor desempenho na interacção do público. Um exemplo é uma página com um formulário com 4 campos e uma versão com 8 campos. A que tiver mais conversão no teste A/B prova ser a que oferece uma melhor experiência ao utilizador.

No último post desta série de três posts, vou fazer uma breve descrição de um conjunto de termos do Marketing Digital relacionados com as Buzzwords sobre Métricas do Marketing Digital.

ABC do Marketing Digital para PME

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