Estratégias de Comercialização

Porque Usar Inbound Marketing no eCommerce e Vendas Online e se Destacar na Multidão

"Entregas gratuitas" e "promoções" são o standard para os websites de compras online e já não são uma forma de diferenciar as lojas de eCommerce online. Saiba como o fazer.


CSI1Nos tempos que correm as tácticas como "entregas gratuitas", "promoções" e ultimamente "entregas e devoluções gratuitas" tem-se tornado o standard para os websites de compras online, pelo que deixaram de ser uma forma de diferenciar as lojas de eCommerce online.

A pergunta agora é, como destacar o seu website de eCommerce e construir a sua audiência leal e envolvida?

A resposta é, com Inbound Marketing.

No artigo de hoje, vamos ver como o Inbound Marketing está a ter um enorme impacto no Comércio Electrónico e como pode começar a criar esse impacto na sua loja de vendas online.

O Que é Exactamente Inbound Marketing?

Estou em crer que, apesar de muito se estar a escrever sobre o tema, continuam a existir muitos mal entendidos sobre o que é de facto o Inbound Marketing. Vejamos algumas das respostas mais comuns que tenho obtido dos vários eventos e grupos com que tenho trabalhado:

"O Que é Inbound Marketing?"

  • Inbound Marketing é basicamente Marketing de Conteúdo.
  • Inbound Marketing é focar na geração de procura.
  • Inbound Marketing é o mix de social media, blogging e SEO.
  • Inbound Marketing é marketing que não interrompe a audiência alvo.    

Bom, a verdade é todas elas estão correctas. No entanto, essas são só algumas das muitas peças do puzzle.

O Inbound Marketing é realmente compostos por três elementos principais:

  • Estratégia e integração
  • Tácticas
  • Cultura de marketing.    

1. Estratégia de Integração do Inbound Marketing no eCommerce

A um nível mais elevado, a filosofia Inbound Marketing consiste em colocar o foco na atracção de pessoas que estejam activamente à procura de informação (e excitadas por isso) sobre a sua industria. O objectivo é ajudar as pessoas a responder a dúvidas e perguntas mais frequentes, a dar pequenas soluções para essas questões que possam ter, e integrar todos os esforços de marketing para incorporar esta filosofia, de forma a ajudar essas pessoas a percorrer o seu caminho de compra.

Esta estratégia não assenta no empurrar das mensagens para o exterior e interromper as pessoas quando estas não estão interessadas em aprender. Esta abordagem é exactamente o oposto do pensamento tradicional no marketing (feiras, anúncios na televisão, rádio, jornais e revistas, emails focados na venda,..).

2. Tácticas de Inbound Marketing para Vender Online

Quando põe os pés ao caminho e começa com a implementação, as atenções vão para as tácticas doe marketing digital como SEO, social media, email, e para o marketing de conteúdos - blogs e conteúdo premium.

Tudo isto deve ser enquadrado em metodologias de Inbound Marketing genuínas, transparentes e úteis. Além disso, todas estas tácticas são interligadas e devem fluir de forma conjunta e coerente, em vez de serem fragmentadas e tratadas como actividades separadas (que é como a maioria das empresas as tratam).

3. A Cultura Inbound Marketing no Comércio Electrónico

Um último ponto a referir, é que o Inbound Marketing vai muito para além das metodologias e tácticas. Ele também entra nos terrenos da cultura organizacional. Para ter um programa de Inbound Marketing verdadeiramente bem-sucedido, ele deve ser completamente adoptado por toda a organização, o que significa ter toda a gente envolvida.

Isto é provavelmente uma tarefa mais difícil de executar nas grandes empresas que nas PME, porque elas são mais lentas a mudar e tratar cada um dos departamentos como o seu próprio silo. No entanto, se quer avançar esta é uma mudança que tem de ser adoptada.

Há tantas mais coisas sobre as quais falar quando abordamos o tema Inbound Marketing e como o aplicar ao eCommerce, que podia falar todo o dia sobre isso. Se este assunto lhe interessa para discussão futura, mantenha-se actualizado(a) por email ou promova uma workshop na sua empresa.

Como vê, se está a pensar em formas de dinamizar o seu website de eCommerce, deve pensar no Inbound Marketing como uma estratégia e acrescentar mais estas peças ao puzzle que se está a formar na sua mente.

New Call-to-action

 

Similar posts

Subscreva as notificações do blog Nível Horizontal

Receba por email de forma automática todos os artigos publicados no nosso blog, acendendo em primeira mão a conteúdos e insights sobre Marketing e Vendas Inbound.