Se tem uma ideia que quer por em prática e não sabe por onde começar, experimente simplificar e ser estratégico antes de táctico. Comece com o objectivo final - o crescimento do seu mercado!
Quer seja uma start-up, ou um negócio já existente que sente necessidade de se renovar, esta sugestão é válida para ambos os casos.
O sec.XX deixou-nos maus vícios. O Fax veio substituir o Telex. O email veio substituir o Fax. Foi tudo substituição, as pessoas faziam o mesmo que antes mas com uma ferramenta diferente. Agora tudo mudou. O paradigma agora é mesmo outro, e ou mudamos o "chip" ou estamos completamente fora, e digo completamente porque fora vai estar sempre, tem de se conformar com isso, sob o risco de dar em louco.
Para começar esqueça as ferramentas, não pense que o facebook, ou outra tecnologia qualquer, vai mudar o seu negócio. É que nem tudo o que é novo é melhor. E temos uma tendência nos dias que correm para experimentar tudo o que há de novo, tudo o que está a aparecer, à espera que isso faça o negócio explodir.
Como Fazer Crescer o Mercado
Esta costuma ser a primeira pergunta: OK, e como posso fazer isso? Pode fazer crescer o mercado atingindo os compradores mais qualificados e construindo relações que acabarão por levar à venda.
Agora está a pensar: estamos mal...mais uma teoria, e como chego lá? Pode lá chegar compreendendo quem são essas personagens do comprador, onde estão e o que os motiva, fazendo uma análise profunda da identidade e preferências do cliente.
Depois, pela elaboração de uma estratégia de conteúdo que os vai atrair e envolver em cada uma das fases do ciclo de compra.
Depois, colocando o conteúdo nos locais onde os seus compradores têm mais probabilidade de o encontrar - em blogs e social media, que aumentam as hipóteses de ser encontrado no Google ou noutros motores de pesquisa, e recolhendo as informações de contacto em formulários que dão acesso a informação mais aprofundada, com conteúdo de alto valor como ebooks e white papers.
Depois, continuando a oferecer-lhes conteúdo valioso, sem ser demasiado vendilhão, e dando-lhes formas claras de chegar até si, caso estejam prontos para a compra. Repare que até agora nem sequer mencionei inbound marketing, nem CRM nem qualquer outro palavrão digital da moda. Estamos a falar de um processo para melhorar a divulgação e vendas online, isso é tudo.
Marketing Digital Apanha Cliente Mais Cedo
Acontece que as tácticas incluem a análise da buyer persona, Inbound Marketing, marketing de conteúdo, marketing de socia media, geração de procura, criação de leads, automação de marketing, CRM e alinhamento entre vendas e marketing. Mas acredite, você só vai querer falar sobre tudo isso quando se voltar para a execução e os recursos. Para já, vai querer apanhar o cliente mais cedo no processo de compra, e fazer dele um defensor da sua marca.
Um bom ponto de partida para começar a perceber todo o envolvimento, e desenhar interna e mentalmente um cenário estratégico SMarketing, é o desenho ou redesenho do website.
Se tem dúvidas quanto ao que o SMarketing pode fazer por si, peça já uma avaliação do seu negócio.