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Marketing Digital em 2019? Precisamos de fazer diferente!

O Marketing Digital já há muito deixou de ser apenas uma experiência ou uma necessidade, para passar a ser a única alternativa válida para comunicarmos com os nossos clientes e darmos a conhecer as nossas marcas, hoje, praticamente todos as marcas e empresas assumem uma presença online como obrigatória.


Tendências do Marketing Digital para 2019

O Marketing Digital já há muito deixou de ser apenas uma experiência ou uma necessidade, para passar a ser a única alternativa válida para comunicarmos com os nossos clientes e darmos a conhecer as nossas marcas.

De acordo com o Gartner as campanhas digitais vão liderar a lista de prioridades dos CIO’s em 2019, com 33% das empresas a atingirem o estado de maturidade digital, um número que estava pouco acima dos 17% em 2018.

Refere ainda que apenas 4% das organizações não terão nenhuma iniciativa ao nível do digital durante o próximo ano, o que sinaliza a transformação do digital numa plataforma mainstream! Tal como Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, numa entrevista para o Jornal de Negócios, acaba por afirmar, que já "não há marketing a não ser digital”.

Associada a esta transformação no Marketing e a esta nova forma de comunicar, que evolui à velocidade da luz, com toda a evolução tecnológica recorrente, praticamente todos as marcas, negócios e empresas assumem uma presença online como obrigatória.

Assim como os consumidores, que também evoluíram e não apenas aceitam o online como forma de procurar respostas às suas necessidades, como já diferenciam a forma como preferem ser abordados nestas novas plataformas.

Por isso, tal como dizíamos no título deste artigo… MARKETING DIGITAL EM 2019? PRECISAMOS DE FAZER DIFERENTE!

Adotar uma Cultura Data-driven

As organizações deverão intensificar o uso de dados como parte do planeamento e estratégias de negócio nos mercados onde atuam.

Este tipo de cultura permite a monitorização em tempo real das principais fontes de informação, tanto para guiar processos-chave de transformação digital, ou por exemplo, para realizar otimizações no desempenho de campanhas de lançamento de novos produtos e serviços.

É fundamental compreender as interações com os consumidores, as empresas terão que possuir maiores competências em análise de dados. O uso do Analytics fará toda a diferença para criar novas jornadas, onde o consumidor terá as suas necessidades antecipadas e supridas de forma sem precedentes, assim como a identificação e a correção tempestiva de pontos de fricção.

Adicionalmente, as ferramentas de Marketing Automation, tal como o HubSpot, assumem um papel preponderante neste sentido, a possibilidade de integração de informação das mais variadas plataformas, configuração de dashboards e análises customizadas, permitem que perca menos tempo com estas tarefas e foque a sua disponibilidade mental no planeamento estratégico do seu negócio.

Implementar o Agile Marketing

Em 2019, as equipas de Marketing deverão pesquisar mais, estudar mais e trabalhar mais para atingirem melhores resultados, o chamado Agile Marketing, com ciclos curtos e rápidos, em que a aprendizagem é parte do processo e o otimiza, deve fomentar esta transformação digital. As marcas deverão intensificar a substituição das técnicas tradicionais, por um novo mindset, e focar as suas estratégias de marketing no estímulo à experimentação e, principalmente, na inserção do cliente no centro do negócio, entendendo não apenas o seu mix de canais, mas a sua relação com múltiplos touchpoints online e offline.

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Utilizar a Inteligência Artificial

Outra tendência que irá crescer exponencialmente será a aplicação da Inteligência Artificial (IA), especialmente em assistentes virtuais para a oferta de experiências altamente convenientes, personalizadas e omnipresentes aos consumidores. A IA vai provocar uma verdadeira revolução nos negócios peer-to-peer ou peer-to-machine, para transformá-los em machine-to-machine através da voz.

Como exemplo, poderá consultar um dos nossos artigos em que falamos de ferramentas de chat e chatbots, que já aplicam a AI de forma a responder com maior rapidez, exatidão e coerência aos utilizadores destas ferramentas nos websites dos nossos clientes.

Abrir portas à descentralização e horizontalidade

As empresas mais empreendedoras sabem que os gestores que trabalham mais próximo do cliente possuem acesso à melhor informação para tomar decisões. Observamos a quebra de estruturas departamentais, para dar lugar às equipas multidisciplinares, uma das ações-chave do processo de mudança de cultura e transformação digital.

A tendência é a formação de equipas com maior autonomia, agindo de forma colaborativa, em torno de um objetivo comum e com incentivo à experimentação e inovação, para que a empresa ganhe a velocidade que o mercado exige na tomada de decisões, que vão gerar real valor aos seus consumidores.

Lidar com o Risco

A transformação digital traz muitos desafios. De ano para ano as empresas precisarão estar cada vez mais preparadas para lidar com os riscos desta jornada, que inclui testes e experiências fundamentais para a evolução da marca no ambiente digital.

"Don’t be afraid to get creative and experiment with your marketing." Mike Volpe

As organizações vão precisar entender que a missão de resolver problemas vai para além da responsabilidade de uma área específica, para ser tratada de forma global por todos os intervenientes, inclusive o próprio cliente.

No Inbound 2018 falou-se em Flywheel, a roda que vem substituir o antigo funil de marketing e vendas. Este novo grafismo centra toda a estratégia de Marketing, Vendas e Pós-venda no Consumidor / Cliente. Tudo integrado através de uma ferramenta de Marketing Automation e o CRM da empresa.
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"Real time is a new mindset in marketing, and that’s what inbound marketing is all about." David Meerman Scott

Estas temáticas parecem-lhe ainda distantes? Novas terminologias, abordagens… É natural que assim seja, à velocidade a que surgem novos canais, novas aplicações, novas redes sociais e displays...

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