O Marketing Inbound Funciona na Indústria B2B?

Publicado por: Fernando Lopes

Data Artigo 02-05-2019 11:25

Já lá vão uns anos em que no nosso dia a dia falamos com empresas industriais dos mais variados setores que mostram interesse no marketing Inbound. Há duas "justificações" que ouvimos frequentemente, daquelas que "amarram" os empreendedores ao passado, e sobre as quais vou dedicar as próximas linhas.

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Marketing Inbound na Indústria B2B

Falar de Inbound foge invariavelmente para as táticas, e portanto a falar de conteúdo, de blogues, de vídeos, etc... aqui, é sagradinho que vem algo do género:

"O nosso setor é... muito chato para falar"

A nossa resposta: "em todos os setores há pessoas a tentar resolver os desafios e problemas do seu dia a dia de trabalho, e você pode ajudá-las."

Inbound não é um tipo de marketing exclusivo para empresas que fazem coisas "sexys e divertidas" - na prática é para qualquer empresa que queira responder aos seus prospects ( onde eles estão no funil de compra) e alimentá-los de forma adequada. Veja este exemplo de venda de software em nichos de mercado.

O segredo tem mais a ver com a criação de conteúdo útil que responda às perguntas que eles têm para resolver esses problemas e desafios, e menos com a indústria ser sexy, emocionante ou glamorosa. Na verdade, eu diria que a maioria dos nossos actuais clientes não usaria a palavra "sexy" para descrever as indústrias onde estão ou o que discutem nos seus blogs - nesse caso está em boa companhia.



"Os nossos prospects não usam o Google para encontrar o que precisam."

Bom: "Na verdade, é bem provável que o façam!"

70% dos portugueses usam a internet. Quem não usa? Idosos, iletrados ou pessoas de muito baixas posses. Os seus utilizadores, influenciadores e decisores estão nessa classe? Acrescenta-se ainda que 30% dos portugueses são utilizadores web avançados.

Agora veja: Todos os meses são feitas bem mais de 100 mil milhões de pesquisas no Google, o que dá perto de 4 mil milhões todos os dias. Há uma alta probabilidade dos seus clientes ideais estarem a usar o Google (ou Yahoo ou Bing) para encontrar uma solução para um qualquer problema que estão a tentar resolver.

Aposto que não imagina que 4.400 pessoas procuram no Google todos os meses "laser cutting machine", ou que 6.600 procuram em Portugal "código de barras". Pode parecer pouco "sexy", mas as pessoas precisam de ajuda e estão a procurar as respostas da forma que lhes é mais conveniente. E vai-me desculpar, mas se o Google não é fácil e conveniente eu gostava que me dissesse o que é.

Com este enquadramento, voltemos à indústria. Pode ter ouvido falar, mas quer saber realmente o que é marketing Inbound em linguagem acessível? Essa é uma óptima pergunta que pode ver respondida em mais profundidade no Guia de Marketing Inbound Digital para Internacionalização.

Além disso, provavelmente está-se a perguntar se é útil para a sua empresa ou o seu setor de atividade. Em poucas palavras? Sim, é! Se está a avaliar o marketing inbound na industria B2B e como vai mergulhar nessa nova cultura, há um conjunto de passos importantes que vai querer começar de imediato para desenvolver o seu plano de Inbound Marketing.

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Autor: Fernando Lopes

"Eu tenho 3 amores... que em nada são iguais": Família, Inbound e surf. Se não estiver na água e/ou com o meu filho - estou a ajudar uma empresa B2B a criar a máquina para crescer de forma rápida e sustentada com SMarketing=Sales+Marketing.

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Tópicos: Estratégias de Comercialização, Exportação e Internacionalização, Marketing de Conteúdo