O Que São Landing Pages ou Páginas de Aterragem?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 08-03-2012 15:44

Página_AterragemO termo Landing Page, página de aterragem ou página de destino, é o que chamamos a uma página da maior importância na execução do marketing digital.

É através desta página que o utilizador irá ter o conhecimento especifico de determinado produto ou serviço. Esta página tem um objectivo muito específico, e é o cumprimento desse objectivo que nos dá o retorno. O nosso papel é garantir que esse objectivo é cumprido, tendo em conta que um utilizador não fica (em média) mais de 30 segundos em cada página.

É para esta página que os destinatários vão ser direccionados, depois de um clique num anúncio de pay-per-click, nas redes sociais, num botão acção no website ou documento gital, num link no texto, em email marketing etc.

Normalmente as Páginas de Aterragem são muito diferentes das páginas comuns do blog ou mesmo do website. Nestas páginas deve ser colocado um maior cuidado no design para as tornar mais atractivas e muito simples.

Landing Pages, página de aterragem, página destino

Isto é um exemplo de uma LandingPage. Uma forma directa e simples, de monstrar o tipo de oferta e as mais valias da mesma.

Qual é o Objectivo da Landing Page?

Uma Landing Page ou Página de Aterragem pode ser utilizada para diversos tipos de acções.

Podem ser utilizadas para envolver o cliente, para o ir buscar mais cedo no processo de compra, fidelizar clientes, promover produtos e serviços, e tem normalmente uma forma de recolher informação ou dados através de formulários.

Deve ser definido o objectivo da sua Landing Page, e é importante fazer testes com diferentes modelos de páginas de aterragem para testar qual delas obtém a melhor taxa de conversão.

É importante que uma página de aterragem siga alguns princípios básicos:

  • Uma LandingPage é uma página que age sozinha, que deve cativar a atenção do utilizador, que o convide á “Acção”

  • É importante que consiga captar a atenção do utilizador rapidamente

  • Numa Landing-Page é importante passar uma imagem profissional e que transmita segurança para quem a lê.

Componentes de Uma Página de Aterragem

Há alguns pontos essenciais para uma página de aterragem de sucesso:

Design

O design da página de aterragem é fundamental. Além de credibilidade, faz com que capte a atenção dos utilizadores. 

Tenha sempre em atenção que o design da página se deve enquadrar com aquilo que está a tentar vender ou promover.

Testemunhos

É cada vez mais frequente ver testemunhos em páginas de conversão, porque geralmente actuam como feedbacks positivos. Se conseguir reunir alguns testemunhos de utilizadores eles fazem os novos utilizadores sentirem-se mais confiantes relativamente ao que estão a comprar.

Foco

As landing pages devem ser feita de forma a que sejam removidos os menus superiores, os laterais e de fundo. Tudo isto são factores de distração parao visitante, e podem prejudicar a conversão que é o objectivo principal da página de aterragem.

A marca da empresa em segundo plano

A marca da empresa, é secundária numa página de aterragem.
Promova apenas o produto ou serviço que pretende vender, e evite utilizar textos alusivos à sua marca.

Dar Seguimento ao Anúncio

É importante que quando o utilizador chegar à pagina, volte a ver a mesma mensagem do anúncio ou banner. Reforçar a ideia é importante para o sucesso das páginas de aterragem.

A Página de Aterragem deverá ser Mono Produto, e direccionada ao “alvo” especifico que se pretende atingir.

A personalização deverá ser efectuada através da inserção de keywords dirigidas aos alvos definidos.

A página de a terragem deve "exigir" uma acção aos seus visitantes, como por exemplo uma OFERTA GRÁTIS. 

As landing pages são muito importantes para o sucesso de uma campanha de marketing digital e por isso mesmo ganham cada vez mais destaque.

As técnicas são muitas e o poder de conversão destas páginas, quando bem elaboradas, é enorme.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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